"Coisas do Destino & outras histórias" de Maria Helena Whately

quarta-feira, 4 de maio de 2011


Mimi era cheirosa, viçosa, bonita, dentes muito alvos, peitos redondos e cheios sempre borrifados com perfume francês, quase pulando do decote exagerado. Juvêncio a conhecera em um puteiro de classe na capital do estado, tão diferente daqueles baratos de sua cidade. (Do conto 'Amor de coronéis')  

Pegar um livro de Maria Helena Whately para ler é ter a certeza de uma boa leitura.

Fugindo de todo esse mesmismo que as prateleiras das livrarias tem oferecido, a autora aborda a alma da mulher como poucos autores consegue atingir. Não sei qual é o encanto que Maria Helena tem, mas ela simplesmente consegue entender todas as nuances que as muitas personalidades de uma mesma mulher consegue ter.

O livro é um apanhado de contos nos quais a mulher ou é a personagem principal ou é peça fundamental na estória. Todos os contos são independentes entre si, mas para mim havia uma tênue linha que os entrelaçava intimamente. Às vezes, podia ser um detalhe - de repente o fato de em um conto a personagem ter olhos negros, cabelos negros sempre trançados e no conto seguinte a outra personagem ter as mesmas características, por mais que o enredo fosse completamente diferente). Talvez isso fosse intencional, talvez isso fosse meu subconsciente interagindo com a obra e entrelaçando as estórias num abraço.

É o tipo de livro que você pode ler tanto de uma vez só, caindo de cabeça nas vidas conflituosas e amorosas dessas mulheres, quanto pode ir aos poucos, lendo um conto por dia, um conto por semana, como se fosse um seriado que você curte acompanhar - com a diferença de, ao contrário dos seriados televisivos, estas mulheres aqui têm personalidade, são próximas à realidade, são pessoas como eu e você, com dramas, medos, sonhos, desejos.

Conhecendo Maria Helena Whately, tenho certeza de que ela ainda vai nos presentear com muito bons livros pelos próximos anos. E resumindo esta leitura: dá um orgulho ser mulher...!

Minha classificação para esse livro é de ♥ 4/7- "Muito Bom".

Por Janda Montenegro.

5 comentários:

Suzi disse...

Curti a resenha.

Quero ler assim que tiver um tempo.

Beijo

Nica Morgan disse...

Os contos devem ser maravilhosos. Nunca li nada da Maria Helena Wahtely, vou procurar saber mais!
Adorei a resenha! Profunda.. :)

beijos beijos

Leituras e Fofuras disse...

Parece interessante pela sua resenha! Ainda não conhecia a obra e não li nada da autora. Vou pesquisar seus livros.

Bjs.
The Lost Girl
Leituras&Fofuras

Adriana disse...

não conhecia esse livro, mas gostei da resenha, muito bom ler livros que enaltecem a mulher! Bjo!

Anônimo disse...

eu ja li é super bacana, recomendo.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela