"O diário de Suzana para Nicolas" de James Patterson

sábado, 14 de janeiro de 2012


"A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta".
(p. 185)

Katie Wilkinson está com seu coração partido. Apesar da tristeza, sente raiva também. O homem que ela amava havia terminado o relacionamento que mantinham há 11 meses de maneira repentina e inesperada. Aqueles foram meses maravilhosos e por mais que tentasse, não conseguia encontrar a razão que poderia ter levado àquele término repentino.
Os dois se conheceram quando Matt Harrison fora a Nova York após vender os direitos de publicação de seu livro a uma prestigiada editora em que Katie era editora sênior. Eles se deram muito bem e em poucas semanas, já estavam apaixonados.
Matt era um cara reservado, pouco compartilhava com Katie sobre seu passado. Mas ela sabia que ele fora casado, e sabia o nome da esposa: Suzana. Ele lhe garantira já não estava mais casado com Suzana, mas agora Katie não consegue deixar de se perguntar se isto é mesmo verdade.

Na manhã do dia 19 de julho - um dia após o rompimento deles -, ela saíra para um passeio de barco pelo rio Hudson, tentando lidar com a mágoa que sentia, e ao voltar encontra um pacote na porta de sua casa. Na capa, estava escrito à mão: "O diário de Suzana para Nicolas". Katie sabia que definitivamente aquela não era a letra de Matt. Seria, então, de Suzana? Por que Matt enviaria aquele diário a ela? E quem era Nicolas?

Assim como Katie, durante a trama possuimos as mesmas dúvidas e ao poucos vamos desvendando os segredos de Matt. Por isso, prefiro não me estender no resumo da história e deixar para que o leitor descobra sozinho. São surpresas lindas e um tanto tristes.
Este é um livro emocionante que não só me arrancou  lágrimas (ok, eu sei que sou chorona demais! rs.) e me surpreendeu positivamente, como também me deixou arrepiada com suas lições de vida. A leitura nos faz refletir sobre milagres, sobre perdas e, principalmente, sobre superação. Um enredo e narrativa simples, mas marcantes.

Matt é o sonho de qualquer mulher. Ele é apaixonante! Um cara especial que, durante a leitura, faz com que você torça muito por ele, pela sua felicidade.

"Matt não podia ser mais diferente. Parecia se interessar por tudo no planeta: era jardineiro, observador de pássaros, leitor compulsivo, ótimo cozinheiro, campeão de palavras cruzadas, jogava basquete e, é claro, era muito habilidoso com as coisas da casa."

A maior parte da história é contada através do diário de Suzana, intercalada por algumas narrativas de Katie. As duas personagens são bastante carismáticas, mas tive um carinho especial pela Suzana, pois como Nicolas é o filho dela com Matt, trata-se então de um diário escrito por uma mãe para seu filho, algo cheio de ensinamentos preciosos e comoventes, confira alguns deles:

"Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um lindo cordão colorido."

"Mas ela me fez com que eu me desse conta, mais do que nunca, de quanto somos vulneráveis, de como viver pode ser igual a andar na corda bamba: um passo em falso e caímos."

"Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas. Lembre-se sempre disso, mas lembre também que é preciso seguir em frente de alguma maneira.
A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frente, caramba."

"Ah, Nicky, às vezes gostaria de poder guardar você em um lugar seguro, como uma relíquia. Mas o que é a vida se não a vivermos?
Acho que sei bem disso.
Lembro-me de um ditado que minha avó costumava usar: um hoje vale dois amanhãs."

Este foi o primeiro livro que li de James Patterson, e gostei demais. Um belíssimo drama; uma história especial que eu recomendo a todos!


Minha classificação para esse livro é de  5/7- "Muito bom".

Por Daniela Tiemi

21 comentários:

Leituras disse...

Confesso estar louca pra ler este livro para poder, enfim, descobrir o mistério reinante nele heheheh

Quero saber pq o povo quis jogar pela janela ele :)

Como sempre Dani, suas resenhas são impecáveis.

Beijocas,
Lari

Nickinha23 disse...

Putz! Não dava um vintém por esse livro, juro! Já li dois livros do Patterson, gostei, mas eram de suspense. Não imaginei que ele fosse ser bem sucedido em romances tb.

Vai para a listinha. Fazer o que, né?

Bjs!

Adrianatbnu disse...

Amei sua resenha, acho que eu sempre digo isso né? Se não digo pode ter certeza de que é o que eu penso. Agora estou com muita vontade de ler o livro.
Beijos

Giu Fernandes disse...

Oii Dani!
Awww, eu quero ler esse livro! Já li tantas resenhas positivas e um outro livro que li dele é um dos meus favoritos! *-*
Adorei a resenha! :)
Beijos!

Liliane Cristine disse...

Adorei sua resenha Dani e esse livro já estou de olho nele algum tempinho!

Obrigada por compartilhar sua opinião conosco!
Beijos

Fellipe ramos disse...

Muito boa sua resenha, fiquei mais curioso agora para ler esse livro que parece ser muito bom e ao mesmo tempo muito triste, ainda não li nada do autor e gostaria de começar por esse livro que parece ser muito tocante, como você disse, daqueles que nos faz refletir!

Daniela Tiemi disse...

Tb não esperava mta coisa deste livro, Nique, confesso. E qdo iniciei a leitura achei q não fosse gostar... Como eu disse a trama e narrativa são simples, mas o final fiquei com o coração apertado... Acho q especialmente você que é mãe, iria se emocionar!
Bjo.

Niii disse...

Ai que inveja de vc(boa tá?). Eu ainda não li esse livro e estou morrendo de vontade o/
haha

Bjo Dani querida

Niii
Faz Parte...

Naniedias disse...

Esse livro é lindo demais, né?! *-*
Eu não sou do tipo que se apaixona pelos personagens literários, mas confesso que ao Matt eu não resisti ><

Beijos,
Nanie - Nanie's World

Natty disse...

Hummm ele esta na minha lista 2012, e acho que vou chorar muito quando lê-lo....

Daniela Tiemi disse...

Pode ter certeza, Natty. Impossível não chorar...

Daniela Tiemi disse...

Lindo mesmo, Nanie!
Matt é apaixonante. *_*

Daniela Tiemi disse...

Giu, aposto q o livro q leu dele q é seu favorito é "Sunday's at Tiffanys", acertei? É uma das minhas próximas leituras!

Folhas de Sonhos disse...

Quero muito ler James Patterson, todas as resenhas que leio me faz achar interessante esse escritor. Particularmente esta história deve ser linda e emocionante!

abraços,
Luciana
http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

Cristiane dornelas disse...

eu quero tanto ler esse livro. E soube que ele tinha filme mas não consigo encontrar. A história é tão bonita!!! Eu quero ler!! *-*

Gabriel Amorim disse...

Essa resenha chamou muito minha atenção, o livro parece ser ótimo!
Quero muito mesmo ler, esse é do tipo de livro que eu amo.

Thay Marins disse...

Amei esse livro, parece ser muito bom, estou louca para ler!

Geiziane Driely disse...

Parece ser mt bom. Adoro livro que tenha suspense e que coisas tem que serem descobertas, deixa o livro mais emocionante.

Samillesenna disse...

O amor entre duas pessoa pode durar muito tempo quando elas amam a si mesma e estão prontas para dar amor a outra pessoa.
- O Diário de De Suzana para Nicolas.

ELUANA disse...

AMEI ESSE LIVRO, CHOREI MUITO,TANTO SUZANA COM MATT SÃO PERSONAGEM APAIXONANTES, RECOMENDO A TODOS ESSE LIVRO LIVRO.

adriana maria pereira disse...

Amei,emocionei e chorei.Math,Suzana e Katie,são personagens inesquecìveis.Uma història repleta de amor!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela