"Água para elefantes" de Sara Gruen

domingo, 1 de maio de 2011




Água para elefantes é um romance bastante envolvente, que prende o leitor já em sua primeira página, ao narrar um acidente no circo. Curioso, para descobrir como aconteceu tamanha confusão, o leitor terá que se jogar de corpo e alma na história do senhor Jacob Jankowski. 
Jacob Jankowski é somente mais um idoso, que depois de anos de trabalho e dedicação a família, é internado após a morte da esposa, em uma casa de repouso. Cercado por dedicadas enfermeiras e senhoras risonhas, Jacob Jankowski relembra seu passado, após a chegada de um circo, que instala-se em frente a clínica. Muito animados, todos os residentes fazem planos e conversam sobre a grande novidade: no domingo, acompanhados de seus familiares, eles poderão ver as apresentações do circo.  
Porém para Jacob Jankowski, a chegada do circo não apenas o leva de volta ao passado, como o faz reviver os melhores e mais importantes momentos de sua vida: os anos em que ele trabalhou no circo como veterinário e onde conheceu as duas maiores paixões de sua vida, Rosie uma elefanta idosa e Marlena, a estrela do número de cavalos. 
Jacob Jankowski descobrirá que por trás do slogan "O Maior Espetáculo da Terra" do circo Irmãos Benzini, seus administradores escondem muitas sujeiras, traições e assassinatos. Para sobreviver, ele terá que aprender a lidar com Tio Al, o dono do circo, um tirano ganancioso, e com Augusto,  o tratador dos cavalos, marido ciumento de Marlena, que possui um humor instável, ora o mais solícitos dos amigos, ora um ser humano intragável.
Despido de qualquer pudor quanto a idade avançada, em suas reminiscências e atuais lembranças, Jacob nos deslumbrará com suas ideias e preconceitos quanto a idade avançada. Para ele, nada mais difícil do que saber que um dia foi ágil e forte, e, atualmente, estar preso em um corpo decrépido e doente. Pior ainda é ter que se submeter as vontades de uma equipe de médicos e jovens enfermeiras, que querem ditar o que ele deseja comer ou fazer. Uma total anulação de seu livre-arbítrio.
Revivendo o passado em suas lembranças com a chegada do circo e refletindo sobre as suas atuais circunstâncias, o leitor compreenderá através dos flashbacks como foi a vida daquele senhor em sua juventude, cheia de cor, vida, aventuras, desastres e perigos. E com certeza se surpreenderá com o final.  
 ~ ~ ♥ ~ ~
Com um romance arrebatador, passado em um dos cenários mais exóticos que é um circo, "Água para elefantes", surpreende o leitor com uma história cheia de reviravoltas e fortes emoções. Seus personagens são cativantes e singulares, construídos sob o prisma dos holofotes do circo, quando finalmente cai o pano e termina o espetáculo é que conheceremos as tramas que regem suas vidas. 

Narrado entre o passado e o presente, seus flashbacks são enriquecidos pelas memórias de Jacob, o protagonista do romance. O crescimento do personagem é nítido durante a narrativa. Percebemos que ao chegar ao circo, ele ainda é um menino imaturo, que apenas começou a levar os primeiros golpes da vida, mas ao final, também acompanhamos a transformação dele em um homem forte e determinado. 
Sara Gruen ao trabalhar o transtorno bipolar em sua história, construiu um dos personagens mais contraditórios que já li. Entre uma mudança de humor e outra, o leitor não sabe se ama ou se odeia o personagem Augusto, embora compreenda que ele tem uma doença, é quase impossível não desejar um final triste para ele.
Porém, a verdadeira estrela mesmo do livro é a elefanta Rose, que com seu charme conquista todos ao seu redor. Vê-la ser maltratada e humilhada é um dos grandes martírios do leitor, que em nada pode fazer para alterar seu sofrimento. Considerada burra por seus antigos tratadores, ela também é um dos personagens que surpreenderá o leitor no final por sua inteligência e coragem.
Enfim, "Agua para elefantes" é livro que eu recomendo para você, caro leitor. Prepare-se para viver fortes emoções, quando o pano do espetáculo fechar, é que começará o verdadeiro show. 
Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito Bom".

6 comentários:

Suzi disse...

Quero muito ler!

Beijo.

Adriana disse...

Esse livro, por todas as resenhas que li dele, é maravilhoso, emocionante e tocante! To com ele aqui, acho que essa semana já começo a ler, não ta dando pra esperar não, vou passá-lo na frente! Otima resenha! Bjo!

Iris disse...

Até agora, só ouvi elogios a respeito desse livro. Morro de vontade de lê-lo, parece ser muito muito bom! E tanto a capa do filme quanto a capa antiga são lindas! Deixa o livro mais "fofo" ainda *-*

Daniela Tiemi disse...

Acho q vou amanhã ao cinema assistir ao filme, mas com certeza, não vou deixar de ler o livro tb! Adorei a resenha! Bjo.

MoniqueMar disse...

Adorei a resenha, parabéns.
Já comprei o livro mas não sei quando poderei ler. Gostei muito da capa, espero gostar do livro também.
Bjkas!!

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Nica Morgan disse...

Li muitas resenhas, comentários no twitter sobre esse livro e todos falando bem. Adorei a sua resenha me fez um pouco mais a fundo do porque ele é um livro tão almejado!
Fortes emoções vão rolar quando eu ter a oportunidade de ler o livro! :)

Beijos beijos Nique :***

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela