Salve Vidas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Hoje meu dia foi para lá de especial. Parafraseando o slogan de campanha do hemorio, fui doar sangue, fui doar vida. Porém, para uma pessoa enrolada, atrapalhada que nem eu, tinha que alguma coisa de errado acontecer ou quase acontecer. Eu esqueci minha identidade em casa e somente com documento com foto podemos efetuar a doação. Quase fiquei paralisada de choque! Vejam bem: eu moro longe pra cacete e aproveitei o período de férias para ir doar sangue. Minha mãe me acordou 7h da manhã - nasssssssssss fériasss! - para irmos no hemorio. Ano passado quando eu fui doar sangue descobri que estava  com anemia, o que vetou qualquer possibilidade de eu ajudar alguém durante algum tempo, mas não perdi meu dia lá não, pois aproveitei o ensejo e me cadastrei para ser doadora de médula óssea. Enfim, depois de conversar com atendente hoje, descobri na minha bolsa, o crachá do meu trabalho que tem minha foto. Ebaaaa! Uhuuu! Deixaram eu usar o crachá como identicação, mas só porque eu já era doadora e tinha cadastro lá no hemorio. Uma burocracia chata, mas necessária! 

Para aproveitar o tempo que eu ficaria lá, pois o hemorio estava cheio de doadores (que bom!), levei A BATALHA DO APOCALIPSE e fiquei lá entretida acompanhando o anjo renegado em suas missão pela terra. Porém sempre que eu olhava para cima, eu via chegar mais gente com uma camisa preta e branca de um time, rsrsrs, logo pensei, ihhh, que legal, os vacaínos vieram doar sangue. Vou perguntar porque tanta gente está com a camisa do clube. Fui lá e perguntei a um rapaz, que me informou com muita educação que aquela camisa era do Botafogo e não do Vasco. Toma na lata, Dominique. Quase morri de vergonha e dei um sorriso meio sem graça, mas acho que ele não levou a mal e me apresentou a organizadora do evento. De acordo com Tatiane Biasi, eles fazem essa campanha periodicamente, convidando torcedores e jogadores a irem doar sangue. Eles não participam somente desta campanha, mas realizam outras também, como campanha para arrecadar leite, alimento, etc.

"A Campanha Estrela Solidária nasceu da união de um grupo de torcedores, através de um site de relacionamentos, para realizarem juntos uma campanha de doação de sangue. Vendo a possibilidade de aumentar o número de doadores e ajudar ainda mais pessoas, foi iniciada uma grande divulgação pela internet, ganhando um grande número de apoiadores, que aumentaram ainda mais com a divulgação em rádios e jornais." (Fonte: Site IBotafogo.com)

Uma iniciativa especial, humana! O Clube do Botafogo está simplesmente de parabéns! Atualmente, eles já estão na 4ª edição da campanha! Mas independente do time, acho que todos nós devemos vestir a camisa da solidariedade.

Depois que eu e minha mãe terminamos de doar sangue, fomos tomar um lanchinho delicioso lá.no hemorio mesmo. Hummm! Logo após, rumamos para o centro comercial próximo e fizemos a festa lá comprando os últimos itens pro meu enxoval. Heheheehe! Mais dívidas! Uhuuuu! Enfim, foi um dia positivo e cheio de coisas boas. 

E você já doou sangue esse ano? Não? Saiba como proceder:

* REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE:

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

* ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre – acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Não perca tempo! Doe sangue, doe vida! 
Milhares de pessoas poderão ser ajudadas, salvas através da sua iniciativa.

* Só para saciar a curiosidade dos possíveis curiosos: sou flameguista! =D

9 comentários:

Dani Rodrigues disse...

Oi Nique,
muito legal a sua ação solidária!
Ah, e tb sou flamenguista! rsrsrrs
Beijos!

Mirelli Lohaine disse...

Ei Dominique

Parabéns pela iniciativaaaa!
Doar sangue é vida...

Beijos

sabrina disse...

É isso aíiiiiiiiiiii, nickinhA!!
cidadania e solidariedade, usando seu blog em prol de algo maior!!
parabéns, por DOAR VIDa, amei!!!!
bjussssss

sabrina disse...

É isso aíiiiiiiiiiii, nickinhA!!
cidadania e solidariedade, usando seu blog em prol de algo maior!!
parabéns, por DOAR VIDa, amei!!!!
bjussssss

Flor de Lótus disse...

Oi,Dominique!Passnado pra conhecer seu blog.Menina como vc me sai de casa sem identidade?nunca mais faça isso,hihhi.
Pois é doar sangue é uma atitude super bacana eu já tentei doar duas vezes,mas as duas não consegui por cuas da pressão baixa,comecei a ver aquele monte de bolsa de sangue comecei a me sentir mal.
Mas vou tentar novamente.
Beijosss

Italo _correa disse...

Como é bom que vê que ainda exitem pessoas que se preocupam com os outros!! Menina Solidária!!! =D
Olha Nique acho que esse foi o seu post mais engraçado,tenho uma amiga que -pelo visto- é igual a vc,esquece tudo hishaishaishia.
Mas fazer o que "acontece nas melhores famílias" rsrsrsrsrs
Bjus até outro post.
o/

Mari (ALeitora.com.br) disse...

Que bacana a sua iniciativa e também a do Botafogo, eu acho o máximo doar sangue, tem tanta gente precisando, né? E um dia pode ser alguém da nossa família.

Daniela Tiemi disse...

Depois que eu descobri como é simples doar sangue, sempre que posso eu vou! Meu irmão tb doa sempre sangue... Qto a medula, tenho vontade, mas ainda não sei como e onde por aqui... Qdo eu descobrir não vou pensar duas vezes!
Bjo.

Fernanda disse...

Muito bom esse post! :)

Eu nunca doei sangue, o que é uam vergonha, pois lá na minha faculdade já teve duas campaanhas de doação de sg nesses 3 períodos que estudo lá. è que tenho muuuuito nervoso, fico groque só de pensar em sangue, rs... tenho 90% de certeza que eu desmaiaria doando sangue, vendo a bolsa enchendo.. uui, me dá nervosos só de escrever isso. Sou mt fresca, eu sei. Ai, Deus.

Mas, quem sabe um dia eu tome coragem.. pq aho isso uma coisa muito importante, e admiro mt quem faz.

~~~> Ah, eu ri com o negócio Vasco / Botafogo! ahusuasha... :D

Bjoos!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela