[Biografia] Philippa Gregory

segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Que tal conhecer um pouco da história de seu autor favorito? O  "Biografia" traz um pouco da história de diversos autores - tantos clássicos quanto atuais e até aqueles meio desconhecidos!

Para primeira edição desta postagem aqui no LF&M, escolhi - junto com a Dominique - uma autora que foi destaque deste mês aqui no blog com a resenha e promoção de seu lançamento - "A outra rainha".

Das obras da autora, li apenas "A princesa leal" e das adaptações já assisti ao filme "A outra" (baseado na obra "A irmã de Ana Bolena") e me apaixonei pelos dois. Recomendo tanto o livro quanto o filme. Ambos são maravilhosos! Eu já perdi a conta de quantas vezes assisti ao filme e o livro faz parte dos meus favoritos!

Pesquisei um pouco sobre a autora. Que tal conhecê-la?


Philippa Gregory

Nascida no Quênia em 09 de Janeiro de 1954, esta renomada escritora de romances históricos, mudou-se para Bristol, Inglaterra, quando tinha apenas dois anos de idade. Formada em História pela Universidade de Sussex e PhD em Literatura do Século XVIII pela Universidade de Edinburgh, a autora demonstra todo o seu amor pela História em suas obras literárias.
Além de escritora de romances, ela escreve também pequenas contos e resenhas para diversos jornais britânicos e revistas. E é reconhecida por seus programas de rádio e TV.

Philippa vive com sua família - o marido, seus dois filhos e enteados - em uma fazenda em Yorkshire, onde cria cavalos, galinhas e patos. Gosta de jardinagem, equitação e caminhadas. É envolvida em projetos de caridade e criou o Gardens for The Gambia (Os jardins para Gâmbia), um projeto que levantou fundos para pagar a construção de 140 poços d'água em escolas primárias neste país subdesenvolvido e que sofre de secas na África, a República do Gâmbia. As crianças dessas escolas aprendem jardinagem. Foi construído também poços para Jardins Coletivos para mulheres e para faculdade agrícola Gâmbia na vila do Njawara.

O período da História favorito da escritora é a Era Tudor, sobre a qual já escreveu vários romances, alguns adaptados para TV e cinema.  E, entre suas principais obras publicadas, encontra-se a série Tudor que ganha maior destaque quando o livro "A irmã de Ana Bolena" - publicado em 2002 - é adaptado para o cinema e lançado como "A outra" - uma superprodução protagonizado por Eric Bana, Natalie Portman e Scarlet Johanson. Esta série, composta por seis livros, foi toda publicada no Brasil pela editora Record. Assim como o livro, "Terra Virgem". 
Philippa Gregory também possui diversos livros infantis publicados, além de romances com histórias modernas.

E, eu desejo de todo coração que a editora não pare de lançar livros desta excelente autora por aqui!


Bibliografia
Algumas obras já publicadas de Philippa Gregory.

Série Tudor:
♥  A princesa leal
 A irmã de Ana Bolena
♥  A herança de Ana Bolena
♥  O amante da Virgem
♥  O bobo da rainha

Obs.: O Wikipédia afirma que há um sétimo livro, chamado "The wise woman", mas no site oficial da autora o livro não se classifica como da série Tudor. 

Trilogia The Wideacre:
♥ Anjo Perverso (Wideacre)
♥ The Favoured Child*
♥ Meridon*

Civil Wars Novels:
♥ Earthy Joys*

Série The Cousin's Wars*:
♥ The White Queen
♥ The Red Queen
♥ The Lady of the Rivers

*Livros não publicados no Brasil

Para conhecer todos os livros da autora já publicados, clique aqui.


Adaptações para o cinema e TV:
Com exceção da famosa produção cinematográfica, "A outra", foi difícil descobrir quais as séries foram adaptadas de livros da autora. Há uma série entitulada "The Tudors" muito famosa que passa no canal Liv, mas que não é baseada na obras de Philippa Gregory. 
Descobri uma série chamada "The Little House" que não se trata de um romance histórico, mas foi baseada em uma obra da escritora. Se alguém souber de mais séries, por favor, me avise para eu possa atualizar esta postagem, pois eu não encontrei mais nada.

A outra

Título original: The Other Boleyn Girl
Lançamento: 2008 (EUA, Inglaterra)
Direção: Justin Chadwick
Atores: Scarlett Johansson, Natalie Portman, Eric Bana, Jim Sturgess.
Duração: 115 min
Gênero: Drama

Saiba mais aqui.


The Little House

Episódios: 1 e 2
Duração: 50 min.
Produção: TXTV
Roteiro: Ed Whitmore
Atores: Lucy Griffths, Rupert Evans, Francesca Annis

Saiba mais aqui.





Por Daniela Tiemi

6 comentários:

Sora Seishin disse...

Oi Dani!
Gostei de saber mais sobre a Philippa Gregory! Ainda não li nenhum livro dela, mas tenho vontade.
Não sabia que o filme A Outra tinha se baseado em um livro dela, eu gostei bastante desse filme.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Niii disse...

eu só conhecia a série 'Tudor', fiquei curiosa em saber mais sobre as outras...'The Wideacre' e 'The Cousin's Wars', principalmente!

Adriana T disse...

Ainda não li nenhum livro dela, Terra Virgem está na minha estante só esperando eu criar coragem (é bem grandinho né?), eu amo história então acho que vou gostar bastante.

Lívia Carolina disse...

Oi Dani!
Eu descobri essa autora faz pouco tempo, mas ainda não li nada dela.

Ela já me conquistou, antes mesmo de ler, por conta dos romances históricos com a realeza britânica (minha paixão!) rs

Bjos

Mariana disse...

Oi Dani!

Já tinha ouvido falar dessa escritora, mas ainda não tive a oportunidade de ler um livro dela...

Gostei muito dessa coluna, é bem legal saber um pouco mais sobre os autores!

Bjs
Mari
Psychobooks

Kate disse...

Oi! Amo Philippa Gregory! Já li quase todos os seus livros. Estou procurando mais publicados em Português que possa ler. AMEI de paixão Terra Virgem! Acabei de ler faz pouco tempo! Moro em Boston, MA, USA; mas sempre tenho portador para cá. Gostei do blog de vocês e gostaria também de pedir uma sugestão de outros títulos e autores que se assemelhem a ela. Muito Obrigada! :)

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela