Sangue e Gelo - Robert Masello

terça-feira, 12 de outubro de 2010

 
Sangue e Gelo é um livro surpreendente e com uma narrativa deliciosa do início ao fim. Robert Maselo, autor da obra, foi muito talentoso ao abordar de forma tão dinâmica esse suspense sobrenatural. Amor, guerra, sangue. O passado e o presente convergindo de maneira irrevogável. Simplesmente um livro inesquecível!

1854. A enfermeira Eleanor Ames e o jovem tenente Sinclair se apaixonam na Inglaterra. Mesmo com a diferença financeira existente entre eles, o amor floresce em um conturbado momento da história inglesa. 
Com a Rússia atacando a Europa e conquistando cada vez mais espaço, os ingleses temem que a guerra chegue tão longe e decide levar seus soldados para a batalha para combater o tsar. Entre eles, está o Tenente Sinclair, que durante a guerra adquire uma maldição que custará muito mais que sua vida, mas sua sanidade. Enquanto isso, Eleanor Ames, discípula da Dama da Lamparina, Florence Nightingale, é convidada, assim como outras enfermeiras para contribuir com seus cuidados na guerra, ajudando os soldados feridos a se recuperarem. Eleanor ansiosa para estar junto a Sinclair aceita imediatamente a oferta, rumando para um destino cruel e amargo, que os levará a bordo de um navio, que decidirá seus destinos.

150 anos depois, dias atuais. Michael Wilde é um homem amargurado e derrubado pelas circunstâncias da vida. Após perder a namorada em um terrível acidente, que a confinou a um coma profundo, sua vida perdeu totalmente o sentido. Amigos, família e trabalho já não importam mais. Porém, quando um amigo do trabalho lhe propõe que vá cobrir uma matéria em uma estação de pesquisa na Antártica, ele aceita imediatamente o desafio, mesmo que isso signifique, ir para um lugar ermo, distante e muito perigoso. 

Ao chegar em Point Adélie, Michael logo faz amizade com o cientista Darryl e com a doutora Charlotte. Em uma das expedições de Darryl para coletar espécimes raros de peixes da Antártica, Michael o acompanha rumo ao fundo do mar. Durante o mergulho, Michael acha um baú com garrafas antigas dentro e o mais surpreendente, logo a frente, uma mulher presa em uma geleira.

Uma equipe fica responsável por retirar o bloco de gelo e consegue levá-lo a tona, surpreendendo mais ainda a todos. A linda mulher de olhos verdes presa no bloco de gelo, está unida por correntes a um homem. Temendo perder a descoberta do século, todos na estação de pesquisa decidem abafar o caso até os corpos degelarem e eles descobrirem a época dos corpos e sua origem. Porém, estranhos acontecimentos começarão a surgir, transformando a calma estação, em um pandemônio de sangue e gelo. 

~ * ~

A história se divide em dois períodos diferentes, passando-se ora no passado, ora no presente. Porém, essa interrupção, não altera em nada o fluxo da narrativa, pelo contrário, torna ainda mais interessante a história. Pois, como ela se passa em um lugar ermo com a Antártica, o leitor fica se perguntando, primeiramente, qual a ligação entre as histórias e, segundo, como aconteceria uma tragédia nesse lugar.

O mais interessante também são os comentários na contracapa, mas aconselho a não lê-los. Um deles dá uma dica do fenômeno que ocorrerá no livro, mas confesso que quando eu li, eu não havia ligado uma coisa a outra. Não quero dizer o que é para não estragar a surpresa dos próximos leitores, mas garanto, é uma história surpreendente, enigmática e gostosa de se ler. Quando cheguei a conclusão, na segunda parte da história, fiquei meio pasma, sabe? Daí fui entender o tal comentário e fiquei ainda mais motivada a descobrir como tal coisa havia ocorrido.

Assim como, a querida Hérida, do Lendo nas Entrelinhas, eu adorei a história de Eleanor Ames como discípila, de Florence Nightingale. Eu fiz enfermagem e durante o período, estudei a história da revolucionária mulher que modificou os conceitos de como tratar um doente adequadamente. Eleanor faz parte da primeira turma formada de enfermeiras do mundo e guiada por Florence, elas vão ajudar na terrível Guerra da Crimeia. 

Dá para perceber, que o autor teve todo o cuidado ao descrever esse período histórico, incluindo Eleanor e Sinclair como participantes ativos de momentos críticos da história britânica. O relacionamento de ambos e a forma como se conhecem também é muito interessante e não dá vontade de parar de ler. 

Adorei Sangue e Gelo. A forma como o autor conduziu a história, pincelando com momentos de suspense, terror e calmaria, transformou esse livro em um dos meus TOP TEN 2010. Recomendo!

Minha classificação para esse livro é de ♥ 6/7- Excelente.

~ * ~ 


 
Sangue e Gelo é um lançamento da editora Suma das Letras.

16 comentários:

Karlinha disse...

Quero muito ler esse livro.adorei o post.

Mônica de Oliveira disse...

Esse livro parece muito legal!! Adoro um suspense, e esse pelo visto é recheado!!
Beijos!!

Kézia Lôbo disse...

Varias opinioes diferentes a respeito desse livro, vou ler para saber o que q vou achar...
Sua resenha ficou otima!!!

Juh Oliveto disse...

Aiii, quero MUITO ler esse livro!
Adoro a capa e SUPER me interessei pela história.

Fiquei muito contente com seus comentários porque me animaram mais ainda a comprar *-*

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

La Sorcière disse...

Oi querida!
Não sabia que vc é enfermeira!!

Tá todo mundo curtindo esse livro de montão e eu, cara de pau, ainda não tirei da estante para ler!!
Bjks
Alê

Hérida Ruyz disse...

Oi Nique!
Que bom que vc gostou! Florence aparece pouco,mas mesmo assim dá vida à história.
Parabéns, sua resenha ficou perfeita.
Bjs

Lariane disse...

Saudade de você!

EEEE, tô mega afim do livro!

Nanda disse...

Ei Nique,

Ótima resenha, acho que só eu não gostei tanto deste livro rs. Acho que daqui a um tempo vou ler de novo para ver hehe

bjoo

Ellen Cristina disse...

Eu quero ler muito esse livro!! só tá faltando a verba pra comprar uahauahu
Adorei a resenha, só ta piorando a minha situação ficar lendo resenhas, vou falir, pq só tem livro bom!!

Batalha Literária disse...

Menina, que livro é esse que todo mundo está gostando heim!
Preciso urgentemente providencia-lo.
Todas resenhas vem com pontos positivos.
Já entrou na minha lista, otima a sua resenha.

Beijinhos

Cacá SS disse...

Primeiro, essa capa é linda!
Achei muito curioso o enredo, e sua animação com certeza nos desperta a vontade de ler tb!
Bjos

Cláudia Charão disse...

Fiquei muito curiosa com essa resenha sobre a coisas que tem que ser descobertas... muito misterioso. Estranha essa capa.

Mirelli Lima disse...

Oi Flor
Primeiro parabéns pelo novo visu, eu já tinha visto mas não comentado!
E em segundo, assim que ví o trailer eu fiquei fascinada pela história e assim que leio as resenhas sobre ele fico mais louca ainda! hehe

Beijão para ti
;)

Italo _correa disse...

Tem uma capa ótima,mas não sei se é o tipo de suspense que eu leria! =D

Obrigado pelo "Bem-vindo" lá no Viagem Literária, tbm acho vc DEZ!! E cuida do futuro leitor aí hein!! =P

Bjo

FlaviaMolina disse...

Quando vi esse livro , não dei nada por ele , não gostei do titulo, e nem da capa , mas agora lendo sua resenha , eu vou correndo ler, eu adoro um suspense , e livros que são narrados uma hora no presente, outra no passado , esse estilo me faz querer ler mais e mais e mais .

Bjinhusss e parabéns pela resenha , esta ótima !

Valquiria Grando disse...

Fantástico do início ao fim! Eu que sou rato de livraria me apaixonei pela capa de início e não me enganei. Surpreendente! Um livro que deveria virar filme.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela