Top Ten 2010 - Livros e Personagens

terça-feira, 28 de dezembro de 2010


Olá, queridos,

Todo ano eu faço um levantamento dos livros que mais gostei de ler e quais foram os personagens que mais marcaram. Em 2010, foram poucos os livros que conquistaram as cinco estrelinhas, alcançando a posição de livros "excepcionais" ou "excelentes".

Aqui no blog, eu tenho um sistema de classificação dos livros, dividido em sete etapas:

♥ 7- Obra Prima
♥ 6- Excelente
♥ 5- Muito bom
♥ 4- Bom
♥ 3- Razoável
♥ 2- Li, mas não me cativou
♥ 1- Desisti

Obs: Geralmente, os livros classificados a partir do "muito bom", recebem o selinho de "recomendado", mas não é regra isso acontecer. 
Obs. 2: Os livros são classificados por gênero. Então, se dou 5 estrelas para um romance, por exemplo, é porque estou comparando-o com outros livros do mesmo gênero.

TOP TEN 2010 - LIVROS


4° lugar - A Irmã de Ana Bolena, Phillipa Gregory
9° lugar - Kaori, Giulia Moon

TOP TEN 2010 - PERSONAGENS


1° lugar - Jamie Fraser (A Viajante do Tempo), aaahhh, o escorcês é simplesmente maravilhoso. Inteligente, corajoso e apaixonado, ele nasceu para me amar. Além desses atributos, Jamie passou por maus bocados no livro. Ele foi humilhado diante da mulher amada e de seus amigos, teve sua auto-estima arruinada por seu maior inimigo, mas mesmo assim, graças a ajuda de Claire, sua esposa, conseguiu dar a volta por cima. Haja coragem para enfrentar tudo o que ele enfrentou.

2° lugar - Jonathan Randall (Viajante do Tempo) é o pior vilão que eu já tive a oportunidade de conhecer nos livros. Vingativo, cruel, sádico, sexualmente deturpado, ele deve ser antepassado de Gretchen Lowell, nossa próxima colocada.

3° lugar - Gretchen Lowell (Coração Ferido) é naturalmente maligna, perversa e de uma beleza exuberante. Com uma inteligência única para o mal, a serial-killer ainda reúne qualidades como perspicaz e calculista. 

4° lugar - Henry Wotton (O Retrato de Dorian Gray) é inescrupuloso até o último fio de cabelo. Com ideias nada convencionais, ele desmistica o pecado para Dorian Gray e prova que para se viver a vida plenamente, tem que se ter uma coleção deles.

5° lugar - Ana Bolena (A Irmã de Ana Bolena) é simplesmente a mulher mais poderosa da história. Ela conseguiu conquistar o trono com muito suor, mas também com a força de sua sexualidade, que inescrupulosamente, ela não tinha medo de usar. Inteligente, sagaz, sedutora, invencível! Ela não era qualquer garota, era uma Bolena.

6° lugar - Elsi (Kafka e a Boneca Viajante) é fofa, inocente e ingênua, ela é um pedacinho de mim mesma na minha infância. Ao perder sua preciosa boneca, desespera-se na busca por encontrá-la. Acaba por conhecer, Kafka, o carteiro de bonecas e com ele descobre que Brígida foi aventurar-se mundo a fora.

7° lugar - Kaori (Kaori - Perfume de Vampira) é uma vampira japonesa, que viveu no período feudal e teve sua vida transformada ao conhecer a perversa Madama Missora. Passou poucas e boas, nas mãos nada gentis da Madama, sua inimiga n°1. Perdeu seus entes mais queridos, seus amigos mais fiéis, mas mesmo assim teve que atravessar os séculos com o vazio deixado por eles.

8° lugar - Pai e Filho (A estrada), provam em cada trecho do livro, que o mais importante no mundo é um estar do lado do outro, apoiando-se, mesmo nos piores momentos. Acima de tudo, provam que o mundo inteiro pode desabar sobre suas cabeças, que se eles estiverem unidos, tudo ficará bem.

9° lugar - Percy Jackson (Ladrão de Raios) é um garoto inteligente e corajoso, mas que reconhece que sem a ajuda dos amigos Annabeth e Grover, não conseguiria sobreviver nem por um segundo fora do acampamento meio-sangue.

10° lugar - Ablon, (A Batalha do Apocalipse), o nosso anjo renegado, sofreu diversas perdas durante sua existência. Foi escorraçado do plano celeste, perdeu seus companheiros renegados, teve sua melhor amiga Shamira sequestrada e ainda foi expectador das maiores catástrofes que se abateu na Terra, incluindo, o Apocalipse. 
 
O que vocês acharam do meu TOP TEN 2010? Algum livro do meu TOP TEN está na sua lista? Alguns desses personagens também mexeram com você? Quais?

13 comentários:

Dri disse...

Oi!

Da sua lista de livros, li apenas dois: Dorian Gray e Até você chegar. Gostei muito dos dois, merecem estar em um top 10 !!

Tenho muita vontade de ler Viajante do tempo. No dia em que encontrar o livro com um preço razoável, vou poder realizar meu desejo..rsrs

Super beijo e bom restinho de ano,
Dri Ornellas

http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

Carol D. disse...

Oii Domi :D
eu só li 3 livros da sua lista! O bom que agora vou ter mais livros pra adicionar na listinha de leituras haha. Eu gostei bastante de Sem Destino da Bruna Longobucco, e pra top teen, Cabeça de Vento da Meg Cabot ;D
eu também gostei muito da Kaori.
Adorei o post!

A. Déborah disse...

Acho que minha lista não ficaria muito parecida com a sua. Mas gostei bastante da sua.

La Sorcière disse...

Oi querida!
Minha lista tá um pouco mais punk que a sua! Afinal, vc tem leituras super românticas =)
Adorei a lista de personagens que mais te cativaram!
Bj

Lili disse...

Oi Dominique, adorei sua lista, super completa :)

Ah, eu amo Jamie Fraser. Mas, nesse ano nao li nada da Diana Gabaldon (na verdade estou lendo o 5 da serie, mas acabo so no ano que vem) rs

Anotei algumas sugestoes!!!

Beijos
Lili

Karine disse...

Gostei pra caramba! Vou fazer minha listinha também!

BiahB - Garota Pai D'égua disse...

O Jamie é top mesmo!! Perfeito, lindo, sensível....

Volta e meia eu pego o livro pra reler só por causa dele rsrsrs

=*

Nanda disse...

Ei Nique,

Eu ia fazer personagens tbm já estava até pronto mas o post ficou gigante e eu tirei rsrsrs

Nossa é mesmo nenhum dos nossos são iguais rs, eu gostei de As patricinhas mas não está nos chick lits favoritos, do Riordan gosto de todos mas preferi colocar o lançamento. Gone e ABDA ainda estou com remorços de não está na minha lista kkkk

bjoo

Italo _correa disse...

Puxa, ainda num li nenhum dos que vc citou.
O post ficou ótimo, conhecer as características de cada personagem =P
Bjos

janda disse...

Tive alguma expectativa de estar no seu top 10,mas sei que a concorrência foi braba. Entretanto, fico feliz de ver o mestre Wilde na sua lista e que de fato vc tenha absorvido o livro. De longe, Dorian Gray está na minha lista top 10 de vida! Fico orgulhosa de vc tê-lo lido, apesar das pressoes das parcerias. E fico feliz de vc ter lido o meu tb, que afinal, nao é flor que se cheire. :)
beijos

Anônimo disse...

Percy Jackson e os Olimpianos amo a série leia os outros também é muito viciante a série!!!!Feliz 2011 pra Dominique e Daniela

Pamela Petry disse...

Adorei a lista,
apesar de só ter lido a batalha do apocalipse.

Mas já peguei varios para minhas proximas leitruras.
Confesso que 2010 foi uma decepçao no quesito livros.
Poucos me chamaram a atençao e menos ainda me cativaram.
Espero que 2011 seja melhor :D


Parabens pelo blog.
Feliz Ano Novo

bjoO

Nana * disse...

A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo.

Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção.

FELIZ 2011!!!

Beijos :)

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela