TOP Piriguetagem Literária 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011


A queridíssima Nanda do blog Viagem Literária propôs um meme divertido para este fim de ano. Como toda viciada em livros certamente sofre do mal de ser uma Piriguete Literária, que tal dividir as nossas maiores piriguetagem do ano? Para quem não sabe do que afinal estou falando, eis uma definição:

Para quem não conhece o termo "Piriguete Literária",  ele está no Aurélio TOC Livros e segundo a Luciana Mara: 
De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).

Sim!!! Eu (Dani Tiemi) e a Dominique somos super Piriguetes Literárias, portanto resolvemos participar!

  Daniela 

Já me apaixonei tantas e tantas vezes em variados graus de intensidade pelos mais diversos personagens. Cada um possui sua própria característica, personalidade, caráter, mas todos possuem uma coisa em comum: são intensamente apaixonados. Então, como não se apaixonar por eles? Por isso, digo com muito orgulho que sou uma Piriguete Literária! É algo inevitável. E, para ser sincera, eu adoro!

Como é super difícil selecionar apenas dez destas paixões de todos os livros que já li na vida, resolvi escolher apenas minhas paixões deste ano, portanto não se assustem se não encontrarem personagens como: Jamie Fraser (Série Outlander), Damon (The Vampire Diaries) e Sam (Calafrio), entre outros, pois apesar de eu ser apaixonada por eles também, são de leituras de anos anteriores. Enfim, sem mais papo furado, vamos ao que interessa e eis os meus amores de 2011:

Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito)
Ok, ok. Eu já li - e assisti - O&P inúmeras vezes. Mas este ano infelizmente não tive tempo de reler esta obra de Jane Austen que é certamente uma das minhas favoritas! Porém, não consigo viver sem minha dose de Mr. Darcy, e li "Mr. Darcy's Diary" de Amanda Grange. É a história de O&P, mas contada sob a perspectiva do meu amado. Um livro que recomendo a todos os fãs da obra de Jane Austen!

Jace (Série Os instrumentos Mortais)
O seu jeito sarcástico e arrogante só faz de Jace um personagem super sexy! Além disso, ele prova no terceiro livro da série, "Cidade de Vidro", o quanto é capaz de amar intensamente! Não pude evitar esta paixão!

Dimitri (Série Academia de Vampiros)
Dimitri... Meu Deus, mal sei o que dizer. Ele é apaixonante, um personagem que em nenhum momento tenta ser "o sedutor" mas é, inevitavelmente. Ele não é o só tipo bonitão... Ele é extremamente doce, sexy, inteligente, paciente, sabe lidar de uma maneira incrível com a Rose; com sua "Roza" - devo dizer que quase infarto toda vez que ele a chama assim. Certamente, é o amor da minha vida... literária!

Peeta (Trilogia Jogos Vorazes)
Apesar da maldade que a autora, Suzanne Collins, fez com o meu querido Peeta no último livro da trilogia; não há como não se apaixonar pelo "garoto do pão". E a Katniss ainda têm dúvidas! Eu não pensava duas vezes, viu?

Ash (Série Os encantados de ferro)
Quem diria que o Príncipe do Inverno tem o poder de derreter corações? Extremamente sexy e romântico, ele desfaz qualquer coração de gelo.

Étienne St. Clair (Anna e o Beijo Francês)
"É possivel que lar seja uma pessoa e não um lugar?" (p. 195) 
 Ele é um americano com sotaque britânico que vive na França, só isto já seria o suficiente para me deixar encantada. Mas, como se não bastasse, St. Clair ainda é muito bonito, gentil e simpático. Simplesmente apaixonante!

Mr. Thornton (Norte e Sul)
Já assisti milhares de vezes a série da BBC baseada neste livro homônimo de Elizabeth Gaskell, mas somente recentemente o li. Se eu já era apaixonada por Thornton antes, agora então... Estou perdida! rs. Mr. Thornton transborda paixão pela sua amada Margaret Hale... Sortuda!

Caleb (Eve)
Apesar da aparência selvagem devido às circunstâncias, Caleb é um garoto inteligente, amigo, corajoso, de bom coração e capaz de arriscar sua vida pela Eve. Ele prova que nem todos os homens (ao menos os literários!) são iguais...

Noah (The Unbecoming of Mara Dyer)
Noah é... misterioso. Pois, na verdade, é muito mais do que aparenta ser. Ele é riquíssimo, bonitão, adora animais, tem um quarto abarrotado de livros... uau! Além de tudo isso, é um cara muito, muito bacana. Agora, me diz se você não quer um desses?? Eu queroo! rs.

Joe (O céu está em todo lugar)
Fiquei completamente "Joelirante" desde a primeira vez que ele aparece na história. E a cada "pisca, pisca, pisca" daqueles olhos verdes, eu ficava extasiada! Além de todo romântico e apaixonado, ele é um cara divertido e é músico! Perfeito!


♥  Dominique 

 Eu não sei o motivo pelo qual essa leitoras piriguetes insistem em dizer que Jamie Fraser e Dimitri Belickov são delas... AFF!!! Quantas vezes devo dizer que além dos dois serem meus, um deles é pai de Luiza? Até a Dani Tiemi, minha parceira no blog, pessoa que considero uma amigaaaaaaaaaaa, anda me decepcionando alastrando por aí que é apaixonada por eles... O mundo está perdido! PeloamodeDeus! Entendam: Dimitri é meu marido e Jamie, meu amante. Sem contestação! Vocês tem que começarem a viver com essa VERDADE. Eles são meus e eu sou deles. FIM DE PAPO!

Ufa! Se isso não for ser uma piriguete literária, não sei mais o que sou... [suspiros]

Eu também já me apaixonei literariamente várias vezes a ponto de suspirar pelos cantos, rir em um metrô cheio e ficar ruborizada por uma declaração de amor. Para mim, não é a tal mocinha songa monga que está com o homem da minha vida e sim, EU! Então, suspirar e sonhar fazem parte de todo o processo. Quem nunca ficou com água na boca quando leu sobre um beijo super quente? Ou quente fervendo por uma cena hot? Ou desesperada quando o gatinho fica magoado, rejeitado? Ahhhh, minhas amigas, somos tão humanas, que deveria haver alguma mágica capaz de trazê-los para nossos braços.

* Que meu marido não leia nunca essa declaração, ele pode jurar para qualquer um que é meu Dom Juan. Risos! Não sabe ele a concorrência que enfrenta todos os dias nos livros que beatificamente levo comigo para onde quer que eu for. *

Eis, então, os amados de 2011:


Joe (O céu está em todo lugar)

Joe é um gatinho lindo e fofo! O tipo de namorado que eu gostaria de ter tido quando era adolescente. Doce, romântico, fiel, amigo... Aff! O rapaz é perfeito!

Tobi (O céu está em todo lugar)

Apesar dos pesares, eu senti uma grande atração por Tobi. O cara mesmo imerso na sua dor conseguiu me deixar tensa, assim como com sua paixão tentou levar consigo Lennie, a personagem central. Cada vez que eles se tocavam, eu afundava cada vez mais rumo ao abismo que eles caminhavam.

Palmas para o autor que conseguiu me deixar cheia de sentimentos conflitantes e, principalmente, por fazer-me acompanhar a trama em primeira pessoa. 

Jace (Série Os instrumentos Mortais)

Jace é muito gatinho, além de ser intenso e apaixonado. Com seu estilo badboy mártir consegue arrebatar qualquer mulher. 

Balthazar (Névoa do Tempo)

Quem prefere ficar com Lucas quando tem um vampiro intenso e apaixonado como Balthazar? Só mesmo a songa monga da Bianca mesmo.


Rurik (Apátrida)

OMG! Chorei, chorei, chorei! E te amei desde o momento que você surgiu, meu bom amado Rurik. Nossa, que homem perfeito! Ele me lembrou meu gatinho Cristiano. [suspiros]

Christian (Fazendo meu filme 2 - Fani na Terra da Rainha)

Outro gato lindo de morrer, intenso, apaixonado, tudinhodebom! O que eu faria com um rapaz desses quando eu tinha 16 anos, hein, hein?


Somente me apaixonei por esses rapazes neste ano. Infelizmente, 2011 não foi um ano tão cheio de romances bons e quentes, quanto 2010. Mas confirmo o que vocês já sabem. Mesmo me apaixonando por todos esses rapazes, sou fiel aos meus amores JAMIE FRASER e DIMITRI BELICKOV. I love you, my boys!

* Não consigo pensar em nenhum ator para ilustrar os minha paixões literárias. O único que sempre ronda minha mente é o ultramega gostoso Gerard Butler. Aliás, ele também é meu! Tirem o olho. Humf!

16 comentários:

Nanda disse...

Ei meninas,

Adorei a lista de vocês, a lista da Nique ficou até bem modesta ne? rsrssr

Aiai não acredito que esqueci o Jamie na minha afff

Eu não gostei do Tobi de O céu está em todo lugar não, mas babei no Joe rs.

bjos

Mar disse...

Caramba Dominique só de ver o meu Damon eu ja arrepio compeltamente!!!! rs
ESTÁ ROLANDO SORTEIO RELÂMPAGO + TOP SEGUIDOR NO IMAGINAYRE!!!
Acesse: imaginayre.blogspot.com

Angela Graziela disse...

Olá, tudo bem?
Ah, eu também sou uma Piriguete Literária, e das grandes rs rs
E fazer uma lista dessa seria tão difícil, porque são tantos
E infelizmente eu não conheço esses personagens que citou .-.
Mas logo vou conhecer os do livro “o céu esta em todo ligar”

Beijos e Feliz Natal

@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Cacá SS disse...

Oi Dominique, oi Dani,

Todas adoram ser piriguetes literárias! hahaha
Ri muito com o post, principalmente com sua declaração, dona Dominique, de que seu marido enfrenta concorrência literária todos os dias, hahaha

Com a lista de vocês só confirmei que eu PRECISO ler Jogos Vorazes e Encantados de Ferro muito rápido!
Beijos

Cacá
*Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

Celsina disse...

Aiaiai... adorei a lista de vocês, meninas =)
ps.: E Jamie é Jamie, não tem quem resista. rs.

Beijos!

Daniela Tiemi disse...

GeZuis!! Este Gerard é uma tentação... rs.

Niqueeee, sabe como é, neh? "amigas, amigas, piriguetagem literária a parte", queridaaaaaaaaa!!! kkkkkkkkkkk
Vai ter q dividir o Jamie e o Dimka!!!
Lindooooooos!

Hérida Ruyz disse...

Sinceramente, viu? Eu já falei, mas vou repetir... Pode tirar o zóio que o Jamie é MEU!!!
Perderam a noção do perigo meninas? Vai rolar sangue por aqui! kkkk

O Jamie é um sonho mesmo, impossível não se apaixonar.
Adorei a lista de piriguetagem! Tem um monte de bofe que ainda não conheço, mas já coloquei na minha agenda p/ meus próximos encontros. kkk
Bjs

Carolina Maia disse...

Daniela, todos os seus amores entrariam na minha lista. (Só que alguns deles li os livros em anos anteriores como o Peeta, por exemplo.) kkkkkkkkkkk' Para falar a verdade, os únicos que ainda não conheço são Caleb (Eve) e Mr. Thornton (Norte e Sul), mas já estou providenciando a série Norte e Sul para ver, depois de tantos comentários seus e da Nichole do blog Faz Parte. :)
P.S: Jaime Fraser é um dos meus amores literários preferidos. rs.


Beijos!

Daniela Tiemi disse...

Ai, Carol! Assista, simmmm! A série é lindaaaa, vc não irá se arrepender!
Bj.

Dominique Sampaio disse...

Humf! Bando de invejosas literáriasssss... Jamie Fraser é meuuuuuu!

E Dimka e Gerard tb! =D

MAX disse...

Olá Daniela, Dominique,

Puxa, eis um termo que eu não conhecia: "Piriguete Literária". Legal, divertido, rsss. Mulheres e suas paixões platônicas por personagens de livros... Que dizer? A maioria dos marmanjos são apaixonados pela Lara Croft (sem querer comparar) rsss.

A propósito: Feliz Natal e u, Feliz Ano-Novo para vocês e suas famílias.

Abraços.

Kel Costa disse...

Das duas listas, o meu number one seria sem sombra de dúvidas, o Dimka <3 hauhauhaha

Tem o Jace tb e o St. Clair, mas o Dimka viria em primeiro. Ele é O CARA haha

Vim desejar um Feliz Natal pra vcs e seus familiares ;) Um domingo cheio de paz e alegria!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Luciana Mara disse...

Ei meninas!

Vários das listas de vocês duas, estarão na minha lista também.

É piriguetagem que não acaba mais, né?!

Bjins

_MissOliver disse...

COM TODA CERTEZA sou uma periguete literaria, mas minha verdadeira paixao platonica sempre sera o Patch da serie Sussurro *-* parabens pelo post, como sempre amei s2

Malu4u disse...

Qndo vi esse post na newsletter do meu email achei muito engraçado e logo quis saber sobre o que tratava e para minha surpresa amei e soube que eu tbm sou uma "Piriguete Literária". Adorei a lista e concordo com alguns "delicias" delas; principalmente o meu favorito Joe de O céu está em todo lugar que me fazia ficar "Joelirante" pelo dia todo enqnto li essa historia. Tbm amo Damon de The Vampire Diaries e Jace de instrumentos Mortais; e incluiria o meu anjo favorito Patch da serie Sussurro.

Ana Paula disse...

MEU Dimka ta ai *----------------* Meu personagem preferido é ele. Tenho uma paixao especial por ele,não sei explicar bem!
paokpaok

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela