"A outra rainha" de Philippa Gregory

sábado, 29 de outubro de 2011


A história narrada em "A outra rainha" já é conhecida por todos que já estudaram um mínimo sobre a vida dos Tudors, assim como o desfecho da breve vida de Maria Stuart, rainha da Escócia, prima da rainha Elizabeth. Mas revivida nas hábeis mãos de Philippa Gregory, a história ganha novos contornos, ao acompanharmos os pensamentos, os desejos e aflições, não somente da bela rainha, mas também de dois importantes personagens desta história, seus "carcereiros", conde de Shrewsbury e Bess de Hardwick.

Traída por seu próprio povo e por seu irmão, Maria da Escócia é obrigada a refugiar-se na Inglaterra, reino de sua prima Elizabeth, onde esperava ser tratada com a cortesia merecida por ser nobre e também da família, mas acontece exatamente o contrário do que esperava, vista como um perigo para o trono instável da prima, Maria é exilada em um dos piores castelos inglês, acolhida pela família do casal George Talbot. Influenciada por Cecil, seu conselheiro, Elizabeth trata sua própria prima como suspeita de várias injúrias proferidas por seus inimigos escoceses, incluindo, o terrível medo de que a jovem rainha papista roube seu trono.

O casal George Talbot, conde de Shrewsbury e Bess de Hardwick são conhecidos por serem os súditos mais fiéis de Elizabeth, porém mesmo sendo respeitados por suas lealdades a coroa, seus nomes são colocados em jogo ao perceberam que sua casa tornou-se o epicentro de uma enorme intriga para derrubar a rainha. Porém, o que Elizabeth não esperava era que a bela e jovem rainha escocesa conquistasse a simpatia e coração de seu nobre mais fiel, conde de Shrewsbury, por outro lado, a antipatia de Bess de Hardwick, esposa de Shrewsbury, que ao ver seu casamento destruído, deseja a todo custo ver-se livre de Maria Stuart, seja viva ou morta, colocando assim em risco a manutenção do cárcere de sua prisioneira.

~ ~ ♥ ~ ~

"A outra rainha" é um livro denso, repleto de sentimentos conflitantes e também contraditórios. Cada capítulo traz individualmente as memórias, aflições e desejos dos personagens centrais, muito bem construídos, sua personalidades são sólidas, seus objetivos e ambições claros.

É interessante observar conforme a leitura avança, a evolução dos personagens Bess, George e Maria Stuart. Todos possuem interesses distintos, mas suas vidas dependem unicamente do sucesso ou da queda de Elizabeth, uma única tomada de decisão errada, a balança pende, causando estragos irreversíveis. 

Dividido os capítulos pelos três personagens, a leitura avança facilmente, podendo inclusive o leitor ver uma mesma situação a partir de três visões diferentes. De todos os personagens, Bess de Kardwick é a mais interessante, pois ela é ambiciosa e não mede esforços para proteger sua fortuna contra qualquer um, incluindo de seu próprio marido. Diferente de Maria Stuart e de George Talbot que nasceram e foram criados na nobreza, Bess se construiu sozinha, praticamente do nada, morrendo um marido e casando logo após com outro, de uma mulherzinha pobre, ela tornou-se condessa de Hardwick. Ela odeia a rainha escocesa, mas ao mesmo tempo é fascinada por sua posição e beleza. Enfim, contraditória, mas extremanente humana.

Mais uma vez, eu fico encantada com a destreza de Philippa Gregory para conduzir um romance histórico. Confesso que sou fascinada pela história dos Tudors, principalmente, pela vida de Ana Bolena, tão bem narrada em "A irmã de Ana Bolena". "Terra Virgem" foi outro livro que li da autora e que de tão espetacular, entrou para meus preferidos. Se eu recomendo a leitura? É claro!


Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito bom".

17 comentários:

Adriana T disse...

Ainda não li nenhum livro da autora, Terra Virgem está na minha estante só esperando eu ter coragem de começar um livro tão grande, na verdade acabo adiando, porque costumo ler no trabalho na hora do almoço, e prefiro levar livros menores na bolsa, mas estou com muita vontade de ler.

Rafaelle Vieira disse...

Olá! Ainda não li nenhum livro dessa autora, já faz algum tempo que tenho vontade de comprá-los, pois amo romances históricos. Adoro mesmo e acho que vou gostar da autora.
ótima resenha.
Beijos.

http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

Folhas de Sonhos artesanatos disse...

OOOOi, estou com sorteio no blog! Muitas coisas fofas. E se tiver facebook, curta a página que as chances serão maiores, abraços!

http://folhasdesonhos.blogspot.com/2011/10/sorteio.html

Daniela Tiemi disse...

Q vergonha! Tenho todos os livros da autora lançados no Brasil, mas só li um: A princesa leal!!!
Preciso ler o restante! Adoro a história dos Tudors!
Bjo.

Marco Antonio disse...

Bom dia.
Não li nenhum livro da autora, mas esta nos meus desejados, órima resenha, parabéns.
Abçs e aguardo sua visita no blog.

http://devoradordeletras.blogspot.com/

Mônica disse...

Estou de olho neste livro. Acabei de ler a Princesa Leal e fiquei querendo ler os outros dela. Pela sua resenha preciso ler urgente, kkk
Adorei!!!!
Bju

débora disse...

Dela, eu só li o ''O bobo da rainha'', que foi um livro que me fez desistir de sair de casa no ano novo, para poder ficar lendo...Gostei muito da narrativa de Phillipa, prendendo a atenção do leitor, logo nas primeiras páginas. Estou lendo a ''irmã de ana bolena'' e até,agora, estou adorando os irmãos Bolena.
Bjosss

cissa disse...

adoraria ler esse livro, porque adoro saber coisas, sobre as famílias reais e suas histórias. ;)

Jéssica disse...

Amei estou louca pra ler ! Quero ganhar o livro A OUTRA RAINHA, da Editora Record Jéssica Vasconcelos

Dominique Sampaio disse...

Meu povo, não esperem nenhum segundo a mais para ler os livros dessa autora super inteligente. Corram! Ela é ótimaaaaaaaaaaaa...

Cássia disse...

Adorei estou doida pra ler!!!

sylviacheleiro disse...

Esse livro faz parte de uma série muito boa sobre a Era Tudor. Eu desejo muito ler esse livro,tenho bastante curiosidade sobre esses livros históricos, são sempre muito bons.

Saphyra ۞ disse...

Muito bom, quero ler!!

Lívia Carolina disse...

Oi Dominique

Eu sou completamente apaixonada pela história do Reino Unido...
Não perco um filme e já li alguns livros.

Ainda não li nada da Philippa, mas ela já está na minha lista de desejos literários... rs

Vivian de Moraes disse...

adoro romances históricos e histórias de realeza. louca para ganhar :)e

Natália Medeiros disse...

Mega interessante... como sua classificãção MUITO BOM, adoro esse tipo de historia, e acho que me prenderia do começo ao fim.

To doida para ler.

PS. (adoro suas resenhas)

Lipe Metal disse...

Gosto muuito de romances históricos e este livro desperta a minha curiosidade!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela