[Biografia] Cassandra Clare

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011


Que tal conhecer um pouco da história de seu autor favorito? O  "Biografia" traz um pouco da história de diversos autores - tantos clássicos quanto atuais e até aqueles meio desconhecidos!

Para este mês de Dezembro, escolhi para o "Biografia" uma escritora que está entre as minhas favoritas. Cassandra Clare é autora da série "Os instrumentos mortais" publicada no Brasil pela Editora Galera Record.
Com a criação de personagens carismáticos, uma trama recheada de aventuras e romances, a série - até o momento com três livros publicados no Brasil - tem repercutido de maneira positiva entre críticos e leitores que se tornam cada vez mais apaixonados pelas obras de Cassandra Clare!

Então, para os fãs - assim como eu - de Jace, Clary, Magnus, Alec, Izzy, entre tantos outros personagens da série, apresento-lhes um pouco da história da mulher que deu vida a todos eles; e também um pouco sobre as obras da escritora. E mesmo para aqueles que ainda não conhece a autora e os personagens...
Bora conhecer?

Cassandra Clare

Nascida em Teerã, Irã, em 27 de Julho de 1973, Cassandra provém de uma família americana que já viajou pelo mundo e antes de seus 10 anos, ela já havia morado na França, Inglaterra e Suíça. Por conta de suas viagens e mudanças constantes, ela sempre encontrou certo conforto nos livros que podia carregar a qualquer lugar.
Formou-se no Windward School High School em Los Angeles, Califórnia e desde então já escrevia!

Após a faculdade, Cassandra passou a viver entre Los Angeles e Nova York, e começou a escrever para várias revistas e tablóides. Em seu tempo livre criava fanfics (ficção criada por fãs para obras que admiram) de Harry Potter e O Senhor dos Anéis, e ganhou fama com estas histórias. Entre os destaques estão “Draco Trilogy”: Draco Dormiens; Draco Sinister; Draco Veritas.

O cenário que serviu de inspiração para Cassandra criar Os Instrumentos Mortais foi Manhattan, seu lugar favorito. E, como surgiu a ideia para o livro? Ela conta que estava com uma amiga que a levava para seu estúdio de tatuagens para lhe mostrar o lugar. Neste estúdio que sua grande amiga trabalhava, todo o teto tinha pegadas de sapatos com tintas pretas cruzando-se. Foi então que imaginou que uma batalha sobrenatural ocorrera ali, lutado por seres que haviam deixado suas pegadas para trás. Foi quando a ideia de "uma sociedade secreta de caçadores de demônios cuja mágica se baseia em um sistema elaborado de runas tatuadas simplesmente surgiu na minha mente. Quando me sentei para esboçar o livro, eu queria escrever algo que combinasse os elementos tradicionais da alta fantasia – uma épica batalha entre o bem e o mal, monstros terríveis, bravos heróis, espadas encantadas – e os reformulasse sob uma ótica moderna e urbana" - ela diz.

E quando perguntada pela Publishers Weekly qual seu personagem favorito da série "Os instrumentos mortais", Cassandra Clare responde: "Eu não tenho realmente permissão pra ter favoritos - é como ter um filho preferido. Embora eu seja muito ligada a Jace e Clary, [...] Simon é meu favorito. Simon é o personagem mais parecido comigo. E ele é também o personagem que te mantem preso à realidade - ele é um ser humano, enquanto Clary não é. Mesmo que Clary tenha crescido como uma humana normal, ela na verdade pertence ao mundo do sobrenatural porque, em última instância, ela é uma criatura sobrenatural - uma caçadora de sombra. Simon, por outro lado, é arrastado para o mundo sobrenatural por causa de seus laços com Clary, mas ele é totalmente humano. E é perigoso pra ele!"

Além desta série, Cassandra também tem trabalhado em uma outra chamada "The Infernal Devices", que apesar de situado na Era Vitoriana representa o mesmo universo de "Os instrumentos mortais".
Atualmente, ela vive em Nova York em uma antiga casa Vitoriana com o marido, seus gatos e muitos e muitos livros.

Bibliografia
Algumas de suas obras publicadas.

Série "Os Instrumentos Mortais":

♥ Cidade dos Ossos (2010)
♥ Cidade das Sombras (2011)
♥ Cidade de Vidro (2011)
♥ City of Fallen Angels*
♥ City of Lost Souls**
♥ City of Heavenly Fire**

Série "The Infernal Devices":

♥ Clockwork Angel*
♥ Clockwork Prince*
♥ Clockwork Princess**

*Ainda não publicado no Brasil
** Não publicado nos EUA

Adaptações para o cinema e TV:
O direito para a filmagem de Cidade dos Ossos, foi comprada pela Unique Features. Porém ainda não há previsões certas para o lançamento. As filmagens devem começar em 2012, os roteiros já estão finalizados e os atores para os personagens principais - Clary e Jace - já foram escolhidos. Só nos resta ter paciência e esperar! Eu sei, eu sei, algo difícil para os fãs. rs.


Sinopse oficial do filme:
"CLARY FRAY (Lily Collins) é uma adolescente comum do Brooklyn até a noite em que ela encontra o misteriosamente tatuado JACE (Jamie Bower), que acaba por se revelar um guerreiro metade-anjo conhecido como Caçador de Sombras. Quando Clary descobre que sua mãe JOCELYN foi raptada, ela desesperadamente espera que Jace seja capaz de ajudá-la. Depois de ser transportada através de um portal de redemoinho dourado através do tempo e espaço em uma batida, Clary percebe que ela também tem poderes dos Caçadores de Sombras. Mas ela pode armar-se com eles a tempo de salvar sua mãe?
Clary, Jace e seus companheiros Caçadores de Sombras vivem uma batalha de tirar o fôlego contra vampiros, feiticeiros e demônios – só para descobrir que Jocelyn escondeu um terrível segredo do mais podereoso guerreiro de todos: VALENTIM. Expulso do mundo dos Caçadores de Somrbas, Valentim sequestra Jocelyn acreditando que ela tem uma poderosa ferramente conhecida como a Taça Mortal. Usando seus recém-descobertos dons, Clary acha a Taça, para depois ser brutalmente traída e forçada a entregá-la.
Ainda se recuperando a partir desse revés e correndo para salvar Jocelyn antes que seja tarde demais, Clary se vê em uma batalha entre forças que ela mal entende. Baseado na obra de sucesso de Cassandra Clare, OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DOS OSSOS é uma magnífica fantasia urbana rica em detalhes e suspense, sobre a jornada deuma garota aos cantos mais escuros do Submundo para salvar aqueles que ama."¹

¹Sinopse oficial retirada do site Idris.com.br


Por Daniela Tiemi

15 comentários:

Niii disse...

Oi Dani,
que mara a escolha, adorei!
então, não sabia que ela tinha nascido no Irã! Que coisa!
e que sorte, dependendo do ponto de vista, claro, ser de uma família que viaja pelo mundo! ai ai
haaha
adorei o/
já sou fã dela
bjs

Kel Costa disse...

Adorei Cidade dos Ossos, mas ainda não tive tempo de ler as continuações...

Acho muito bacana o fato da Cassandra ter começado como ficwriter e ter chegado até aqui. Torço pelo sucesso dela e que aquela cabecinha traga mais personagens cativantes como Jace... (suspira)

Feliz 2012, flores!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Dominique Sampaio disse...

Qur rapaz feio para fazer o Jace. Aff. Ele nso tem cara de masculo, sexy... e sim, de bichinha. Argh!

Ficou excelente o post, Dani.

Bjsssss.

Sora Seishin disse...

Oii!
Que legal saber mais sobre a autora! Eu não sabia que ela tinha nascido no Irã.
Fiquei com vontade de ler as fanfics que ela escreveu :)
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Cacá SS disse...

Oi Dani,
Muito legal o post! Bacana saber mais sobre os autores que a gente gosta.
Ai, e pensar que ainda não consegui ler o Cidade das Cinzas e o Cidade de Vidro me dá dor no coração, rss
Aproveitando, Feliz Ano Novo, que 2012 seja incrivelmente maravilhoso pra você!!!
Beijos

Cacá
*Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

Simone Fonseca disse...

Que 2012 chegue com tudo em sua vida, trazendo novas realizações e aprimorando seus conceitos.
E que 2011 não tenha sido apenas mais um ano.

Estes são os votos do blog Boa Sorte!
http://boasorte.blog.br

Beli disse...

Adorei a biografia...
Cassandra Clare é genial!

Agora, quanto ao filme, não gostei da escolha do autor para fazer o Jace... poderia ser um mais bonitinho e fortinho!

Bjuss

Fellipe disse...

Muito legal esse post!!
Cassandra Clare é uma autora muito boa, além de ser muito criativa escreve mito bem e deixa o leitor bastante curioso para o que vem a seguir!
É muito legal saber mais sobre ela e sua serie de livros, principalmente como surgiu a ideia para o livro que achei bastante interessante!

MissOliver disse...

amei o post, amei a autora, amei td! Parabens pelo trabalho e pela pesquisa, nunca li uma bio tao legal *-*

Malu4u disse...

Cinheci essa autora atraves da stephenie meyer e sua indicação aos livros de Instrumentos Mortais. Confesso que nem sabia nada sobre o tema da historia, mas só as capas dos livros já tinham me conquistado. E após ler seu primeiro livro fiquei apaixonada pela historia. Confesso que as vezes dizem que minha mente funciona diferente das outras; mas entrar em uma lj de tattoo e so pela "decoração" imaginar todas aqueles lugares, pessoas e enredo dos livros é demais até pra mim. Para quem ainda não conhece seu trabalho é uma ótima dica.

Daniela Tiemi disse...

Tb não gostei da escolha do ator, têm tantos mais bonitos por aí, neh?! =0/ Mas, fazer oq?!

Daniela Tiemi disse...

Oi, Simone! Um ótimo 2012 para você tb!
=0)
Abraços!

Paula disse...

Eu ja ouvi falar muito nela,mais nunca li nenhum livro de sua autoria. Mas a biografia me deixou um tanto curiosa,ainda mais que vai lançar filme,entao terei que ler ele! POKPOAK

beeijos

Bianca Bilck Ferreira disse...

estou doida para ler esse livro!!!

milena disse...

eu não acho o cara feio, mas não bonito o suficiente e DEFINITIVAMENTE NÃO FORTE O SUFICIENTE

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela