"A princesa leal" de Philippa Gregory

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011



"Seu destino já estava traçado: tornar-se rainha da Inglaterra"
 
Catarina de Aragão - filha de Fernando de Aragão e Isabel de Castela -, infanta da Espanha, princesa de Gales e posteriormente rainha da Inglaterra.

A caçula dos filhos dos reis da Espanha foi prometida aos três anos de idade ao príncipe Artur, filho mais velho do rei Henrique VII da Inglaterra. Ela nasceu e cresceu em um acampamento, em uma época de guerra, quando a Espanha lutava contra os mouros e liderava uma cruzada em 'nome de Deus' e pela 'fé cristã', praticamente liderada por sua mãe.

Desde pequena Catarina foi preparada para tornar-se rainha. Com 15 anos, parte para Inglaterra e casa-se com Artur, porém alguns meses depois encontra-se viúva. Alegando que Artur era impotente e que o casamento jamais foi consumado, Catarina visa casar-se com o próximo herdeiro ao trono, o mimado príncipe Harry (Henrique VIII), seis anos mais novo que ela.

Longos sete anos de espera se passam, praticamente esquecida na Inglaterra, sem ajuda financeira de seus pais ou do rei Henrique VII, Catarina quase não tem mais esperanças quando finalmente casa-se com Henrique VIII e tornar-se o que por toda sua vida foi criada para ser: rainha.

Philippa Gregory criou um romance histórico envolvente e gostoso de ler.

Considero a parte em que Catarina está casada com Artur um pouco cansativa - um tanto sem grandes emoções, além das interessantes narrativas da personagem ao marido sobre sua vida na Espanha - mas apesar disso, o livro é fantástico.

Três pontos que destacam o livro: abordar o primeiro casamento de Catarina e sua vida na Espanha. E, a mudança de narração durante a história, entre a primeira e terceira pessoa, que deixa a leitura ainda mais interessante. É difícil não se imaginar na pele de Catarina quando tão novinha deixa sua casa, sua mãe, seu país para viver com um menino que não conhece em um país com costumes diferentes. Além da sua tamanha responsabilidade.

Eu adorei conhecer um pouco sobre a história de Catarina e de sua luta e, principalmente, obstinação em alcançar o que acredita lhe pertencer: trono da inglaterra.  

Recomendassímo!!! E, quero ler em breve "A irmã de Ana Bolena", já assisti ao filme ("A outra") e amei, acredito que irei amar o livro também! Nada me fascina tanto quanto a história dos Tudor. 

Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito bom".


Por Daniela Tiemi


(Esta resenha já foi publicada em meu antigo blog O Mundo de Tinta em 10 de março de 2010)

10 comentários:

Mellory Ferraz disse...

Nossa, fiquei tão perdida!
Linhagem imperial é uma coisa que me deixa totalmente perdida. Nessa parte da história, eu não sou boa! Aliás, nada boa hahaha
Mas adorei a proposta, até porque histórias que se passam em épocas antigas são demais, não?

Beijinhos,
Mell Ferraz - Croissant Parisiense

MAX disse...

Olá Daniela.

Adoro literatura histórica. Depois de assistir a série The Tudors e o filme "A Outra", me interessei por esse período histórico da Inglaterra. O livro é uma boa dica.

Bjs.

Daniela Tiemi disse...

Oi, Mell!
Tb fico perdida com linhagem imperial. Por mais q a autora explique mto bem a história, precisei consultar o wikipédia algumas vezes qdo li este livro. rs.
Mas fiquei preocupada, minha resenha tá mto confusa?

Bj.

Lívia Carolina disse...

Oi Dani
A história da Inglaterra é uma paixão pra mim!
Fico fascinada!

Já coloquei vários livros da Philippa na minha lista de desejos! rs

Bjo

Adriana T disse...

Eu quero muito ler essa série, mas por que esses livros tem que ser tão caros??? Vou ter que assaltar uma livraria! rsrs
Gostei muito da resenha, beijos

Bruna Miranda disse...

Eu adoro romances históricos, mas eu me dou o trabalho de estudar melhor a história real antes de ler um desses pra que eu não misture as coisas e fique achando que foi tão bonitinho quanto no livro ^^" heuheheheu

Adorei a resenha e a capa!

Angela Graziela disse...

Amo livros dessa epoca
São meus favoritos

Beijos

Estou seguindo .) @pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Mikaela Brasil disse...

Estou querendo ler Philippa Gregory há séculos, mas os livros são tão caros... Adoro a linhagem dos Tudor, as histórias sempre tão fascinantes.
Tenho pena da rainha Catarina que foi trocada pela Ana Bolena...
Gostei muito da sua resenha!
Beijos!
Pérolas e Pipocas

Gabrielle Nepomuceno disse...

Um dos melhores livros da Dinastia Tudor.
Agora estou lendo A Herança de Ana Bolena.
Todos os livros são ótimos dessa autora.
Não iram se arrepender ao comprá-lo.
Recomendo 100%.
Compre nos sebos, sai mais barato.

Jacqueline Elena disse...

Amo Literatura Epíca!!!
Adoro a maneira que Philippa Gregory escreve. A historia do rei Henrique VXlll e Ana Bolena me fascinam! Ontem terminei de ler "A outra rainha" onde a autora narra a historia de Maria Stuart a rainha da Escocia.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela