Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens

quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Lobisomens são seres da mitologia que surgem com a chegada da lua cheia. Tomados de fúria e poder, esses seres assombram as noites e destroem tudo pelo caminho. Alguns seres humanos regozijam-se por se transformarem em seres lobisomens, outros, no entanto, vivem em constante pavor  e agonia, sobresaltados com medo do que podem causar. Conheçam o livro "A Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens", organizado por Ademir Pascale, que reúne 37 autores para compor os contos exibidos nessa obra, entre eles, está sua amada Elenir Alves e seu irmão, Almir Pascale.

Todos já ouviram falar nas histórias fantásticas sobre o temível lobisomen, um ser humano, que nas noites de lua cheia, transforma-se em um terrível animal, que estraçalha e destrói tudo por onde passa. Se você leu, "Lua Nova" e achou mega cut os lobos da alcatéia de Jacob e achou que eles faziam parte da verdadeira história sobre lobisomens, saiba que você ainda não viu nada. Os verdadeiros lobisomens são ágeis, fortes, invencíveis, ferozes, destruidores. Apenas podem ser mortos pela temível bala de prata. Uma vez transformados, não reconhecem nada, nem ninguém, por isso, são seres solitários, que vivem em paralelo a sociedade.

Os contos narrados em "A Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens" reúne o que existe de melhor na literatura fantásticas sobre esses seres. Com vários tipos de histórias, alguns lobisomens são criados através de laboratórios, outros pelo contato com o outro lobisomen. Claro que como em toda obra do gênero, nem todos os contos se destacam, deixando a desejar alguns, para sobressair outros. Serão destes que falarei.

Quando você um livro com 36 contos sobre lobisomens, você deve pensar que alguns são repetitivos e iguais aos outros. Nesse livro, porém, você percebe que a maioria dos contos são bastante diferentes um do outro. Muito criativos, os autores reinventam de uma forma própria essa lendo tão antiga.

Como todos sabem, os vampiros e os lobisomens são seres inimigos desde que o mundo existe e que a mitologia os criou. Os nossos preciosos vampiros também dão o ar da graça no conto "O Vampiro e o Lobo", do autor Adriano Siqueira. Claro que em um livro de lobisomens, quem saí perdendo é o vampiro.

Enfim, lido os contos, apresentarei-lhes os meus preferidos:

* Anomalia, de Elenir Alves.  Esse conto passa uma atmosfera de medo. E o final deixa uma mensagem aterrorizante. Adorei!

* O melhor amigo, de André Bozetto Junior. Putz! É de revirar o estômago. Fiquei com os olhos arregalados de medo e horror. Credo!

* Sina, de Jocir Prandi. Acho que foi o conto mais triste que li, apesar disso, gostei.

* Lobo Homem, de Pedro Moreno. Nossa! Esse conto é sensacional. Adorei!

* O Anjo da Escuridão, de Almir Pascale. Mais um conto triste e devastador. Quando você pensa que está fazendo a coisa certa, percebe que se enganou completamente. Um dos melhores contos!

* O Último Baile - Pontos de Vista, M.D. Modesto. Na minha humilde opinião, o melhor conto.

Uma das coisas que não apreciei muito é que os melhores contos estão organizados no início do livro, sobrando um ou outro para a metade e final. Quer dizer, da metade pro final, alguns contos começam a oscilar, fazendo o leitor perceber essa modificação, entre um super conto, de um conto bonzinho. Acredito que se distribuir os contos, de forma que intercale um bom com outro fraquinho, o leitor não perceberá tanto essa diferença.

Mais uma vez eu ressalto que a literatura nacional tem me emocionado e surpreendido bastante. Mais um livro lido para reforçar o que tenho dito, nossos autores tem tanto ou mais criatividade para criar boas histórias, quanto os estrangeiros.

Se você quer conhecer um pouquinho mais sobre os lobisomens e suas odisséias, leia esse livro. Super recomendo!



Minha classificação para esse livro é de ♥ 4/7- Bom.


Ademir Pascale é autor e organizador de diversos livros de literatura fantástica, entre eles destaca-se "O desejo de Lilith", publicado pela editora Draco. Elenir é organizadora e co-autora e-zine TerrorZine, trabalha como assessora de impressa do Portal Cranik. Vale a pena conferir o trabalho deles!

* Conheça mais o trabalho da Elenir e do Ademir Pascale, acesse os blogs:



  
* Outras obras do autor resenhadas no blog:

- No mundo dos cavaleiros e dragões

7 comentários:

Italo _correa disse...

É verdade os lobos de Lua Nova são fracos mesmo,como eu digo aquilo pra mim nem é lobisomem eu chamo de lobo mesmo,lobo grande =P.
Já li um livro do Ademir,e tbm acho que já falei isso aqui,mas tudo bem. Li o livro Invasão(história de ETs *_*),achei ótimo. Realmente,pra conhecer os lobisomens de verdade esse é um dos vários livros que mostram o lobisomem #dumal .rsrsrs
Bjo

Lariane disse...

Adoro esse tipo de livro!

Dominique Sampaio disse...

Italo: Pois é, também curto bastante os livros organizados pelo Ademir. Nunca havia lido nada do tema, tirando a Saga Crepúsculo, mas adorei. Que bom que vc tb seja fã do autor.

Lari: Dá um medinhoooo alguns contos. Rsrs!!

Cacá Sampaio disse...

De todos os seres fantásticos, os lobisomens são os q menos gosto... não sei, ainda não descobri qual é o problema q tenho com eles..rss

Era Eclipse (André Siqueira) disse...

Adoro este tipo de literatura e os autores brasileiros estão conseguindo mais espaços.

Vou procurar este livro poder ler!

Quando tiver um tempo, venha conhecer um pouco do meu trabalho!

Confira duas entrevistas:
Jardim de Escuridão - Livro de Bianca Carvalho

Paramita - CD de Luiz Vicunha

BLOG // MYSPACE // TWITTER // ORKUT

article-writing-services disse...

Great information and well
written.


Even a complete newbie like me
understood it.


Keep up the good work.


very useful information. I
will look forward to find out more.


Awesome article. You have some
great insights. I love to read your blog while I’m at work to help pass time.


http://www.contentproz.net/article-writing-services/

Write My Paper disse...

It's one informative article
for the viewers and users.


Thank you, this article was
very useful and well presented.


I like your quality that you
put into your post.


Please do continue with more
like this.






http://www.writemypaperpal.com

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela