"Mesa para dois" de Gabriel Bá e Fábio Moon

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mesa para dois já estava aqui em casa há uns seis meses e eu não o tinha lido ainda. Fico feliz por isso, pois acabei lendo-o no (meu) momento certo: no friozinho, debaixo do edredon.

A história é simples, sem ser simplória, e isso é lindo! Partimos do autor Milo (uma homenagem a Mutarelli) que coloca um anúncio pedindo uma assistente com quem pudesse conversar, pois estava com bloqueio criativo para fazer as falas do seu novo livro. Eis que surge uma moça interessada e, a partir dos bate-papos, começamos a entrar em seu mundo: ela é uma garçonete (cujo dono do restaurante é a cara do Monteiro Lobato - inclusive se chama Sr.Monteiro) sem muito agito na vida, mas que aos poucos percebe que seu companheiro de trabalho, o "garçom", está apaixonado por ela.

Como Gabriel Bá diz em uma nota ao final do livro, ele e o irmão criaram essa história enquanto ainda estavam envolvidos com o projeto Casanova, e isso fica gostosamente perceptível no traço do garçom e da garçonete, que se parecem com personagens da outra história.

Mesa para dois é um conto do cotidiano, das pessoas comuns, que são cheias de histórias mas que não conseguem potencializá-las por não se acharem dignas de ter uma história. Só que é aí que nós nos enganamos...


Por Janda Montenegro.

2 comentários:

Mônica disse...

Nossa, este livro é tudo de bom. Ainda não o li, mas tenho muita vontade. Estes dois irmãos são um exemplo da arte brasileira em desenhos.Valeu mesmo. adorei.Bju

Minhas Impressões disse...

Lindo esse livro e muito rápido de se ler. Fiquei com goste de quero-mais e acabei descobrindo o curta-metragem. Muto bom também.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela