"Destino" de Ally Condie

sexta-feira, 29 de abril de 2011


Sinopse oficial:

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
 
~ ~ ♥ ~ ~

Antes de fazer a resenha do livro Destino, de Ally Condie, me dispus a conversar com uma pessoa que não havia gostado do livro, para entender suas razões. Ouvi-as todas, terminei minha leitura, mas não concordo com a pessoa.

O livro é bom. É mesmo.

Não posso ser ingênua e dizer que é uma história completamente nova porque não é – não há mais como se fazer isso na literatura, nas artes em geral. A autora pegou o tema central de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, e o desmembrou para a garotada. E é justamente isso que me fez gostar do livro. E talvez também por isso, muitas pessoas torçam seus narizes.

A história é uma mistura de ficção científica, romance e até mesmo um pouco de thriller. Tal como em Admirável..., aqui temos uma personagem (Cassia) que vive numa Sociedade na qual tudo, exatamente tudo que acontece é predestinado (olha aí o nome do livro!), planejado, catalogado, classificado. Um mundo totalmente controlado por um Governo, que diz como e onde fazer as coisas; que decide o quanto, o quê e a que horas você deve se alimentar; decide, inclusive, com quem você deve se casar e o quanto irá procriar sua espécie.

O bacana aqui é que, como disse, a autora pegou esse princípio da sociedade vigiada e o escreveu de uma maneira acessível ao grande público, levando a possibilidade do questionamento às pessoas que geralmente não questionam. E também há a fórmula do triângulo amoroso, formado por Cassia, Xander (seu melhor amigo por toda uma vida e seu Par destinado para todo o resto de sua vida) e Ky, o amigo tímido e sinistro, com passado obscuro. Ao contrário de todos os outros livros com essa mesma fórmula, aqui é impossível fazer uma torcida por um dos rapazes, pois ambos são gentis, leais, amigos e bons ao seu modo. Como Cassia, o leitor também não consegue decidir.

Ally Condie aproveita e insere em seu curto livro (hey, apenas 238 pgs!) vários elementos recorrentes à paranoia social, muito abordada em filmes e até mesmo em reality shows, tais como a exclusão de pessoas diferentes, a construção de uma sociedade inclusive esteticamente perfeita (não foi por esse conceito que o mundo entrou em guerra duas vezes no século passado?), as artes, em especial a poesia e a escrita, como algo transgressor, rebelde, ousado.

É por tudo isso e muito mais - porque não vou dar spoiler – que eu gostei do livro. Se fizer você, leitor comum, ter esses mesmos questionamentos, então eu tenho certeza de que a autora se sentirá muito feliz.

Só um aviso: é uma trilogia.

Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito Bom".

Por Janda Montenegro.

8 comentários:

Bruno M disse...

Comprei destino pela saraiva, mas irá demorar para chegar já que comprei beastly junto D:, tô tão ansioso para ler.. Eu acho muito interessante escrever sobre a sociedade, regras, é algo diferente e inovador. E eu vejo várias resenhas positivas :D

Bruno Medeiros,
Garoto dos Livros

Fernanda disse...

A premissa desse livro é muito boa... dever ser uma leitura interessante! ^^

Bjs

Adriana disse...

Esse livro é um dos meus desejados, também , depois de tantas críticas positivas, eu não posso deixar passar né, aliás, a resenha tá muito boa! Bjo!

*anaa* disse...

Parece um livro bastante interessante, com uma temática diferente! Deve valer a pena.
Bjo

Nica Morgan disse...

Nique você já leu a série "Feios"? Os livros que sairam é claro.
Ouvi falar que a história é bem semelhante... gosstaria de saber sua opinião!
Vou ler o livro sim :) Assim que os ter nas mãos hehuehuehue só não sei quando!

beijos beijos :****

Anônimo disse...

Adorei o livro e a capa, perfeitos! Muito me agradou a abordagem da autora... Me pego pensando: já não fazemos parte de “Destino”? Li e analisei, e digo: certeza!
A busca de Cássia por opções e escolhas, tolhidas e impostas por um governo controlador vai nos tirando o fôlego a medida que aprofundamos na leitura... Agora, entre Xander e Ky também não sei por qual decidir, isso vale para bons triângulos amorosos!
Bjos, Irení

Bruna Andrade disse...

Exatamente. Acho que por isso eu torço o nariz, mesmo gostando do livro. Tou no começo ainda e as "semelhanças" não param de saltar da narrativa.

Beijos!
Bruna Andrade
allstarejeans.blogspot.com

NETO SOUSA disse...

A história ocorrida em DESTINO está mais perto de acontecer do que pensamos. Médicos a toda hora descobrem curas milogrosas para doenças impossíveis. O governo pode implantar um toque de recolher a qualquer momento. No livro é dito que teremos de nos contentar com apenas Cem Poemas, Cem Músicas e será a fórmula perfeita para não ficarmos tão informados.
Ally Condie escreve um universo que é possível de imaginar porque ela conta ao longo de toda a história os detalhes de um mundo escolhido pela a Sociedade.
Vale a pena ler, reler e refletir o qunto quiser na história futurista.
Se a Sociedade nos controlar, nós não poderemos escolher nem mesmo com quem se casar.
DESTINO é um livro maravilhoso que o devorei na ânsia de saber o seu desfecho, mas é uma trilogia.
Não posso esperar para ler a continuação

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela