O Jardim Secreto

segunda-feira, 28 de junho de 2010



Um livro delicado, meigo e muito mágico. Conta a história da jovem Mary,uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais.A casa é uma mansão nas charnecas,um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Acha um velho jardim trancafiado em uma de suas explorações e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos. Mostra do começo ao fim o crescimento de Mary e de seus amigos. 

É engraçado como uma história aparentemente infantil fala tanto sobre os sentimentos e ações adultas. O Jardim Secreto é um livro para todas as idades, da autora Frances Hodgson Burnett.

No início do livro, Mary mora na Índia e é criada pelos empregados, que a temem e sentem repulsa pela menina, pois esta é mimada e petulante. Seus pais não lhe dispensam qualquer atenção e quando morrem de peste, a menina não sente nada, nem saudade, nem pena, já não tinha pais quando estes eram vivos. Daí Mary vai morar na Inglaterra, com um tio rico e viúvo, porém amargurado pela morte da esposa. Ao chegar lá, não tem amigos e para passar o tempo, ela começa a explorar a mansão. Aos poucos sob os cuidados da empregada da casa, Marta, a menina vai soltando-se, pois esta conta-lhe histórias sobre sua família numerosa, mas que apesar das adversidades é muito unida. É a partir daí que ocorre a mudança na vida da pequena Mary, pois ao ser apresentada a Dickon, irmão de Marta, a menina começa a descobrir os pequenos prazeres da infância e a deixar germinar dentro de si o amor, a bondade e a amizade.

Enfim, é maravilhoso acompanhar o desabrochar de Mary para a vida. Quando chega a mansão do tio, ela é uma menina enraivecida e mimada, mas quando entra em contato com a natureza e com pessoas que gostam dela (Marta e Dickon), ela começa a mudar. A descoberta do jardim faz com que a menina modifique-se mais ainda, que pertencia a sua tia falecida, mas que após a sua morte por representar uma lembrança dolorosa a família foi fechado, onde todas as plantas e sementes existentes lá morreram.

A parte que mais gostei foi quando Mary conhece o primo Colin, que vive recluso em um quarto pensando que vai morrer e/ou ficar corcunda. O menino dá acessos contínuos de histeria, que causam sérios danos a sua saúde. Tão mimado, exigente e mau quanto Mary era no passado, em dado momento Mary vê-se obrigada a dizer-lhe umas boas verdades e convida-o para sair do quarto claustrofóbico e ver a primavera chegar e as plantas crescerem. É o início para uma nova vida... Início para amizade nascer!

O Jardim Secreto é uma história que simboliza sobre nosso mundinho secreto onde muitas vezes nos fechamos tanto que não permitimos que ninguém se aproxime. Ahhh, o jardim é simplesmente um sonho bom demais. Sonho que pode se tornar realidade se plantarmos lindas rosas (harmonia, paz, amor, amizade, verdade, justiça...) no nosso coração e arrancarmos as ervas daninhas que teimam em crescer (orgulho, vaidade, inveja, desamor, solidão, mentira, fofoca...). 

É uma leitura que indico com certeza!!!

Acho que nem preciso mencionar que cresci assistindo a adaptação dessa obra maravilhosa. Sempre quando dava na Sessão da Tarde, eu sentava-me em frente a televisão e assistia a pequena Mary dar os primeiros passos para a vida desencadeando melhoras por onde passasse. Emocionei-me muitas vezes com ele. Outra adaptação que amo é a PRINCESINHA, obra da mesma autora, Frances Hodgson Burnett. Perdi as contas de quantas vezes eu chorei assistindo esse filme e quantas vezes desejei que a menina achasse logo seu pai para livrar-se daquela megera do orfanato. A parte que mais gosto é a que ela e sua amiguinha estão com fome e imaginam-se deletando-se com uma ceia farta e deliciosa.

Outras obras da autora:

* A PEQUENA PRINCESA
* O PEQUENO LORDE

Minha classificação para esse livro é de ♥ 6/7 - Excelente.

25 comentários:

Larissones disse...

É lindo o filme! ;D

Italo _correa disse...

Hehe antes de ler tudo eu vi a capa e depois me perguntei se num era um filme que tinha visto. Dááá,claro que era! rsrs e há muito tempo mesmo que vi esse filme,não sabia que era livro.Mas agora também fiquei com vontade de ler!
Valeu Nique pela dica.

Karlinha disse...

Nossa, eu preciso comprar esse livro sério.
Assim, como a Princesinha. Eu li a princesinha na escola e sou apaixonada. Vc sabia que tem o filme de volta ao jardim secreto?

Eu amei sua resenha, assim que dé eu compro o livro.

Lora Garcia disse...

Eu vi o filme e eu tenho o livro, mas nunca consegui lê-lo. Eu sou uma daquelas pessoas que não conseguem ler livros muito clássicos porque acaba ficando chato. Gosto de livros que vão direto ao ponto. hehehehe. Mas é uma boa história. Bjs

Bianca Briones disse...

Quando eu assisti ao filme não imaginava que tivesse livro. Adorei saber.
Deve ser lindo também.

Beijos.

Lili disse...

Adorei sua resenha! Eu sou fã do filme, vc conhece o tema musical do filme? É linda...eu toco no piano =) Se chama "Winter Light".

Quero o liiiiiiiiiiivro!!

Bjssss
Lili

La Sorcière disse...

Já vi o filme um sem-número de vezes e me encanto com as crianças correndo pelo jardim e pela beleza luxuriante do jerdim secreto! Não li o livro, mas amo o filme :)
Bj
Alê

Daniela Tiemi disse...

Queria mto ler tanta este livro qto "A princesinha". Vou fazer caça nos sebos ou bibliotecas para ver se encontro. Eu amo tb os filmes, clássicos da sessão da tarde e imperdíveis! rs.
Bjo.

Daiane Santo disse...

Eu amo O Jardim Secreto. Como você, cresci vendo ele na Sessão da Tarde e gravei, na época, no videocassete.Sendo assim, vi e revi inúmeras vezes esse clássico. Posso dizer que é o meu filme preferido da infância.


Já procurei no sebinho os livros dessa autora, mas até hoje não fui feliz em minhas buscas, mas não vejo a hora de der O Jardim Secreto, A Princesinha e O Pequeno Lord.


Ah,também adoro o filme A Princesinha.

Já viu O Jardim Secreto em desenho?É bem legal, passa direto na tv Futura.

Sua resenha ficou lindinha,lindinha !!!!

Mirelli Lohaine disse...

Esse livro deve ser muito bom!
Pois eles sempre são melhores que os filmes, e o filme já é ótimo!!!
Boa dica essa sua...
hehe

Bjão, sua resenha ficou ótima Dominique!

Mi Müller disse...

Dominique eu adoro esse livro e o filme também, são tão singelos e doces... é uma história belíssima!
Adorei o jeito como tu escrevestes sobre ela.
estrelinhas coloridas...

kynhaa disse...

Hey domi, nossa que lindo eu amo o filme! Seção da tarde rulez, mas não sabia que tinha um livro. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler agora! Vou procurar aqui.

:*

Cláudia Charão disse...

Amei a resenha, ficou tão bonita e envolvente ... deve combinar bem com o livro, assisti o filme também faz bastante tempo.

:)

Nanda disse...

Ei Dominique,

Que resenha linda, não conhecia o livro e amei a história.

Acho que também não vi o filme rsrs só pra variar :P

bjoo

Doroni Hilgenberg disse...

Gostei da resenha
Assistimos esse filme e comentamos esse filme em sala de aula ( fac. de pedagogia) e interessante notar que nosso foco de aprendizagem deteu-se na governanta que má e intransigente, não forneceu ao menino doente,( só o mantinha no quarto) condições para que ele pudesse desenvolver naturalmente o seu dom de caminhar, de viver e ser feliz. A chegada da menina na mansão foi uma benção, pois permitiu uma mudança radical em todos os sentidos, inclusive ao encontrar o jardim secreto e fazer dele um paraiso de sonhos.

bjs

Soly_kaf disse...

esse livro é emocionante. e o filme é uma coisa magica nunca vim nada igual... amei..

Ka_lovepr disse...

a mtmt tempo msm li esse livro, mais msm dpois d qase 9 anos lembro da historia cm se o livro ianda estivesse sobre as minhas maos, a mais linda historia q ja li!!!

Aewllylane disse...

amo essa historia

Jose disse...

valeu vo usar esse resumo no trabalho de portugures xd

Dominique disse...

Muito gentil de sua parte, me informar. Boa sorte no trabalho!

Luaninha24 disse...

Quero ler o livro completo na internet se eu não achar vou ter que comprar , mais eu amo esse livro já assisti o filme e eu recomendo também agora só falta ler o livro.

se vcs souberem onde posso ler o livro na net vcs me falam e deixem um comentário com o site eu agradeço a quem me informar>

Dominique disse...

Oi, querida!

O livro vende na SARAIVA.COM, segue o link:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2645446/o-jardim-secreto-col-reencontro-infantil/

Bjs!

saft disse...

esse livro foi lido pela mãe quando esta gravida de mim.

vc ta bom disse...

esse livro é legal

saft disse...

da para usar como trabalho de portugues oral!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu vou comtar para meus colegas amanhã na aula de portuguÊs

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela