Percy Jackson e os Olimpianos

domingo, 10 de janeiro de 2010



Acho que não é espanto para nenhum "viciado em livros", que alguém tenha lido três livros em uma semana. Ou que tenha lido o terceiro volume em um dia. Percy Jackson e os Olimpianos prenderam minha atenção totalmente. Li os três volumes lançados no Brasil essa semana e adorei.

A mitologia grega, que há milênios ainda cativa milhões de pessoas mundo a fora, com suas histórias bárbaras de semi-deuses conquistando cidades e sofrendo mil e uma punições, monstros terríveis a solta, deuses com poderes bárbaros e imortais, mistura tudo isso com um toque contemporâneo e com muita ação, temos uma série eletrizante, cheia de aventuras e emoção.

Rick Riordan, autor da série, conseguiu colocar tanta ação, que o livro parece mais um corrida rumo ao desafio. Somente tive essa sensação de estar correndo, rs rs, com os livros de Dan Brown, principalmente, "O código Da Vinci" e "Anjos e Demônios". Acho incrível essa habilidade que o autor tem de fazer com que o leitor embarque na aventura, fazendo-o sentir-se parte dela. Quase não há um capítulo sem uma ação ou emoção de tirar o fôlego. Logo, no início da narrativa, já tem muitas lutas e fugas.

É claro, que aqui e ali, percebemos alguns erros de continuidade, que não tira o mérito da série, mas que não passaram despercebidos. Algumas lutas são meio bobas e a facilidade para matar um monstro 'imortal' é muito grande.

Mas, enfim, só tenho elogios para a série "Percy Jackson e os Olimpianos", que chegará ao cinema, no dia 12 de fevereiro de 2010. O elenco conta com a participação de Percy (Logan Lerman), Annabeth (Alexandra Daddario), Grover Underwood (Brandon T. Jackson), Quíron (Pierce Brosnan) e Medusa (Uma Thurman). Estarei lá!!!


Segue abaixo as sinopses dos cinco livros escritos por Rick Riordan, três deles lançados no Brasil pela editora Intrínseca.


O LADRÃO DE RAIOS

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


O MAR DE MONSTROS

Em O Mar de Monstros, segundo livro da série iniciada com O ladrão de raios, reencontramos nosso herói Percy Jackson em mais uma aventura divertida e eletrizante. Agora, o que está em jogo é a existência do porto seguro dos semideuses: o Acampamento Meio-Sangue. A meta é salvá-lo, e cruzar o Mar de Monstros será o grande desafio!


A MALDIÇÃO DO TITÃ


Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, cuja ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe.
O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado - um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo - e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Ao longo dessa jornada, enfrentarão o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.


A BATALHA NO LABIRINTO (Ainda não lançado no Brasil)

Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que essa experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com cheerleaders monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior.
Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.


O ÚLTIMO OLIMPIANO (Ainda não lançado no Brasil)

Mais um emocionante livro chega às prateleiras bem cuidadas das livrarias de todo o mundo. Infelizmente, o livro chegará ao Brasil apenas no final do ano, sem data certa para o lançamento.
Dessa vez, o livro marca o final da saga Percy Jackson e os Olimpianos, e tem como título: O último Olimpiano. Nesse livro, os mestiços se preparam para a batalha contra os Titãns. O exército de Kronos está mais forte que nunca e começa a invadir Nova York, e apenas Jackson e seu exército poderá pará-lo.


Rick Riordan também é autor da saga de mistério para adultos Tres Navarre e de The Maze of Bones, parte da série 39 Clues. O primeiro volume da série 39 Clues já foi lançado no Brasil, com o título "O labirinto de ossos", que de acordo com as críticas, parece ser outro sucesso. Veja a sinopse aqui.


5 comentários:

Ser em construção disse...

"Tem problema não, você escreve os posts e nós comentamos de novo!..."
Se precisar de ajuda grita.
beijos

Daniela Tiemi disse...

Dominique, como eu já t disse estou louca para começar a ler série "Percy Jackson e os Olimpianos"! Pretendo ler os três livros antes do lançamento do filme que vou, sem dúvida, assistir! =0)

Lili disse...

Nossa quero muito ler essa série!!!! Deve ser ótima mesmo! Adorei o post ;)
Beijinhos
Lili

Célia Costa (Celly) disse...

Também estou de olho nessa série, vi o trailer do filme e achei demais !bjs

eric disse...

adorei a série acabei de ler o 4° livro hj e to assioso pro quinto

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela