"Como se livrar de um vampiro apaixonado" de Beth Fantaskey

domingo, 9 de janeiro de 2011


Ela não é linda, Antanasia?
Não é poderosa?
Majestosa?
Não é exatamente como VOCÊ?

"Como se livrar de um vampiro apaixonado" pode ser considerado um conto de fadas moderno, onde o príncipe vem buscar a princesa prometida e felizes para sempre, FIM! Mas criada em um país moderno como os Estados Unidos, Jessica Packwood está longe de ser a princesa dos contos de fadas e longe também de querer se tornar a esposa de um príncipe vampiro.

Jessica Packwood é uma simples garota de interior como qualquer outra. Ela sonha acordada com o vizinho sarado e popular, Jake Zinn e luta para conseguir uma bolsa para a faculdade. Nerd, seu objetivo é conquistar o primeiro lugar nas olímpiadas de matemática. Objetivos comuns a qualquer garota americana. Quando está prestes a conseguir o que deseja, ela finalmente está no último ano escolar e Jake dá todos os sinais de estar também interessado, aparece na pacata cidade, um cara esquisito desde a forma de falar até a maneira de se vestir. E o pior, o esquisitão parece estar interessado nela.

Esquisito, mas muito bonito, Lucius Vladescu é o príncipe herdeiro do clã vampírico Vladescu, uma das mais famosas e antigas famílias romênia. Para selar um acordo de paz, com o clã Dragomir, inimigo a séculos dos Vladescu, as famílias se reúnem e fazem um pacto, seus descendentes ao trono, Lucius Vladescu e Antanasia Dragomir deverão casar-se, quando a princesa completar 18 anos, unindo assim para sempre os clãs. 

Porém, Antanasia Dragomir é dada a um casal americano, a fim de protegê-la do expurgo, que culminou com as mortes de seus respectivos pais biológicos. Crescendo em um país moderno, sem a influência da realeza vampírica, Antanasia, agora chamada Jessica Packwood é uma completa garota americana no modo de agir e pensar. Para acrescentar tempero a trama, a menina cresce sem saber que é uma descendente direta dos vampiros e que um dia transformaria-se em um deles e pior ainda, que na infância foi prometida em casamento.

Disposto a atingir seu objetivo de levar Jessica para a Romênia e casar-se com ela lá, Lucius se arma de todo seu charme e tenta seduzir a moça a qualquer custo. Para isso, terá que contar-lhe a verdade sobre sua origem e sobre o pacto. 

Convidado pelos Packwood para ficar hospedado na casa da obstinada pretendente, Lucius terá todo tempo para conquistá-la ou se deixar conquistar pelo mundo de futilidades em que Jessica vive. 

Quando eu penso que não existirá mais nem uma história de vampiro para se contar, aparece uma nova para me surpreender. Beth Fantaskey bem tentou criar um enredo diferente, conseguiu até certo ponto, mas em algum momento, ela se perdeu e optou por ser bem clichê. Vampiro lindo, príncipe de um clã investe com tudo na menina americana que não quer nada com ele, quando este desiste, ela se dá conta do que perdeu e percebe que talvez seja tarde demais para reconquistá-lo. Apesar de eu ter gostado bastante da narrativa e não ter conseguido parar de ler até chegar a última página, acredito que foi nesse ponto que a autora perdeu os créditos comigo, transformando uma história que poderia ser "muito boa", em apenas "boa".

Jessica é com certeza uma autêntica adolescente, com seus medos e frustações. Seus desejos são como de toda garota de sua idade. Sua reação ao descobrir sua origem foi bem construída, pois ela demorou bastante para aceitar a condição sobrenatural, até questionando seus pais e o próprio Lucius da veracidade dos fatos. O que mais gostei nelas foram os embates travados com Lucius, que sempre tinha uma resposta sedutora para dar-lhe, o que a irritava profundamente.

Já Lucius, aaahhh, o jovem vampiro é um perfeito cavalheiro, que sabe dizer a coisa certa, na hora certa. Novamente a autora acerta na construção de mais um personagem, pois criado em um contexto diferente do americano, o vampiro estranha a nova cultura e faz cada comparação com seu modo de vida habitual, que é impossível não rir de suas observações. Aliás, as cartas endereças ao tio Vasile são extremamente engraçadas e repletas de humor. As gírias americanas aprendidas pelo jovem, quando empregadas na carta, torna tudo muito cômico, e sua intenção está clara, mostrar para o tio como sua noiva foi criada em mundo superficial. 

Volto a destacar que a autora foi muito criteriosa ao construir seus personagens, que são reais para os leitores, mas se perde naquele momento que citei acima, além de ter optado por outro clichê básico, o pior da narrativa. Quando Lucius desiste de conquistar Jessica, envolve-se com nada mais nada menos do que com a líder de torcida nojenta, loira e sarada, que passou a vida inteira implicando com sua prometida. Quer mais clichê do que isso?

Entre um clichê ou outro, "Como se livrar de um vampiro apaixonado" ficou apenas como um livro "bom", que tinha tudo, volto a dizer para ser melhor. Quem sabe melhora no segundo livro, se tiver. 


Minha classificação para esse livro é de ♥ 4/7- Bom

24 comentários:

Naniedias disse...

Eu gostei muito da resenha =) Ainda mais por ter mostrado os pontos negativos... clichês são um saco... Mas... por outro lado, esse livro parece ser tão divertido que estou morrendo de vontade de ler =)

Beijos,

Nanie
http://naniedias.blogspot.com

Lariane disse...

Eu adorei a resenha...
Li o livro e gostie muito, quem sabe, seja pq esse seja um dos primeiros vamps q li... Ou seja, não estou muito familiarizada com os clichês vampirecos...

Como anda o baby? Falta pouco, né?

Beijooooooooooooooocas

Edilza Pinheiro disse...

Eu estou doida para ler este livro. Adorei sua resenha.

Bom domingo!!!

Beijos

Layane Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Layane Almeida disse...

Adorei sua resenha, muito bom expor também os pontos negativos, estou ansiosa para ler.

http://layalmeida.blogspot.com

Bjus

Beli disse...

Eu li e adorei!

O Lucius é um fofo kkk E as cartas engraçadissimas...

Bom!

bjusss

Vívian disse...

Eu quero ler esse livro, parece ser beem divertido e uma história de vampiros um pouco diferente!
Beijos :*

Palavras Destorcidas disse...

Eu já estava doida para ler o livro antes, e agora estou ainda mais.

E os clichês às vezes podem não ser tão ruins dependendo de como são abordados... e mesmo se não forem, o bom humor do livro já o faz valer a pena.

Thais disse...

Estou mais curiosa a cada dia!
Adorei a resenha sincera...rs

@thaorteg

Daniela Tiemi disse...

Ah, eu quero ler, mas a Saraiva não entrega logo!!! rs.
Bj.

Angélica Roz disse...

Oiii! Parece ser fofo, mas acho que não vai entrar para a minha lista... Adorei saber mais sobre a obra através da sua resenha! E adorei a sua opinião sincera!! :)
Bjss, boa semana!

KaahCullen_ disse...

eu achei esse livro muito bom
poderia ser maior, mas..
o proximo connncerteza vai ser beeem melhor =D
bjokas

Lu disse...

olás, estou com o meu em casa, mas ainda não li.

Ele tem cara de que vai me agradar muito, não vejo a hora de ler.

beijos. ^^

Nanda disse...

Ei Nique,

Ah eu gostei muito, não achei cliche não, algumas coisas quando se fala em romance sobrenatural e vampiros não tem como fugir mesmo.
E o livro é muito divertido, adorei os protagonistas, morri de rir com as cartas... vc queria q ela ficasse com o catador de feno? hauhauha

bjoo

Evelyn Chen disse...

Apesar do ponto clichê negativo, ainda tenho muita vontade de ler esse livro, e acho a capa dele tão bonitinha.

Italo _correa disse...

Verdade,é cada estória sem noção de vampiro que a gente encontra e pelo que to vendo os vampiros tão deixando de ser assustadores e os livros que falam de vampiros agoram estão sendo um pouco cômicos. É cada uma hein! rs
Ótima resenha!
Bjos

Daniii disse...

Ótima resenha Dominique!!!
Eu quero muito ler este livro!
Fascinada por vampiros, me atendo a cada livros com esta temática.
Já está em minha listinha!!!

Beijos^^
Daniii
Garotas e Livros

La Sorcière disse...

Adorooooooo!
Esse livro é fofo demais, né???
Bj

Nica Morgan disse...

Ahhhh eu fiquei morrendo de vontade de ler *-* Mesmo sendo clichê e tudo mais... parece ser uma história levezinhaaa, mas gostosa...
e convenhamos né... a capa é linda!!

Anônimo disse...

eu adorei esse livro foi um dos melhores que eu ja li... é muito emocionante ficamos com vontade de ler mais e mais... a parte que eu mais gostei foi o final!!! muito lindo...
mas onde eu acho o filme?! quero muiro assisti-lo, por mais que entendi tudo do livro mais gostaria e muito de assisti-lo...

San Bis01 disse...

Este livro é realmente exitante, desejei ser a antanasia e ter o lucius para mim. A cada capítulo que eu lia meu coração pulsava de desejo.

Marina-tavares11 disse...

este e o melhor livro q eu ja li em toda a minha vida e perfeito.
ñ sabia q tinha o filme agora quero assisti-lo!!
my god do ceu!

Ana Clara disse...

Olá, eu queria saber se tem o livro em pdf, pois quero baixar para ler, se tiver me diga onde, por favor,
Bjss e abracos

Andressa-santos.. disse...

Eu amei seu livro, nunca tinha me enteressado tanto em ler um livro como li o seu.. Espero anciosamente a segunda ediçao.... bjss

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela