[Maio] Nós, autores: Leandro Schulai

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Na última sexta-feira tivemos mais uma edição do projeto Nós, Autores, um espaço mensal mediado por mim, Janda Montenegro, em parceria com a Saraiva RJ. Este mês tivemos a presença do jovem autor Leandro Schulai, do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da ed. Novo Século, apresentando seu primeiro livro “O Vale dos Anjos”.

Leandro é um jovem autor de São Paulo, mas é um daqueles que corre atrás de todas as oportunidades para divulgar seu livro, sem nem pensar duas vezes. É uma figurinha fácil em quase todos os eventos literários do país e é um sujeito muito querido pela blogosfera. Somando tudo isso, estranhei que no início do bate papo houvesse tão poucas pessoas. Em tempo: havia dois outros eventos ocorrendo no mesmo dia e horário em outras Saraivas do Rio, além da chuva e de uma passeata no Aterro, que transformou o trânsito da cidade num caos. Apesar do atraso, o público chegou e encorpou o evento de maneira bastante significativa.

O Vale dos Anjos é o primeiro volume de uma série de seis.

Ok, preciso repetir: serão seeeeeeeis livros.

Claro que eu fiquei chocada quando ele me falou isso e sequer conseguir disfarçar. Não porque duvide da competência dele nem nada, pelo contrário, acho tão extraordinário que alguém se proponha a seguir uma mesma história por tanto tempo, que me faltam palavras para expressar meu assombro. Tiro meu chapéu pra ele.

Durante o bate-papo, Leandro se mostrou extremamente maduro para sua idade e para sua pouca experiência (na prática) de mercado editorial – afinal, tem pouco tempo de estrada. Ele dividiu conosco as felicidades e os percalços que enfrentou para fazer seu livro aparecer para o leitor ao longo desse ano, e apontou o quanto a parceria e o apoio dos blogs e dos eventos criados por fãs têm ajudado na divulgação dos novos autores nacionais, ressaltando a importância que deve ser dada a esse espaço de divulgação na mídia – em sua opinião, é aquela que melhor funciona.

Ao final, o autor autografou todos os livros e simplesmente esgotou seus exemplares na Saraiva, um fato inédito em toda a trajetória do projeto Nós, Autores. Isso só comprova o quanto o leitor está interessado em descobrir os novos talentos nacionais, e que só precisa desse contato direto com o autor para se sentir confiante em se abrir para um novo mundo de leitura.

Galeria

Schulai fala sobre seu primeiro livro, "O Vale dos Anjos".

Fãs aproveitam para tirar uma fotografia com o autor.

Andynha (Mon Petit Poison) exibe desenho de Dimitris, personagem principal de "O Vale dos Anjos".

 Por Janda Montenegro.

5 comentários:

Patoka disse...

Fui rebaixada pra fã. =P

ALINE disse...

Adorei o post! Acho muito legal ver jovens que se interessam e de fato contribuem para que a literatura nacional cresça ainda mais.

Fernanda França disse...

Schulai, parabéns! Você merece!!! :o) Beijos, Fernanda França.

Nica Morgan disse...

Eu conheci ele no evento de Crescendo em São Paulo, mas não o identifiquei como o autor de "Vale dos Anjos" o.o.. perguntei uma coisa pra ele e só O_O como assim! ahuhuauhauah
Vi ele em outro evento e adorei! Ele é super simpático e divertido! :)
Ainda não tive oportunidade de ler o livro dele, mas em breve.. em breve :)

beijos beijos :*****

Ana Paula Bergamasco disse...

O Leandro é muittttttttto divertido!

Um grande abraço, Ana

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela