"Cilada" de Harlan Coben

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


O que você faria se tivesse o poder de entregar um perigoso pedófilo a justiça? Acusaria-o mesmo sem ter provas que evidenciassem a verdade ou deixaria-o livre? E se você o acusa e logo após, ele é terrivelmente assassinado, o que fazer se suas acusações sem provas tenha custado a vida de um inocente? Descubra em CILADA de Harlan Coben, que nem tudo que parece ser é real.

Dan Mercer era um assistente social comprometido com sua profissão e com a causa de crianças pobres, abandonadas a própria sorte pelas suas próprias famílias. A partir de seu trabalho, ele tenta amenizar-lhes a dor e dar-lhes uma nova perspectiva de vida através do centro comunitário que dirige. Certa noite, ele recebe um telefonema de uma de suas protegidas pedindo ajuda e vai ao seu encontro. Ao chegar no estranho endereço, ele é surpreendido por uma equipe de TV, que o acusa de pedofilia. Sem compreender o que está acontecendo, sua primeira reação é fugir. Após semanas de assédio da mídia e de terríveis perseguições de moradores locais, que acreditam estar diante de um monstro, Dan é inocentado pela justiça e em seguida, assassinado.

Haley McWaid é uma adolescente exemplar, com seus 17 anos, destaca-se sempre em tudo o que se compromete a fazer. Extremamente competitiva, ela é muito bem-sucedida na escola, sempre com notas altíssimas e no esporte. Organizada, calma e amiga, ela é modelo de filha que todos os pais gostariam de ter. Um estranho acontecimento abala as estruturas da perfeita família McWaid... Haley some, de repente, sem deixar rastros. O que teria acontecido, afinal, com ela?

O que essas duas vidas estraçalhadas pelas circunstâncias tem em comum? A repórter Wendy Tynes quer descobrir exatamente isso. Responsável por ter acusado Dan Mercer de pedofilia, após detonar com a vida dele e de presenciar seu assassinato, Wendy não tem mais tanta certeza se realmente ele era culpado ou não. Atrás de respostas que busquem solucionar o caso, ela esbarra com o drama da família McWaid, que estranhamente está interligado com o caso de Mercer. A corrida pela verdade começa e nesse perigoso caminho que Wendy percorrerá, ela descobrirá que toda ação tem uma reação e que tudo tem um preço. 

~ ~ ♥ ~ ~

Sempre ouvi nos grupos literários do qual participo, fortes elogios ao autor Harlan Coben. Ao longo dos encontros, a vontade de lê-lo somente aumentava, mas nunca encontrava tempo, apesar de ter dois exemplares dele na estante. Qual não foi minha surpresa ao receber da editora Sextante, o mais novo livro de Harlan Coben no Brasil, "Cilada". Primeiramente, devo dizer que amei a capa, que é primorosa e  ressalta um aspecto de inocência e delicadeza, que falta no livro, apesar do tema ser bastante delicado.

A trama em si já é bastante delicada e difícil de ser discutida, que é a pedofilia. Os pedófilos em geral são seres grotescos, repudiados e menosprezados pela sociedade como um todo. Não há uma família sequer, que não deseje vê-lo, no mínimo, atrás das grades. É a partir da compreensão da natureza humana, que o leitor pode colocar-se no lugar e entender as razões que levaram a repórter Wendy Tynes, a tramar uma cilada para denunciar em seu programa de tevê, um perigoso aliciador de menores.

Os personagens e seus dramas pessoais são muitos bem construídos, tornando tudo e todos, ao mesmo tempo, santos e demônios, porém, não impassíveis de serem julgados por seus pecados. Sendo Wendy Tynes, a personagem central, estando presente em diversos capítulos com sua busca desenfreada pela verdade, temos também em outros momentos, uma visão do que se passa, por exemplo, com a família McWaid e com outros personagens não menos importantes.

A questão do perdoar o próximo é muito bem abordado em dois momentos cruciais para a história e mais uma vez, o leitor é obrigado a colocar-se no lugar do personagem e refletir: e se fosse comigo, eu perdoaria?
Um dos momentos mais tensos da história é o confronto de Wendy com a mulher que atropelou seu marido, levando-o a morte. Após perdir o perdão de Wendy e de sua família diversas vezes, Ariana Nasbro tenta mais uma vez através de uma carta, que é respondida pessoalmente pela enfurecida viúva. Vejam o seguinte trecho:

- Por acaso você está curada? Totalmente, 100% curada? Tem certeza absoluta de que nunca mais vai beber?
- Não há cura para o alcoolismo - disse Ariana.
- Ah, claro, mais uma pérola da cartilha do AA. Um dia de cada vez, não é isso? Pois bem, se quer se redimir, pare de mandar cartas, pare de ficar falando de si mesma numa rodinha de estranhos, pare de ignorar o futuro. E se não quer correr o risco de matar o pai de outra criança, se jogue na frente de um ônibus e pronto. Fora isso, a única coisa que você pode fazer é deixar a mim e ao meu filho em paz. Nunca vamos perdoar você. Nunca. Quanta pretensão da sua parte, quanto egoísmo, achar que faríamos isso só para que você, logo quem, se sentisse curada!
(Cilada, Harlan Coben, p. 52)

Cilada é com certeza, é um dos livros mais imprevisíveis que eu já li, com um final arrebatador e intenso. Tenho certeza de que se você aprecia o gênero policial/suspense, irá se deliciar com essa história. Recomendo!


Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito Bom".

15 comentários:

Adriana T disse...

Ótima resenha, esse vai pra minha lista com certeza. Só li um livro dele ainda, foi "Confie em Mim", muito bom, ele aborda temas bem fortes nos livros dele.

Gi disse...

Otima resenha!! Adoro suas dicas e ja adquiri "Cilada", estou aguardando chegar.
Bjs

Hérida Ruyz disse...

Oi Nick!
Adoro Harlan Coben, e Cila é imperdivel.
Ótima resenha
Bjs

Fernanda disse...

Deve ser ótimo, mesmo. Eu bem quero ler! ;)

Marcélia Macidália disse...

Nossa! Parece bem instigante. Já quero ler. Amei este espaço...De muito bom gosto! Voltarei mais vezes.
Aproveito a ocasião para saber se o "Livros, Filme e Músicas" faz algum tipo de parceria com blogs, caso postivo, gostaria de saber sobre os procedimentos para tal.

Um super beijo e bom fim de semana!

Patricia Butzke disse...

Eu já li Não Conte a Ninguém do Harlan, e gostei muito! Também tenho na minha estante Desaparecido Para Sempre, que está na fila de leitura. Coben realmente escreve MUITO e Cilada já está na minha lista de desejados =D

Greiciely disse...

Desde que li O pacto me interessei bastante por esse tipo de leitura, é mais séria e nos faz refletir sobre a verdadeira natureza humana. Muito bom, quero muito ler!

Anônimo disse...

Gente...O Harlan é sem dúvida o MELHOR autor da atualidade!Amo(sem exageros)os livros dele e quase tive um "treco" quando vi na prateleira Cilada...
Seus livros fazem você entrar na história e ser o observador dos fatos(é assim que me sinto...Vibro e me entristeço com os protagonistas...Você se sente assistindo um filme...
Se ainda não leram seus outros títulos, o façam....O Cara é o Cara...
Carla Modesto

Narinha Kizy disse...

Muito interessante, cada pagina um mistério... Estou amando e louca pra devorar inteirinho esse grande livre.

Anônimo disse...

Muito Bom

Anônimo disse...

já esse livro , é e muito bom ! recomendo (:

Anônimo disse...

Em CILADA, Harlan Coben se supera. Literalmnte, tem surpresa na última linha do livro, além da conhecida capacidade de "prender" a atenção do leitor do início ao fim do livro.

Fátima Menezes disse...

Nossa, que enredo interessante. Diferente de tudo que ando lendo, com certeza. Cilada já está no meu "Vou ler" do Skoob, salve engano. Gostei da capa, amei a história.

Um tema muito importante e que nunca será suficientemente debatido. Na verdade, parece que o livro aborda vários temas bacanas. Quero muito lê-lo!

Fátima Menezes - @fatimamd http://recantodecaliope.blogspot.com

Marília Maciel disse...

Adoro os livros de Harlan Coben! Sempre cheios de reviravoltas e com um final imprevisível. Ainda não li Cilada, mas pretendo ler em breve. Parece ser muito bom mesmo!!!

Lisandra Sandini Beutler disse...

Amo Harlan Coben e amei este livro. Confesso que o final me deixou um pouco "mexida", pois não havia imaginado essa possibilidade. Tenho outros livros do autor e todos me fizeram querer ler do início ao fim, sem paradas. E fico esperando para comprar cada novo lançamento...
Super recomendo!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela