Entrevista com Ademir Pascale e Elenir Alves

sábado, 18 de setembro de 2010

Mais do que marido e mulher, Ademir e Elenir formam uma dupla dinânica e unida em prol da difusão da literatura fantástica nacional. Escritores, ambos dividem o prazer e o hobbie pela escrita. Após ler duas coletâneas de contos organizados por Ademir e ler um dos contos da talentosa Elenir, convidei esse casal excepcional para conceder uma entrevista para o blog e eles prontamente aceitaram. Imersos na literatura e influenciados por autores como Stephen King, o gênero que mais os atraí é o terror. Então, convido a você, leitor do "Livros, Filmes e Músicas" a acompanhar essa entrevista deliciosa e conhecer esse dois autores talentosíssimos. Com vocês, Ademir e Elenir.


ENTREVISTA COM ADEMIR PASCALE


1- Você é autor e organizador de vários livros de literatura fantástica. Como é para você a construção e desenvolvimentona arte de escrever um livro? Você tem algum ritual, cantinho próprio para escrever, hábito que o inspire?

Primeiramente, agradeço pela entrevista. Bom, sempre tento reservar algumas horas do dia, geralmente a noite, para este trabalho. Gosto de ler e escrever ouvindo música, a maioria clássicos do rock :)


2- Você já participou como organizador de vários livros, como 'Draculea' e 'No mundo dos cavaleiros e dragões'. Porém como foi escrever seu próprio livro 'solo'? Como nasceu o livro 'O Desejo de Lilith'?

Sempre li, desde criança, artigos religiosos. Tenho centenas de livros, filmes e revistas que abordam esses assunto. O Desejo de Lilith nasceu dessa vontade de expor parte dos meus sentimentos referente ao tema, mas de maneira fantástica. A maioria dos meus textos, sejam contos ou crônicas, abordam assuntos relacionados aos anjos caídos, demônios, Deus e Jesus Cristo.


3- Visto que o forte do seu trabalho são os contos, qual é o seu conto preferido e por quê? E autor?

Meu conto favorito, sem dúvida, é A Queda da Casa de Usher, do Edgar Allan Poe. E autor idem, adoro a obra do Poe, tanto que eu e o Maurício Montenegro organizamos a coletânea Poe 200 Anos: Contos Inspirados em Edgar Allan Poe (All Print, 2010).
 

4- A Literatura Fantástica Nacional tem ganhado cada vez mais espaço nas wishlists dos leitores. Como você se sente fazendo parte do processo? Cite um autor nacional ou um livro de literatura fantástica que você aprecie (não vale nenhum autor que tenha trabalhado com você, rsrs!).

A Literatura Nacional deu um salto tremendo e os leitores cresceram muito. Já trabalhei com a maioria dos escritores nacionais desse gênero e é praticamente impossível não citar um que eu goste que não tenha trabalhado antes, como no caso do Roberto de Sousa Causo, o autor nacional que eu mais admiro, uma pessoa honesta, dedicada e batalhadora. Adoro os livros dele e sempre torço para que ele produza cada vez mais.



ENTREVISTA COM ELENIR ALVES

5- Autora de alguns contos, nos conte como ou quê lhe inspira a escrever?

Além de ter crescido ouvindo várias histórias e lendas contadas pelo meu pai, as excelentes obras de Stephen King, o maior escritor de terror e suspense. Os contos de Ademir Pascale também, tudo isso é uma grande inspiração para minha escrita.


6- Os blogs literários atualmente auxiliam bastante na divulgação dos novos autores e lançamentos de livros. Como difusores de ideias e mensagens, eles podem auxiliar tanto positivamente quanto negativamente. Como você visualiza a participação ativa da blogosfera? Você tem receio de receber uma crítica negativa visto que um blog é um mecanismo de difusão de ideias que pode levantar ou derrubar um autor?

Quanto a isso, não tenho nenhum problema de receber críticas negativas  de blogueiros e enfim. O autor precisa estar sempre preparado para receber qualquer tipo de crítica independente dela ser construtiva ou destrutiva, pois à partir de quando decidimos nos tornar públicos devemos estar preparados.


7- Vários autores participam dos livros que você organiza, como você seleciona os contos? E os temas?

Não sou eu quem organiza e sim o Ademir, além dele organizar ele é quem seleciona todos os contos e os temas. A minha participação é na divulgação das antologias, na produção de materiais para os eventos das obras e outras organizações extras.


ENTREVISTA COM AMBOS AUTORES

8- Como leitores, quais são os seus autores e livros preferidos? Quais os inspiram e influenciam?

Elenir Alves

São muitos autores e livros, mas citarei apenas alguns que são minhas fontes de inspiração. As obras de Stephen King, Ademir Pascale, Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, os Romances de josé Saramago, os poemas de Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa.

Ademir Pascale

Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, William Faulkner, irmãs Brontë, Robert E. Howard, Umberto Eco, Stephen King e Stan Lee (Adoro Hqs). Nacional eu cito Roberto de Sousa Causo. Gosto de alguns livros, mas cito o que mais gosto dentre todos eles, que é O Nome da Rosa, de Umberto Eco. História da feiúra e História da Beleza, também são trabalhos magníficos do Umberto.


9- Quais são seus projetos futuros? Em que livros atualmente vocês estão trabalhando?

Elenir Alves

Estarei participando com um conto em Draculea II – O Retorno dos Vampiros e um conto em Sobrenatural – Contos Fantásticos.

Ademir Pascale

Estou para lançar o livro Pandora (Giz Editorial), em conjunto com mais alguns autores. Lançarei em setembro deste ano o livro Draculea 2: O Retorno dos Vampiros. Pretendo lançar ainda este ano o livro Sobrenatural: Contos Fantásticos. E trabalho no projeto de uma hq.


10- Obrigada pela entrevista, para encerrar, deixe uma mensagem para os fãs de vocês.

Elenir Alves:

A importância da leitura é essencial para quem deseja ser um escritor. Não tenha medo do que os leitores vão falar, criticar sobre o que você escreveu, é assim que tudo começa, é assim que se cresce, você só precisa estar preparado. Sempre vai haver alguém querendo destruir algo que você nem começou, o importante é saber lidar com tudo isso de cabeça erguida.  É preciso ter segurança no que se escreve, confiar e acreditar muito no seu potencial, insistir e persistir, pois só assim os seus caminhos se abrirão, revelando o seu espaço como almeja e deseja. O sucesso é uma porta aberta para todos, não é para quem quer, mais é para quem acredita que pode chegar lá. Obrigada pelo espaço concedido para mostrar um pouco sobre o nosso trabalho em poucas palavras. E quem quiser entrar em contato comigo, mande um e-mail: elenir@cranik.com ou via twitter: @eleniralves

Ademir Pascale:

Leiam bastante, tanto livros como hqs. E para quem pretende ser escritor, nunca desista, lute e sonhe diariamente que um dia alcançara o seu desejo, pois o universo irá conspirar ao seu favor. Agradeço mais uma vez pela entrevista. Aproveito e deixo aqui o meu endereço no Twitter: @ademirpascale. Um grande bj, Dominique.

 
Coletâneas organizadas pelo Ademir Pascale:

No mundo dos cavaleiros e dragões Resenhado
Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens Resenhado
Invasão
Draculea
Draculea II - O Retorno dos Vampiros
Zumbis - Quem disse que eles estão mortos?
Poe 200 anos - Contos inspirados em Edgar Allan Poe

Conheça também o livro solo de Ademir Pascale:

O Desejo de Lilith


O blog "Livros, Filmes e Músicas" convida seus leitores para juntar-se a Elenir e Ademir no lançamento da Coletânea Draculea II - O Retorno dos Vampiros. Se você é de São Paulo e cidades adjacentes não pode perder a oportunidade de conhecer essa dupla e ainda levar um exemplar autografado.



5 comentários:

Antonio Carlos disse...

Dominique,

Adorei a entrevista....

Parabéns.

Careca disse...

Ola nickinha....

Pode ter certeza que estarei lá no lançamento do "RETORNO DOS VAMPIROS" dia 16-10.

Um grande beijo....

Dominique Sampaio disse...

Antônio: Obrigada pela visita, volte mais vezes.

Careca: Nossa, que bacana. Eu queria muito ir, mas não poderei. Tenho certeza de que você irá curtir bastante.

Italo _correa disse...

Aff, eu ia morrer e não sabia que eles eram casados. rsrs
Ótima entrevista.
Quria muito que vc resenhasse Invasão aqui no blog. Gostei muito,até queria que o Ademir lançasse um segundo livro sobre a Invasão. *_*
Bjão

Nanda disse...

Ei Nique,

Ótima entrevista parabéns. Estou com o Ítalo...não tinha a menor idéia que eles eram casados rsrs

Conheço os livros pela blogosfera mais confesso que ainda não li nenhum :P

bjoo

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela