"Os Sete" de André Vianco

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


Eu tinha que ter lido este livro dez anos atrás, quando ele foi lançado. Hoje, depois de conhecer o autor e seu incrível repertório de publicações e ter ouvido seus fãs apaixonados falar a respeito, fica difícil não se deixar influenciar. Ainda assim, independentemente, sinto um carinho especial por este livro, pois lembro que eu tinha dezesseis anos quando vi o busdoor d’Os Sete aqui no Rio, e naquele momento eu pensei “Genial, há um autor brasileiro falando de vampiros! Isso é muito legal!”

Como vocês sabem, Os Sete conta a história de sete vampiros portugueses encontrados enclausurados em caixas de prata dentro de uma caravela lusitana, que dormia no fundo do mar próximo ao povoado de Amarração, litoral do Rio Grande do Sul. Dois jovens mergulhadores a encontram e resolvem ganhar uma graninha com a venda da descoberta; a partir daí, começa um processo de recuperação e restauro de tudo dentro da caravela. No meio disso tudo,  Eliana, assistente, se corta e um filete de sangue cai na caixa em que está escrito “Inverno”. A partir daí, Inverno – que é um vampiro – acorda e começa a acordar seus irmãos um por um.

Inverno é o cara! Entendo porque todo mundo ama ele, pois além da pose de mau – você sabe, cabelo comprido, sobretudo preto – o cara faz a temperatura baixar até gelar os ossos e percorre meio Brasil atrás de Eliana – a “mãe”,como ele a chama por ter sido ela a doadora do sangue que o acordou. Aliás, os capítulos que narram o processo de regeneração de Inverno logo no início do livro são ótimos – talvez por isso criamos um vínculo tão especial com a personagem.

Também gostei muito de Miguel, o Gentil, embora eu tenha passado metade do livro confundindo-o com Manuel, outro vampiro, por causa da similaridade dos nomes. E não pude evitar um pensamento jocoso em comparar os sete vampiros – e um deles se chamando Gentil! – com os sete anões. Penso que não seria uma má comparação, posto que os capítulos que envolvem os vampiros são os mais legais do livro. Visualizem isso: vampiros portugueses que ficaram adormecidos durante quase quinhentos anos, de repente acordam no Brasil, um lugar que da última vez que ouviram dizer era apenas um plano de um doido chamado Cabral. As cenas de Inverno e Miguel descobrindo a luz elétrica e o motor a explosão são hilárias! Gostaria muito que houvesse um apêndice de mais algumas aventuras dessa dupla descobrindo as mudernidades , nem que essas aventuras acontecessem em sonhos. Sério, um vampirão todo fodão descobrindo um interruptor de luz é digno de aplauso.

Quem quer conhecer mais sobre o mundo vampiresco criado por Vianco, Os Sete é uma leitura obrigatória, inclusive por ser uma série que rendeu ainda “Sétimo” e a trilogia do “Turno da Noite”, que, aliás, virou minissérie televisiva dirigida e roteirizada pelo próprio autor! E você pode conferir o episódio-piloto. É ótimo!


Janda Montenegro.

8 comentários:

Folhas de Sonhos disse...

Nossa..nunca parei pra ler com mais calma sobre Os Sete. Agora me interessei, parece bem legal... Tb lembro quando ele foi lançado, mas li por alto e considerei fraco, mas acho que talvez não seja! rs... Abraços.

Thais Priscilla disse...

Nunca tive muito interesse nos livros do André Vianco. Infelizmente:/

Beijinhos,
Thais Priscilla
http://thaypriscilla.blogspot.com

Nattacha Radoll disse...

Gente conheci esse autor pelo meu professor de história do ensino medio, ele como um bom professor de história adora ler, e um dia ele entro na sala, e como eu estava lendo, pergunto: quer ler um livro de vampiros? mas vampiros de verdade, crueis! Fiquei toda empolgada, e ele me apresentou esse explendido autor nacional! Depois de ler o livro mostrei para minha tia, leitora assidua, que não perdeu tempo e comprou todos os livros dele já lançados, não preciso dizer o que ela adorou-o tanto quanto eu né xD
Eu achei fascinate o mundo que o Andre criou no livro, apesar de ser uma leitura bastante demorada, não sei você, mais eu demorei para ler esse livro, todos os pequenos detalhes, e a forma como ele apresenta cada personagem, com uma introdução antes do personagem chegar ao enredo principal é maravilhoso. Com certeza uma leitura super recomendada para fãs de leituras vampirescas, e para quem aprecia um bom autor nacional.
Parabéns pela resenha, eu adorei, até me deu vontade de ler outro livro dele, um que quero muito ler é o novo dele: O Caso Laura!
Beijos :*

Meyre Christina disse...

Essa capa sempre me deixou com um medo!!! A historia parece boa, apesar de que, como a gente já está meio saturada de vampiros, realmente deviamos tê-los conhecido antes,hhehe. Mas com certeza gostaria de conhecer melhor esses vampiros se tivesse oportunidade. Bjkss

FlaviaMolina disse...

Eu ainda não li nada do André Vianco , não sou muito fã de vampiros , mas tenho curiosidade de conhecer um autor brazuca falando sobre eles .. mas sabe como é , sempre tem outros livros na frente pra se ler , eu sempre vou deixando pra depois . Vou tentar ler em breve . Gostei muito da resenha !!


Bjinhuss !!

alininha_lima disse...

Eu amo os livros do Vianco!!
Tenho que indicar O Senhor da Chuva.. é tenso!
Vale a pena. Já li Os Sete e adorei!

Mariane disse...

Faz uns 4 anos que eu conheci esse livro pela internet mesmo, mas nunca tive oportunidade de ler e depois desse resumo tô mais piradinha pra ler!
ótima resenha... Bjos

JÔ disse...

Eu e minha família lemos é muito bom, amamos e acredito que daria um bom filme

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela