[Playlist] Maurício Gomyde

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Neste segundo “playlist dos escritores” do blog, apresento a vocês as músicas que influenciaram uma obra nacional: “Ainda não te disse nada” do Maurício Gomyde – livro já resenhado e com resultado promoção amanhã (20/12) aqui no LF&M.
Além de escritor, Maurício também é músico e pedi para que ele descrevesse para nós a influência da música em seu processo criativo e da importância dela em sua vida. Veja o que o autor nos diz:

“Bom, na verdade, não consigo viver sem música. Eu sou meio que viciado...rs. Sou do tipo que entra no carro e, antes de dar a partida, já liguei o som. Costumo criar muitas playlists no Itunes. Cada uma pra um tipo de momento. Pra correr, pra escrever, pra dirigir, pra ficar de bobeira, pra churrasco, pra noite, pra ler. Inclusive no livro novo, o "Ainda Não Te Disse Nada", a personagem principal cria a todo instante suas playlists. No primeiro livro, "O Mundo de Vidro", há bastante citação musical também. Eram as canções que eu escutava enquanto escrevia.

Sobre a influência da música na minha obra, eu acho que é muito grande, a ponto de inspirar o momento e até dar uma guinada na história. Às vezes a letra da canção leva o livro para outro lugar. O nome do livro novo (Ainda não te disse nada) é uma frase de uma canção portuguesa chamada "Se eu fosse um dia o teu olhar", do Pedro Abrunhosa.”

O autor disponibilizou não somente a lista das músicas citadas no livro – que apresentarei aqui -, como também deixou o link para o que ele diz ser algo como “para escutar enquanto estiver lendo o livro"; como uma trilha sonora do livro. Se quiser conhecer, CLIQUE AQUI - esta playlist do livro está cheia de música bacana  - além das músicas que postarei por aqui -, tem Katy Perry; Jack Johnson; James Blunt; Evanescence; e muitos outros. Confiram!

Agora, que tal conhecer as músicas citadas em “Ainda não te disse nada”?


"Se eu fosse um dia o teu olhar" – Pedro Abrunhosa, no álbum “Tempo” – 1996;


♪ Se eu fosse um dia o teu olhar,
E tu as minhas mãos também,
se eu fosse um dia o respirar
E tu perfume de ninguém.
Se eu fosse um dia o teu olhar,
E tu as minhas mãos também,
se eu fosse um dia o respirar
E tu perfume de ninguém. ♪

"Habanera (O amor é um pássaro rebelde)" – Georges Bizet, adaptada da canção “El Arreglito”, por Sebastián Iradier; [YouTube]

"O anjo mais velho" – Fernando Anitelli – O Teatro Mágico, no álbum “Entrada para Raros” - 2003;


♪ Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia o verbo a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
E o fim é belo incerto... Depende de como você vê
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só
Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você
Só enquanto eu respirar... ♪

Lento – Julieta Venegas, no álbum “Sí!” – 2003 – BMG Entertainment Mexico, SA; [YouTube]

Set fire to the rain – Adele, no album “21” – 2011


Je Veux – ZAZ, no album “ZAZ” – 2010; [YouTube]

O meu lugar – Maurício Gomyde, interpretado por Indiana Nomma, no álbum “Nove Canções” – 2012.


O que acharam?
Eu sou apaixonada por O teatro mágico e Adele (tanto que fiz uma postagem especial para a cantora AQUI). E, adorei conhecer as outras músicas!
Desejo muito sucesso ao Gomyde! =0)



Abraços,
Daniela Tiemi

4 comentários:

Sora Seishin disse...

Oi meninas!
Não conheço nenhuma das músicas, vou colocar pra tocar aqui!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Dominique Sampaio disse...

Dani! Que post gostoso de se ler. Ficou ótimooooooooooo...

No fim de semana, irei ouvi-las! Todas!

Beijocas!

_MissOliver disse...

post perfeito, vou procurar as musicas ja, bjs

Malu4u disse...

Livros, musica e cinema (sem falar em sorvet) são minha paixão e acho que não tem nada melhor que escrever um livro com algumas inspirações musicais. Hj em dia cada vez mais os outores estão divulgando suas playlist e até acabam lançando um novo sucesso musical no mercado. Qnto a playlist de Gomyde; adoro algumas, principalmente Adele com Set Fire to the rain que amo, ja tinha ouvido falar de outras e até gostei de umas que ainda não conhecia. Boa Dica

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela