"O Beijo Adolescente" de Rafael Coutinho

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011



Mais do que um beijo, este livro poderia ser lido como um panorama dos conflitos adolescentes da geração 00, que viveu uma virada de milênio e a invasão tecnológica na rotina do indivíduo comum.

Este "Beijo Adolescente" (BA) é recheado de referências, seja a outros cartunistas e amigos do próprio autor ( a ver o personagem Quino) como também da cultura pop que permea, em especial, a cidade de São Paulo. Aqui, vemos desde as meninas-gatinhas que fazem cosplay e encantam os marmanjos com suas minissaias e suas carinhas de anjo, ao grupo de rapazes que anda de skate pra cima e pra baixo na cidade - e a onda é essa.

Com um traço despreocupado - tal como um adolescente - Raffa Coutinho nos apresenta uma história em série que vai muito além do entretenimento. Inicialmente postada em etapas pelo portal iG (a ver que cada página contém o título do livro) e posteriormente compiladas nesta primeira edição, ao final da leitura descobrimos que a história não para por aqui: esta é apenas a primeira temporada.

Uma atenção especial ao uso das cores neste trabalho. O embate adulto X adolescente se dá justamente no uso e na ausência de cores, elevando os quadros a um outro nível de percepção.

Ao final, o Beijo Adolescente não é o que nos dá força quando jovens, mas sim essa rebeldia, essa inquietação que todo jovem tem naturalmente e que, por isso, lhes confere poder perante o mundo.
    
Ah sim! Vale lembrar que esta é apenas a "primeira temporada". ;-)

Janda Montenegro.

5 comentários:

Lu disse...

oie,
esse livro parece ser uma fofura, gostei bastante da resenha. =)
beijos.

Angela Graziela disse...

Olá, tudo bem?
Gostei muito da resenha
Mas vou confessar que o livro não me chamou muita atenção...

Beijos e Feliz Natal ;)

@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Sora Seishin disse...

Oi meninas!
O livro não me atraiu, não entendi se ele só discute sobre os adolescentes ou se tem uma história...
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Fellipe disse...

Gostei da resenha! O livro não tinha me chamado atenção pela capa, mas lendo a resenha fiquei mais curioso quanto a ele, parece ser bem legal!!

_MissOliver disse...

awn deve ser bem fofo esse livro,QUERO *-*

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela