"O Rei do Ferro" de Julie Kagawa

segunda-feira, 24 de outubro de 2011




"(...) - Gosto de conhecer meus inimigos antes de começar o combate. Descobrir seus pontos fortes e fraquezas.
- Não estamos em combate...
- Nem todo combate é travado com espadas. - Ash voltou para a cama, pegando a espada e examinando a lâmina. - As emoções podem ser armas letais, (...) você faria qualquer coisa para encontrar seu irmão. Correria perigo, negociaria com o inimigo, abriria mão de sua liberdade, faria qualquer coisa para salvá-lo. E provavelmente faria a mesma coisa por seus amigos, ou por qualquer pessoa de quem gostasse. A lealdade é seu ponto fraco, e seus inimigos certamente o usarão contra você. Essa é sua fraqueza, princesa. O aspecto mais perigoso de sua vida.
- E daí? (...) - Tudo que está me dizendo é que eu não trairia meus amigos e minha família. Se isso é fraqueza, quero ser fraca."
(p.224/225)

Meghan Chase está prestes a completar dezesseis anos e tudo o que mais deseja é tirar sua carteira de aprendiz de motorista. Desde o desaparecimento do pai há dez anos, Meg e a mãe - que casou-se novamente e teve um filho - moram em uma cidadezinha na Lousiana. E até então a vida de Meg é simples e normal. Ela é apaixonada pelo bonito e popular capitão do time de futebol do colégio que nem repara em sua existência e tem um melhor amigo chamado Robbie. Entretanto, quanto mais o seu aniversário se aproxima, mais coisas estranhas começam a acontecer tanto na escola quanto em sua própria casa.
Quando, finalmente chega o esperado dia, tudo vira de cabeça para baixo. Após um dia estranho, Meg chega a sua casa e vê sua mãe caída no chão da cozinha e sua irmão com um comportamento muito estranho. Apesar de estar bem e de dizer ter sido um pequeno "acidente", a mãe de Meg é levada ao hospital pelo marido e Meg fica com o irmão Ethan, que sempre fora tão amável e de repente apresenta um comportamento muito agressivo.
Robbie, então, aparece com sua garrafa de champagne e pronto para comemorar o aniversário de sua amiga, mas quando descobre o que está ocorrendo, parece muito preocupado  e decidi contar a verdade a Meg... A verdade, entretanto, é quase inacreditável.
Robbie conta sobre a Terra das Fadas, onde o verdadeiro irmãozinho - que fora raptado e substituído por um Changeling, que é a prole de um encantado colocado no lugar de uma criança humana - se encontra, um lugar cheio de seres encantados, como elfos, fadas, gnomos, duendes, ogros, sereias... Conta sobre sua verdadeira identidade: ele é Robbie Goodfellow, também muito conhecido por Puck, e trabalha para o Rei Oberon e Rainha Titania da Corte Seelie. O pequeno Ethan só poderia estar na Corte Unseelie, liderada pela cruel Rainha Mab, Senhora da Corte de Inverno, Rainha do Ar e da Escuridão.
E aí que a aventura começa! Meg está determinada a encontrar o irmãozinho e trazê-lo de volta para casa.

Eu comecei a ler sem grandes expectativas, e pela leitura das primeiras páginas achei que o livro seria "mais do mesmo". Eu nem tinha ideia do que realmente encontraria no livro, já que foram pouquíssimas as resenhas sobre ele que encontrei pelos blogs literários. Não esperava por algo tão mágico.
Os encantados deste livro me encantaram. Deixaram-me sem fôlego e apaixonada. Sem fôlego com tanta aventura, e apaixonada por cada personagem, especialmente o Príncipe da Corte de Inverno, Ash.

"Os dedos dele apertaram os meus e me puxaram para frente. Assustada e desequilibrada, levantei a cabeça para encará-lo, e foi quando ele me beijou." (p.282)

Apesar de Meg cometer umas burradas de vez em quando, e de me deixar muito apreensiva toda vez que fazia algum acordo ou promessa a um ser encantado (na Terra das Fadas promessas não são quebradas!), eu gostei dela por ser determinada e leal.
Puck também é um personagem incrível; divertido, matreiro, e sempre o protetor de Meg.
O livro parece um conto de fada: uma menina que tinha um vida medíocre, descobre ser princesa em um mundo encantado, conhece um príncipe de uma Corte inimiga e eles se apaixonam... Acho que é por isto que este livro se tornou meu favorito. Eu não resisto a um conto de fada. Eu diria que este livro é uma mistura de "Sonho de uma noite de verão" com "Alice no país das maravilhas".
Entretanto, a história não se resume a isto. Acontece tanta, tanta coisa que mesmo que eu quisesse contar resumidamente, eu  não daria conta. Até a metade do livro eu não fazia a menor ideia do porquê do título do livro, e são tantas as reviravoltas na história que fica impossível de prever qualquer coisa.
Não vejo a hora de ter "A Filha de Ferro" em minhas mãos para devorar, como fiz com este! Sinto uma saudade enorme de cada personagem e me aventurei tanto na trama que se eu não tivesse uma pilha imensa de livros para ler, eu iria relê-lo.
Super recomendo!


Este livro faz parte de uma série chamada "Os encantados de ferro" (The Iron Fey):

01 - O Rei do Ferro (The Iron King);
1.5 - Um conto da série "Os encantados de ferro": Passagem para o Inverno (Winter's Passage);
02 - A Filha do Ferro (The Iron Daughter);
03 - A Rainha do Ferro (The Iron Queen) - próximo lançamento;
3.5 - Um conto da série "Os encantados de ferro": Summer's Crossing;
04 - The Iron Knight - sem tradução e previsão de lançamento no Brasil;



Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito bom".



P.S.: Se você acha que já leu esta resenha em algum lugar, está certo. Ela foi publicada no meu antigo blog "O mundo de tinta", agora estou publicando por aqui para dar continuidade às resenhas da série.


Por Daniela Tiemi.

12 comentários:

Lariane disse...

Eu tenho os dois em casa, graçaaas! hahahaha pq depois da sua resenha, esse vai ser com certeza o próximo da fila :D

Beijocas,
Lariane - www.leiturasedevneios.com.br

Lu disse...

ei Dani,
esse livro me interessa demais, estou doida para ler.
Acho que vou gostar, a trama parece ser bem legal. ^^
Aii, espero que a editora lance todos os livros da série rapidamente aqui no Brasil. =)
beijos.

Nanda disse...

Ei Dani,

Eu comprei os 2 primeiros e ganhei o conto na bienal. Vejo sempre falarem muito bem da série e estou ansiosa. Mas a fila ainda não me deixou ler rs.
bjos
Nanda

Daniela Tiemi disse...

Lari,
Eu já li o segundo livro! É ainda melhor do q o primeiro. rsrs.

Lu,
Tb espero q não demore para lançar os próximos!
=0)

Nanda,
Eu queria tanto o conto...rs.
Já vi gente dizendo q não gostou, mas eu adorei! Este primeiro livro talvez tenha coisas demais acontecendo, o segundo é melhor. Mas deixa q vou falar mais na resenha de "A Filha do Ferro". rsrs

Bjos a todas!
;*

Sora Seishin disse...

Oi Dani!
Eu também gosto bastante de contos de fadas!! Gostei da sua resenha, me deixou com vontade de ler logo *-*
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Cacá SS disse...

Oi Dani,
Desde que eu soube que esse livro tinha uma relação com "Sonhos de Uma Noite de Verão" - meu livro preferido do Shakespeare - eu já quis ler. Ainda estou enrolando um pouco, mas lerei em breve! =D
Beijos

Cacá
*Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

Lívia Carolina disse...

Eu adoro contos de fada!
E quando li o nome "Puck" logo pensei em Sonho de Uma Noite de Verão...

Acho que vou gostar desse livro!

Carolina Mello disse...

Amei a resenha! Já tinha me interessado pelo livro, pelos comentários que já tinha visto sobre ele, e essa resenha me fez ter mais vontade de lê-lo. Essa capa é muito, muito, muuuito bonita!

beijos, Carol.

www.perdidanaestante.blogspot.com

Nan Pires disse...

OMG!! Passei aqui para agradecer a visita ao meu blog e dar uma espiadinha no seu (nunca recuso um convite para visitar um blog XD) e encontro isso!! Juro pra você que nunca tinha ouvido falar nesse livro, quando vi a foto da capa capa não me interessei, nem mesmo o título me chamou atenção, mas após ler a resenha tudo mudou... Hushaushuahshaus... Pois esse parece ser exatamente o tipo de livro que eu adoro *-*

Ai, ai... Mais um pra minha lista de desejados, assim vou ficar pobre XD

Ah, já ia me esquecendo: adorei o blog, é lindo e é claro que já estou seguindo!!

Nan Pires
http://insideastory.blogspot.com/

Julio disse...

Quero TANTO ler esse livro! Sério que O Rei de Ferro envolve personagens de Sonhos de um noite de Verão?? *---------* Agora sim to animado pra ler! rs
Adorei a resenha! Li só algumas (E em blogs lá de fora) e todas foram muito vagas, mas essa me deixou mais empolgado do que eu já estava! (Se é que era possivél.)
Parabéns Dani!
Bjs

Fellipe ramos disse...

Tenho muita vontade de ler essa serie, esse livro parece ser muito bom, gosto muito de uma história cheia de reviravoltas, e agora que você disse que essa é cheia disso fiquei bem mais curioso para ler e é muito bom saber também que os personagens são legais!

graziz disse...

Para coma série Trylle que eu amei, então vou ler esse!
P.s adoro o blog de vocês sempre venho aqui quando quero saber de um livro ou para escolher minha próxima leitura, parabéns.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela