Querido John

domingo, 16 de maio de 2010


John é um jovem rapaz que tem sua vida completamente modificada quando conhece a doce Savannah, uma menina com um coração puro e ideais totalmente inocentes. Ambos estão de férias, ela da faculdade, ele de licença de duas semanas concedida pelo exército. Nessas duas semanas, eles se apaixonam e prometem esperar um pelo outro até que acabe o serviço militar de John. Porém, acontecimentos externos sobrepõem o relacionamento dos dois, causando irremediáveis sofrimentos.
Querido John é um livro sobre perdão e que nunca é tarde para recuperar o tempo perdido, principalmente, quando ainda existe amor. O amor aquele liberta e que sobrepõe as barreiras da distância.


Não posso me alongar muito sobre o livro, pois ele perderia totalmente a graça. Mas posso falar sobre meus sentimentos e emoções durante a leitura.

Primeiro, fiquei totalmente imersa nas duas semanas que John e Savannah passaram juntos, onde o amor e a paixão pairam no ar. Depois que se separam, é quando realmente começa a dolorosa espera e o desafio se aquele amor sobreviveria ao tempo e a distância. A parte que mais gostei foi quando eles visitam a casa inacabada que os universitários estão construindo. Lá naquele temporal, com Savannah recostada no peito de John, eu quase perdi o fôlego de tanto romantismo e pureza diante do quadro que Nicholas Sparks esboçou.

Durante a leitura, fiquei inúmeras vezes com bronca com Savannah pois ela é a menina perfeita, aquela que nunca cometeu um único erro e que coloca os desejos dos outros em primeiro lugar. Ela é tão perfeita que chega a ser chata as vezes. John não. John é o cara que tenta se redimir dos erros passados, aquele que precisou provar do fel para dar valor a vida e as coisas boas a sua volta. Ele é aquele que sabe que errou, tem consciência dos seus defeitos, mas que tenta a todo custo modifica-los, primeiramente, por si mesmo, posteriormente, por Savannah.

Achei singular e lindo o relacionamento que John desenvolve com seu pai, após anos de incompreensão e revolta. Foi realmente uma parte que me emocionou muito.

Enfim, foi o primeiro livro que li do Nicholas Sparks. Gostei da sua narrativa ágil e fácil, ao mesmo tempo instigante, pois em nenhum momento ele dá a entender o que virá a seguir. Volto a reclamar de sua obsessão por finais melancólicos e tristes, mas acho que ele é incapaz de dar um final feliz para algum livro seu, apesar de que nesse livro, ele provou que mesmo existindo um amor de abalar alicerces, não é garantido o direito de ficarem juntos.


Spoiler! Não leia a partir daqui se não quiser saber o final.

O fim do relacionamento de John e Savannah acredito que foi por culpa dos dois, da incapacidade de fugir do destino que estava na cara iria separá-los. Primeiramente, a escolha irrevogável de John de permanecer no exército, depois o término de Savannah e seu casamento. Mesmo amando-se muito, era impossível ambos voltarem a ficar juntos em detrimento do sofrimento de Tim e seu irmão. Achei o livro muito triste e fiquei meio deprê, quase a beira de odiá-lo. Mas o final, o salvou. Aquele final salvou qualquer nota negativa que eu poderia dar. Puxa vida, nunca poderei olhar para a lua sem lembrar dos dois, e sinceramente, senti-me tão triste com eles tão perto mas ao mesmo tão longe um do outro.


 Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7 - Muito bom.

22 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Bem, eu me rendi e quero ler este livroo! rsrs. Só estou esperando ganhar um exemplar nestes montes de promoções q estou participando! rsrs. Se a sorte não sorri, eu dou um jeitinho e compro o livro! rs. Mas que eu vou ler, eu vou! Ah, e claro, assistir ao filme tb. Vc já assistiu?
Bj.

Dri disse...

To doida para ler esse livro. E ver o filme também...

Beijos!

Lariane disse...

fugindo desse livro.

Cibele disse...

Cara, agora piorou muito a minha vontade de ler. Estou participando de n promoções dele. Se não ganhar vou ser obrigada a comprar.
Culpa sua =P

Carol D. disse...

Um romance emocionante! Fiquei com vontade de ler agora, mas não gosto muito de finais tristes. O filme parece ser muito bom tb. O ator então hmm... auhsiahsaiha!
Ah, Dom, fiquei sumida pq estava que nem doida pra fazer um layout ahsaisa
Beijos!

Ana Maria disse...

Não li a parte que tem o aviso!! Estou bem curiosa.

Nanda disse...

Oi Dominique,

Estou louca para ler este livro, parece ser tãooo lindo.

Não li a parte la do spoiler rs, vou continuar curiosa até comprar o meu hehe

bjo

Larissa Araújo disse...

Este eu não gostaria de ler, com toda certeza eu ficaria depre. Beijos!

Daiane Santo disse...

Dominique, esse livro parece ser maravilhoso! Gostei muito da resenha. Embora eu não goste muito de filmes e narrativas que explanem os encontros e desncontros, esse romance parece ser menos repetitivo e leve.

Valeu pela dica!

Beijão!

Vi e Ouvi Por Ai disse...

Querida estou louca para ler esse livro, pq geralmente ver o filme estraga neh?? rsss...

Olha estamos com uma promoção de livro no nosso blog... se puder vai lá e confira!!!

Bjosss

Fernanda disse...

Hmmm, vai por mim, o Nicholas tbm sabe fazer finais felizes: leia 'O Resgate', ou 'O Guardião', rsrs...

Ahhh, eu não achei a Savannah perfeitinha demais no começo, não! Ela era legal, rsrs.. depois que ficou chata ¬¬

Bjoos!

Iris disse...

Eu também gostei mais do livro pelo final. Pq antes eu nem estava gostando muito. HUAHUAHUAHU
Adorei a resenha, Dominique. Mas eu ainda prefiro outros livros do Nicholas :}
:*
PS: levei o link do blog lá pro 365,

Luh disse...

olha eu fiz uma conta no skoob,mas esqueci minha senha,eu tenho vc.Pode me excluir : Luh

Kézia Lôbo disse...

Esse livro esta aqui me aguardando para ser lido, minha mana achou triste demais XD

VAN, PARA OS ÍNTIMOS! disse...

http://leituraspontocom.blogspot.com/2010/05/selinho-polemico.html

VAN, PARA OS ÍNTIMOS! disse...

selinho pra vc!

Bia Carvalho disse...

Olá!
Meu blog Amor, Mistério e Sangue está sorteando um exemplar de Centúrias de Bruna Longobuco.
É um livro maravilhoso sobre bruxas e magia, que eu recomendo!

http://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/05/quer-ganhar-centurias-de-bruna.html

Bjs

Isabela Souza disse...

Ouuun, deve ser lindo. Tô querendo ele muuuuito.
E o pior é que nem o filme vai vir pra minha cidade ¬¬
*chora*
rs, beijo

Malu disse...

Amei este filme e ainda não tive a oportunidade de ler o livro que dizem ser melhor ainda. Espero ainda poder lê-lo e me derramar em lágrimas como todos falam.

Anônimo disse...

lendo suas palavras, acabei me indentificando muito com você. Estou apaixonada pelo ator que interpretou John, fiz um twitter só para falar com ele.

Obrigada.
Graziela.

Marília Maciel disse...

Esse livro, na minha opinião, foi o melhor que li até hoje de Nicholas Sparks! O filme também ficou muito bem adaptado. Recomendo fortemente! É de chorar!

♪♥♪♥katinh@♥♪♥♪ * disse...

O livro eh lindo. o filme eh lindo. TU-DO lindo...rsrs... Quem jah tem o dvd e viu o final alternativo, moooooooooooooorre...rsrs... Recomendadissimo!!! bjus

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela