[Filme] Jogos Vorazes

segunda-feira, 26 de março de 2012


"Que a sorte esteja sempre a seu favor"

Nem acredito que o tempo passou tão rápido. Parece que foi ontem que recebi a notícia que um dos meus livros favoritos seria produzido para o cinema. Apesar da ansiedade por conferir este filme, tinha também um receio muito grande sobre o resultado desta adaptação cinematográfica. Mas ao contrário de "Crepúsculo" e alguns dos filmes de "Harry Potter", considero esta produção muito boa, mesmo com suas ressalvas.

"Jogos Vorazes" é baseado no homônimo livro de Suzanne Collins e trata-se de uma trilogia: "Jogos Vorazes", "Em chamas" e "A Esperança" - lançados no Brasil pela Editora Rocco. Situado em um período futurístico não-determinado e apresentando uma sociedade distópica que com a destruição a América do Norte se torna uma nova nação chamada Panem que é dividida em 12 Distritos e a Capital. A maioria destes Distritos são subdesenvolvidos e trabalham para abastecer a Capital em sua riqueza e tecnologia.

Depois que o Distrito 13 foi destruído por se rebelar contra a Capital, esta então decidiu criar os "Jogos Vorazes": um reality show que conta com 24 tributos - jovens de 12 a 18 anos que são escolhidos pela capital por um sorteio, uma garota e um garoto de cada Distrito são levados para este jogo cruel em que o vencedor é único a sair vivo da arena.

Katniss Everdeen (protagonizado por Jennifer Lawrence) é uma jovem de 16 anos que perdeu o pai há alguns anos e é ela quem cuida para que a mãe e a irmã mais nova não morram de fome, caçando clandestinamente na floresta do Distrito 12 - o mais pobre. Quando dia do sorteio chega - também chamado Dia da Colheita -, Primrose Everdeen é sorteada e para proteger a irmã, Katniss se voluntaria para participar no lugar dela. O outro sorteado do mesmo Distrito é Peeta Mellark (Josh Hutcherson). Na arena, os tributos lutarão até morte, pois o reality show mortal só termina quando resta apenas um jogador!

Gale e Peeta
O roteiro adaptado por Suzanne Collins com a ajuda de Billy Ray ficou o mais próximo possível da história do livro e como fã da trilogia fiquei bem satisfeita. Nem tudo ficou como eu imaginava, mas chegou bem próximo disto. O filme tem boa qualidade gráfica e uma boa fotografia. Mas, principalmente, eu gostei bastante das escolhas para os atores que fizeram, sim, um bom trabalho. Haymitch e Cinna estão entre meus favoritos, depois dos protagonistas.

As cenas de ação e violência ficaram camufladas; provavelmente, por se tratar de uma história para jovens. O que eu não gostei foi o método utilizado para esta camuflagem, a "câmera nervosa". Eu, particularmente, não gosto deste recurso de filmagem, ainda mais quando utilizado diversas vezes no mesmo filme.

A trilha sonora foi bem selecionada e mesmo a ausência de música em algumas cenas foram bem colocadas, deixando a emoção certa para cada momento do enredo. Ainda assim, não me emocionei da mesma forma que livro que me arrancou muitas lágrimas. Faltou também um pouco mais de química para par romântico - Peeta e Katniss. O tão esperado beijo, não me arrancou suspiros. A dúvida de Katniss, descrita no livro, sobre os verdadeiros sentimentos e intenções de Peeta não transparece no filme, o que eu já esperava que pudesse acontecer.

Contudo, achei que o resultado foi melhor do que poderia esperar. Estou tão acostumada com adaptações decepcionantes e não fui ao cinema com grandes expectativas. No fim, saí da sala do cinema ansiosa, sim, pela continuação. E parece que serão quatro filmes - o último filme será dividido em duas partes. Espero que mantenham a qualidade nas continuações!

Se eu recomendo  assistir a este filme? Sim. Especialmente, se você já leu o livro. Para quem não leu, fica a dica: o filme é muito bom, mas a leitura é bem mais emocionante.

Katniss e Peeta


Por Daniela Tiemi

20 comentários:

Folhas de Sonhos disse...

Eu não li os livros, mas verei o filme assim mesmo. Mais tarde eu leio :)

abraços!

Dominique disse...

Opa! Eu consegui terminar de ler o livro. Ahahaha! Resisti a tentação de correr para o cinema e me esbaldar. Dizem por aí, que a adaptação ficou muito melhor do que o esperado. Meu marido atribui esse fato, por ser um filme produzido pela Paris Filmes, para ele, uma das melhores produtoras.

Ai, ai, ai, confesso que estou entre Peeta e Gale. Apesar de a balança pender para o Peeta. [suspiros]

Enfim, quero muito ver esse filme, com muita pipoca e refrigerante. =D

Beijoos!

Luciara disse...

ei Dani,
ainda nem li o livro, acredita? Não consigo me interessar pela trilogia. Acredito que o filme possa e atrair mais, heheh. Vou esperar sair nas locadoras ai assisto. ^^
beijos.

p.s: o Gale é um gato, huahaua

Ângela Graziela disse...

Ainda não li este livro
Mas ta todo mundo louco por ele e sinto que quando lançar o filme, vai ser um sucesso ainda maior

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Simone disse...

Também não li esta trilogia ainda.
O filme pode ser uma adaptação ótima, ter uma estória incrível, mas eu acho que tudo depende se você gosta desse genero .de ficção.
Abraços

Cristiane dornelas disse...

Foi lindo *0* foi angustiante, valeu a pena o esforço enorme que fiz pra ver o filme e eu amei!!!! Pena que pareceu passar rápido demais ¬¬ sério, tive que pegar ônibus indo pro cinema por duas horas, mais duas de filme e mais duas de volta, morri de cansaço, fui com medo de não ter ingresso porque meu cinema de pobre não tinha a certeza do filme chegar no dia para a 1ª sessão, que era a unica que eu podia ver, e consegui, tinha ingresso, vi o filme, adorei, morri pra voltar pra casa, fiquei com dor no braço de segurar em ônibus e tudo mais, E VALEU CADA SEGUNDO, CADA ESFORÇO, CADA CÉLULA CANSADA DO MEU CORPO MAGRELA! PORQUE EU VI JOGOS VORAZES NA ESTREEEEEIAAAAAA \O/ *0* ain, foi demais mesmo! Louca por Em Chamas!! Tomara que comecem a gravar logo, pra sair fotinhas do filme, videos e tudo o mais dessa trilogia linda que amo tanto *-*

Daniela Tiemi disse...

Com certeza, gostar do gênero é essencial! =0)

Fabianne Almeida disse...

Ainda não li o livro Jogos Vorazes,mas estou com muito vontade de lê-lo,pois adoro distopias.Sendo assim deixarei o filme para depois e as comparações também!
Sempre fico com um pé atrás no quesito adaptações de livros em filmes,pois depois que assisti Os Homens que não Amavam as Mulheres(e já tinha lido o livro) o receio de me decepcionar com uma adaptação aumentou.
Espero que com Jogos Vorazes isso não ocorra.

Fabianne

Daniela Tiemi disse...

Sou team Peeta, sem dúvida! Amoooo!! Apesar do q acontece com ele no último livro... rs. Aaaiii, lê logo para gente conversar sobre os livros, Nique!!! rsrs.

O filme ficou melhor do q eu esperava, gostei! Não é melhor q o livro, mas é mto bom! rsrs.

Bjo.

Nattacha disse...

Aiii estou com bastante vontade de ver esse filme, apesar de não ter lido ainda o ultimo livro da trilogia, o filme por ser do primeiro livro, não ter spoilers do ultimo né xD mais minha cidade é tão podre que nem cinema tem, então só viajando para as cidades vizinhas que posso ver o filme, o que não se torna algo tão facil de fazer acontecer... Enfim, sobre o filme, não espero tanta emoção e as duvidas da protagonista como você falou também não esperava ver já não, já que anunciaram o filme a primeira coisa que mei veio foi, vão resaltar mais a questão da socidade, que os distritos vivem na miseria e ainda com seu trabalho sustentam a capital. Bem espero poder ver o filme e talvez até gosta :D e não como aconteceu com Crepusculo, depois do primeiro filme abandorei, só nos livros mesmo xD
Beijos :*

Andreia Rainha disse...

Adoro esses livros <3333 Louca pra assistir o filme.

Rafaela Lopes disse...

Oi! Fui assistir ao filme na estreia, e apesar de eu ter adorado a escolha doa atores, juro que não tava dando muito pelo filme não, principalmente, porque bem eu nunca dou nada por adaptações haushaushaushaus mas eu gostei, e também estou ansiosa pelo próximo!

Patty disse...

Acho que sou a única que ainda não leu esse livro, estou louca pra ler, todos dizem que é ótimo!!! E pra mim, nem pensar em assistir o filme antes!

Carolina Lopes disse...

Amei a trilogia e estou bem ansiosa para conferir como ficou o filme, mas estou meio temerosa de que não fique bom (já que igual ao livro não vai ficar) e que eu acabe não gostando nada.
Só me resta conferir. Espero que não fique tão ruim assim.
Beijos

Patrícia disse...

Estou MUITO ansiosa pra assistir esse filme. Eu ainda estou lendo o livro, e como não gosto de assistir a adaptação antes de ler ainda não fui ao cinema. No entanto toda vez que vejo o trailer me arrepio. Tenho certeza que não vai ser igual ao livro, mas sinto que vou gostar (:

Marianna Santos disse...

Apesar de ainda não ter lido os livros, fiquei satisfeita de saber que o roteiro adaptado ficou próximo a história original. Já que verei o filme primeiro, mas estou ansiosa para ler os livros.

Dyana Colares disse...

Eu também gostei muito da adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes. Fui melhor do que eu imaginei, porque também estava com um pé atrás com relação ao filme.
Foi muito bom e já quero "Em Chamas"!

Beijos!

Lachesis disse...

Não gostei do filme deixou muito a desejar se eu não tivesse lido os livros iria ficar só com meia história. Como sempre adaptações passam longe da ótima história dos livros

VeLunna disse...

Não tem mesmo como não se envolver com a trilogia desde a primeira página de Jogos. A história de Collins faz pensar e traz à tona muitos sentimentos fortes que reviram a cabeça e o coração da gente, independente da idade ou classe social. Como gênero YA, acabou superando minhas expectativas, ainda mais em se tratando de ficção. Personagens maravilhosos e eventos muito bem entrelaçados. O filme me deixou contente, diria até que superou minhas expectativas em determinados momentos, mas, obviamente, não poderia seguir à risca a trama original. Ficou bem adaptado. Foi feliz em dar vida aos adorados Haymitch, Katniss, Effie, Gale, Prim, Caesar, Peeta (especial sempre, dentro das páginas ou na telona!) e todos os demais. Adicionou fatos que no livro não puderam ser acompanhados (uma sacada de mestre por parte dos roteiristas) e deixou o apetite bem aberto para a continuação "Em Chamas". Tenho certeza de que a fome pela trilogia só tende a aumentar de agora em diante.

Victória Medeiros disse...

Ainda não pude assistir ao filme,mais depois de ler isto estoun mais anciosa do que nunca.Espero que eu fique satisfeita com o resultado (yn).

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela