Resenha dupla do HQ "A Torre Negra" de Stephen King

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Resenha dupla do HQ "A Torre Negra - Nasce o pistoleiro""A Torre Negra - O longo caminho para casa".


A Torre Negra - Nasce o pistoleiro


Ok, confesso: nunca tinha lido nada de Stephen King até ler este HQ. Provavelmente não deveria ter feito isso, mas, por outro lado, pode ser uma dica interessante para quem quer "se arriscar" no mundo do Rei do Terror de maneira mais leve, mais rápida.

Se você, como eu, não leu nada dele, recomendo começar este Torre Negra HQ pela carta aberta do autor no final do livro. Muito embora eu já tenha visto vários filmes baseados em sua obra e conhecer um pouco sobre a pessoa Stephen, a carta aberta é bem explicativa no sentido de fazer com que o leitor compreenda coisas que inicialmente pudessem parecer um pouco (ou bastante) absurda na trama.

Preciso dizer que gostei muito do roteiro desta HQ. Como o próprio King disse, tem um ar noir a la V de Vendetta ou Wachmen. Eu quase podia sentir a voz sussurrando no meu ouvido aquela trama arrastada dsa garganta...deu um cima maneiríssimo!

Achei interessante a mescla de técnicas de ilustração gráfica com pincel, mas não sei se ficou muito bacana. Pessoalmente, eu preferia só o pincel, até porque os melhores personagens são os que foram feito assim (os animais, os velhos) e dá pra ver a riqueza de detalhes (e rugas!).

A Torre Negra - O longo caminho para casa

Agora sim estamos falando de homem pra homem!

O primeiro volume da saga da Torre Negra, como era de se esperar, era mais explicativo, pro leitor se situar no louco mundo de Stephen King. Neste segundo volume já caímos direto na ação, no bizarro, no grotesco e no fétido, porque tanto o mundo fantástico-surrealista-faroeste criado por King quanto as ilustrações criadas por sua equipe são tão palpáveis que chega a ser possível tocar, sentir o cheiro e o gosto pútrido das criaturas da trama. 

Continuando preferindo Bert dentre os três que compõem o ka-te; acho-o mais esperto, mais coerente e até mais bonito que Roland, o protagonista. Mas enfim, sigamos ao próximo volume porque neste há tanta ponta solta que me faz questionar quantos volumes serão esta série.

"O que a guerra tem que, no fim, são sempre as crianças que sofrem mais? Não entendo, eu simplesmente não entendo."

Ps.: O terceiro volume da série sairá em janeiro de 2012. 



Por Janda Montenegro.

9 comentários:

Dominique Sampaio disse...

Faz muito tempo que eu resisto a vontade de ler os livros de Stephen King. Mas sempre me chamou atenção essa série. Acredito que vou começar pelos livros e depois quem sabe partir para os HQ.

Ótima resenha. ;-)

André disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

Eu acredito que vale a pena ler os livros do Sephen King, até porque não só terror vive o rei do terror.. rs.
Recomendo começar por dois livros interessantes. Um eu já li e o outro ainda não, mas já o tenho em mãos: "A Espera de Um Milagre" tem uma história cativante, perturbadora e ao mesmo tempo bela! Vale a pena pela narrativa e pelos personagens marcantes. Acredito que vc vá gostar muito mesmo.
O outro chama-se "Love, a história de Lisey" e ele trata muito da relação entre casais, sobre o amor e os mistérios que sondam as relações num casamento. Já me falaram muito bem dele, e me disseram que apesar de algumas partes perturbadoras (parte integrante da narrativa do King), é um livro muito belo!
Espero que vc se encante com o estilo do King tanto quanto eu.
E se quiser realmente ficar com medo, "O Iluminado" é ainda hoje (mesmo depois de quase 8 anos desde que o li pela primeira vez) um dos melhores livros de terror que já li na vida!! hehehe...
E sobre a HQ, realmente é uma história fascinante e empolgante! Gostei demais da narrativa e das ilustrações, como vc bem colocou! ;)

Projeto19 disse...

www.projeto19.com

o site mais completo em lingua portuguesa sobre a torre negra. Lá tem as hqs traduzidas até o número 5 de "Treachery", o arco que sairá ano que vem pela panini. E tem outras hqs baseadas nas obras de king também.

Hérida Ruyz disse...

Eu li os dois primeiros livros da série A Torre Negra. King é muito excentrico! Mas eu adoro. kkk
Ainda não vi essa HQ, mas parece ser bem legal.
bjs

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!
- Livros, Filmes e Músicas -

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo

Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Mônica disse...

Ainda não li nada de Stephen King, mas agora fiquei com vontade de ler, adorei.
Bju

Anime Daiki disse...

Olá! Desculpa a ausência em seu blog, eu passei pra ser as novidades mas não tive tempo de comentar mil disculpinhas, prometo aparecer mais por aqui >..<

Adorei a sua resenha *O* muito interessante deu vontade de ler ;)

Tenha Ótimos dias!
Beijos
@AngelKiller_ / Blog Anime Daiki

Fellipe ramos disse...

Eu ainda não li nada do autor, mas de tanto ver os comentários sobre ele quero muito ler alguma coisa, talvez seja mesmo bom começar com a HQ que parece estar muito legal!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela