Blogosfera e seus tititis

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quando eu criei o blog, eu pensava em poder compartilhar minhas resenhas, ideias e minha louca obsessão pela literatura com outras pessoas, naquela época, o skoob ainda era 'restrito' perto do que chegou hoje. 

Há um mês atrás fui convidada para testar a nova versão do skoob, fiquei super contente e quase cai da cadeira quando vi as modificações. Lembro de como quase me esqueci de que estava lá para testá-lo, verificar possíveis erros e bugs. Eu estava ávida por explorá-lo a exaustão e adorei as novidades.

Enfim, na afobação criei meu primeiro grupo lá, o JANE AUSTEN. Sempre amei essa autora maravilhosa! O segundo grupo que criei foi BLOGOSFERA LITERÁRIA. Amante de livros e blogueira nas horas vagas, abracei a oportunidade com muito orgulho. O grupo seria uma extensão da blogosfera e não do meu blog, defini para mim mesma. O terceiro grupo foi o CHICK LIT. Os livros chick lits sempre fizeram parte das minhas leituras e autoras como Marian Keyes e Sophie Kinsella estão nas minhas autoras prediletas.

Hoje ocorreu uma coisa muita chata e completamente injusta no twitter. Usaram meu nome como possível plagiadora do blog "Lost In Chick Lit", onde o autor anônimo afirmou que eu estava tentando plagiar a Juliane, ao criar o grupo Chick Lit. Veja bem, eu criei um grupo para discutir livros chick lit, gênero literário público, não domínio de uma única pessoa ou grupo. Como retaliação, Juliane mandou para seus seguidores mensagens onde se referia como injustiçada, alegando ter sido plagiada etc, com certeza eu também me sentiria assim se fosse verdade, mas como não era, como explicar? 

Conversei no chat das blogueiras com a Juliane, onde ela me explicou os emails anônimos que tem recebido, inclusive, o que recebeu sobre o grupo que criei. Ficou tudo bem quando finalizamos a conversa. Na hora que aconteceu tudo, eu fiquei tão abalada com as mensagens e a confusão que não refleti sobre o assunto, mas depois que vim para a faculdade e pensei, foi quando uma onda de indignação me invadiu. 

Indignação por usarem meu nome falsamente, por não terem vindo falar comigo antes de me difamarem, por pessoas que me conheciam terem colocado fogo retwittando as mensagens e, por fim, por haverem pessoas tão insanas a ponto de arrumarem fofocas e mensagens falsas para infernizar os outros. Pior ainda por divulgarem um outro grupo semelhante ao BLOGOSFERA LITERÁRIA como o verdadeiro grupo representante dos blogs. Como assim? Quer dizer, não fui atacada somente em um grupo que criei e, sim, em dois. 

Quem é dono da blogosfera levante sua mão, porque eu não sou. Não estou aqui para ser melhor do que os outros, estou aqui para compartilhar, adicionar, divulgar boas leituras e fazer boas amizades. O que vier além disso é lucro. 

Sinceramente, me desculpem pelo desabafo. Sei que meus leitores não merecem ler isso quando se tem tantas coisas boas para ler por aí, mas preferi fazer isso para não restar quaisquer dúvidas que pesem sobre minha dignidade.

Juliane, sinto muito por você estar sendo alvo de fofocas e maledicências também. Quero esquecer tudo isso e espero que você também esqueça. Você não me conhecia até hoje... mas quem sabe podemos ser boas amigas?

Para quem enviou emails falsos para Juliane, meu querido, sinto muito, mas você está precisando urgentemente de um trabalho, de algo para fazer e, principalmente, de Jesus. Procure leituras proveitosas, vá estudar, trabalhar, que duvido que você se ocupará novamente com a vida dos outros. Isso sirva também para quem retwittou as mensagens. ;-)

Um grande abraço,
Nique.

13 comentários:

Lu disse...

é triste a situação e fiquei super triste e com raiva na hora que soube.
Gosto muito de você e espero que dê tudo certo sempre na sua vida, infelizmente sempre tem algo para tentar acabar com a paz de espírito do outro, mas você é forte. ^^
beijos

Iris disse...

Mas que chato isso, Dominique! Fala sério! Eu adoro vc e a Ju, e não é pq vc criou um grupo que discute chick-lit que significa que vc quer "plagiar" alguém. Então todo mundo na blogosfera literária se plageia, pq todo mundo fala de livros ¬¬ Ai, mas cada coisa que eu ouço, viu?
Ficar fazendo fofoca é tão chato :/ Ainda mais com blogueiras que eu acho super legais *-*
:*

Naniedias disse...

Chato mesmo essa situação... Só porque o nome da comunidade lembra o do blog (porque não é o idêntico) já veio gente falando... Essas pessoas deveriam lembrar que chick lit é uma forma de classificar uma obra...

E sobre o outro grupo - o da Blogosfera Literária eu já estou participando e adorei o grupo ^^ Aliás, foi por meio desse grupo que conheci alguns blogs dos quais eu nunca tinha ouvido falar e dos quais gostei mtu...
Ainda por cima postei algumas promoções que estão ocorrendo no blog Romances in Pink... agora estou até com medo... postei só para divulgar mesmo, mas do jeito que as pessoas falam... acho que vou deletar a minha resposta e deixar a Tonks71 postar as promoções do blog dela...

Nanda disse...

Ei Nick,

Linda quem te conhece sabe da sua idoneidade e das suas boas intenções. E independente disso você criou um grupo sobre um estilo literário e ninguem é dono do gênero.

bjooo

Mi Müller disse...

Báh que chato mesmo isso não?! E ainda por cima se criou uma situação bastante delicada, acusações infundadas e calcadas apenas em opiniões prepotentes e acima de tudo inverídicas, sempre magoam e causam revolta. E vale salientar que ninguém é dono de gênero literário.
Antes mesmo de todo este tumulto já tinha entrado nos grupos que tu criastes lá no Skoob e fico muito feliz que sejas tu a criadora deles. conte com o meu apoio.

estrelinhas coloridas...

Julianna Steffens disse...

Como espliquei lá na minha postagem sobre o assunto, espero que tenhamos resolvido essa questão horrível, triste e absurda.
Tenho pena de quem gastou o tempo fazendo essas coisas.

Bianca Briones disse...

Ai... Querida, sinto muito que tenha passado por isso.
Certamente não merece.
Na blogosfera e na net tem muito disso mesmo, um mimimi insuportável.
Pode contar comigo sempre.
Nem precisava ler essa postagem para saber da sua integridade.

Beijos.

Lia disse...

Oi, Dominique
Mas que coisa chata, né? Para ser bem clara, isso é inveja pura..gente que não tem o que fazer e fica querendo estragar o trabalho dos outros...nem deve saber que chick lit é um gênero e não o nome de um blog. Não esquenta não...a verdade sempre prevalece. Já estou fazendo parte do grupo Blogosfera Literária e estou adorando. Um grande beijo

Karina Cristina disse...

O povo é realmente sem noção. Eu fico morrendo de medo q façam o mesmo comigo. Volta e meia eu vejo assunto do tipo, denunciando algum blog. Isso é realmente uma coisa bem chata pra ambos os lados.
:s
Mas tipo, nada a ver dizerem q tu copiou o nome Chick lit pq tem vários sites com esse nome se você colocar no google.
MAS... tem sempre alguém pra querer pôr lenha na fogueira.

Coelha disse...

Que gente mais sem noção... Primeiro, o nome do grupo é Chick Lit, e não Lost In Chick Lit. Segundo, o nome do gênero chick lit não tem dono, tem? Alguém registrou? Se eu quiser fazer um blog sobre chick lit eu vou fazer, pq isso não é exclusividade de ninguém! Espero que vcs tenham se entendido e que se tornem mesmo amigas blogueiras. Essas ocisas só aparecem pra atrapalhar a vida, mas não dê atenção a elas. Bjs!

Edilza Pinheiro disse...

Dominique adoro vc de graça!Sei que vc naum se submeteria à isto.
Vcs duas foram vítimas.Mas quem saiu mais prejudicada,lógico, foi vc.
Conte comigo,Dominique.

Beijos e fique bem.

Daniela Tiemi disse...

Nossa, tem gente q não tem oq fazer... Vai ler um livro, camarada!!!! rs.
Poxa, Nique, eu não sabia disso e fiquei tb indignada qdo li este post na sexta-feira de manhã (só não deixei o recado pq tava atrasada para o trabalho!rsrs). Eu participo todos estas comunidades, as suas, as da Ju, e mais um monte...rs. Tem lugar para todo mundo. E a Nanda, está certíssima qdo disse q ngm é dono de um gênero literário, como é o caso do Chick-Lit.
Poxa, Nique, nós praticamente começamos o blog juntas e vc é a pessoa que mais me ajuda, sempre tira minhas dúvidas e me ensina a fazer alguma coisa em html, com a maior paciência do mundo! rs. Gosto sempre de passar por aqui, o conteúdo do seu blog é ótimo, e adoro suas resenhas... E por tudo isso fiquei mto triste de saber q vc foi injustiçada (pq foi uma injustiça!!!!!) e difamada.
Mas, acho que passou, não é?! Foi tudo esclarecido e resolvido, certo?! Espero q sim. E, qquer coisa, conte comigo para brigar por vc! rs.
Bjo.

Daiane Santo disse...

Dominique, que absurdo pensarem isso! Afinal, seu blog,resenhas e novidades literárias são totalmente maravilhosas é inéditas. Não ligue muito para que os outros façam e falem, pois o fato é que todos sabem que não fez isso,principalmente sua consciência. Continue com seu blog( que é ótimo) e nos informe das novidades legais que lê.

Fique com Deus!

Muita paz!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela