"O circo da noite" de Erin Morgenstern

quinta-feira, 29 de março de 2012


"Não há mais histórias simples com grandes buscas, feras e finais felizes. As buscas carecem de clareza, objetivos e caminhos. As feras tomam diferentes formas e são difícies de reconhecer pelo o que são. E nunca há finais, felizes ou não. As coisas continuam, sobrepondo-se e se confundindo, sua história é parte (...) de muitas outras histórias, e não há como dizer para onde qualquer uma delas pode nos levar".
(p. 356)

Onírico. Sutil. Mágico.

Em "O Circo da Noite" (Editora Intrínseca, 365 páginas), a autora Erin Morgenstern narra de forma belíssima - com descrições tão ricas em detalhes que nos permite permear nesta mágica circense de tal forma que vivemos um sonho em preto e branco. Nesta história a atração principal é um circo misterioso que chega sem aviso. Quando os moradores da cidade acordam, simplesmente lá está o chamado "Le Cirque des Rêves" ("O circo dos Sonhos"), todo montado em suas tendas listradas de preto e branco e com apenas um cartaz que diz:

"Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer"

"Le Cirque des Rêves" é o palco de uma disputa entre dois jovens: Marco e Celia. Os dois, desde pequenos são criados para enfrentar um oponente em um jogo cujas regras lhe são desconhecidas.
Após o suícidio da mãe, Celia é entregue ao pai, o famoso Próspero, o Mágico, que logo percebe que a menina é dotada de magia natural. Já Marco é um órfão que é adotado por um misterioso homem de terno cinza que de forma reclusa e teórica treina o garoto para desenvolver a magia e enfrentar a desconhecida oponente.

O livro todo parece um sonho. Cada tenda tem seu aspecto inebriantemente mágico e é impossível não desejar estar em cada uma delas. Adoraria me perder no Jardim de Gelo, no Observatório Estelar, no Labirinto das Nuvens ou me deparar com a Àrvore dos Desejos. Sim, o circo é a grande atração do livro. E, para mim, foi o que realmente valeu a leitura.

Pois, apesar de se passar em um cenário e época - entre o fim do século XIX e início do século XX - que me agradam, deixou a desejar em alguns aspectos. Além das excessivas descrições, o desenvolvimento da narrativa de forma não-linear e em terceira pessoa sob o ponto de vista de vários personagens deixa a sensação de uma trama lenta e arrastada quando, na verdade, a história se desenvolve de uma forma sutil. De um modo geral, acredito que o enredo poderia, sim, ter sido melhor desenvolvido.

O romance entre Marco e Celia surge de forma tão súbita que pareceu forçado e não convence, muito menos emociona em momento algum. Faltou carisma aos protagonistas, mas em compensação, outros personagens se destacam. Gostei bastante dos gêmeos Murray - nascidos na noite de estreia do circo - e da história de Bailey que se entrelaça com a dos gêmeos e a do circo de maneira significativa ao desfecho.

Definitivamente, o livro não superou minhas expectativas. Mas talvez elas estivessem altas demais... Não considero este livro ruim de modo algum, mas realmente acredito que poderia ser melhor.


Minha classificação para esse livro é de 4/7- "Bom".


Por Daniela Tiemi

51 comentários:

Lisandra Sandini Beutler disse...

Queria muito ler este livro e, confesso, tua resenha diminuiu meu entusiasmo... Como sou uma leitora voraz, você dizer que "deixa a sensação de uma trama lenta e arrastada" me assusta, pois não gosto de livros que não são ágeis e que prendem a atenção. Ainda pretendo lê-lo, mas vai mais para o final da minha lista de desejos...
Abraços e obrigada por fazer resenhas tão sinceras.

Max disse...

Olá Daniela,

Li muitas resenhas desse livro, confesso que me interessei por ele, mas os pontos sobre a estrutura do texto apontados por você me fizeram ver que talvez não curta muito a leitura, rsss. Gosto de tramas movimentadas, depois de "As Crônicas de Gelo e Fogo" estou sem muita paciência para ler livros onde as coisas se arrastam lentamente até o final. Sei como é ler um livro como grandes espectativas e vê-las afundar. Mas ainda assim sempre é possível tirar algo de bom de uma leitura, não é mesmo?

Bjos.

Giu Fernandes disse...

Oii Dani!
Ao contrário de vc — e como vc já sabe —, eu gostei bastante desse livro! Sei que não tem um ritmo muito bom, mas adorei as descrições, enredo e personagens! :)
Beijos!

Simone disse...

Este livro está dando o que falar, todo mundo querendo ler.
Vi agora há pouco por aí na Net, a capa em inglês igualzinha à nossa aqui.
Também vi uma linda foto da autora com um ar meio místico e seus dois gatos.
Um abraço de Luz e Paz para vocês do Blog.

Folhas de Sonhos disse...

Esse livro sempre me deixa curiosa, quando leio alguma resenha. Adorei a sua. E não sabia que se passava no séc. XIX.. aiii teremos promoção? rs. Abraços, Luciana

Adrianatbnu disse...

Achei a capa dele tão linda! Quase comprei quando fui à livraria, mas fiquei com o pé meio atrás, agora até perdi a vontade de ler.

Andreia Rainha disse...

A um certo tempo esse livro tá me deixando curiosa, quero muito ler.

Carolina Lopes disse...

Que pena! Estava com tanta expectativa para ler esse livro. E essa não é a primeira opinião que leio que diz que o livro não é tão bom assim. Mas mesmo assim vou dar uma chance e ver se gosto.
Beijos

Nattacha disse...

Puxa que balde de água frio acabei de levar :/ bem pelo menos agora vou com menos expectativas para a leitura do livro, eu realmente esperava que o romance dos dois fosse o que deixaria o livro mais encantador, e também não gostei de como os personagens principais não tiveram tanto "brilho", pelo menos a magia do circo é maravilhosa, bem alguma coisa tinha que sem muito interessante no livro né! Gostei muiiito da resenha, pois agora não vou mais com tanta expectativa, mas não vou deixar de lê-lo. Beijos :*

Daniela Tiemi disse...

Sim, Lu! Terá promo deste livro por aqui! Bjo.

Cláudia Charão disse...

Oi Daniela

Adorei a resenha, apesar de lembrar um filme e parecer belíssimo o cenário, acho que a história não faz o meu estilo, para conseguir curtir uma trama lenta, ela teria que ser realmente incrível, ainda por cima o casal não impressionou muito.

Bjus

Fabianne Almeida disse...

Fiquei triste em saber que a narrativa é lenta e arrastada.O universo do circo realmente parece ser muito atraente e charmoso,mas uma historia nao depende somente do ambiente e da época.Porém gostei da disputa entre Celia e Marco.

Fabianne

Patrícia disse...

Eu estou muito curiosa pra ler esse livro já que a maioria das resenhas são positivas. O que me deixou um pouco com o pé atrás agora é a questão das excessivas descrições, o que normalmente me irrita nos livros.

Enfim, ainda quero lê-lo, e essa capa é muito linda *-*

Patty disse...

Ainda não consegui me decidir se leio ou não esse livro. Amei a capa, mas tenho lido resenhas desanimadoras...

Cristiane dornelas disse...

Estou doida pra ler esse livro! Ele parece lindo *0* e essa capa? Maravilhosa! Comprava só pela capa! Mas a história deve ser melhor ainda. Não sei né, se não superou suas expectativas e tal...mesmo assim eu quero ler pra saber como é =D

Marianna Santos disse...

Amei a capa, mas a resenha acabou com as minhas intenções de leitura, pois não sou adepta a excessivas descrições na narrativa e por fim a falta de carisma dos protagonistas.

Niii disse...

pena em Dani!
essa expectativas às vezes frustam mesmo!
Eu tenho as minhas com relação a esse livro bem altas tbém! =x será que eu gosto? hahah
um dia eu tento! Adoro a ideia!

beijos
Nii
Faz Parte...

Cris Aragão disse...

Eu quero muito mesmo ler esse livro, essa é a terceira resenha que eu leio sobre ele e a segunda que revela uma certa frustração da expectativa, mas acho que é assim mesmo quando a gente espera demais de um livro que vem sendo tão comentado. Ainda espero ler e gostar.

Angelica_Reis disse...

A sinopse do livro parece interessante, mas as resenhas que ando lendo por aí estão me deixando com o pé atrás...Acho que esse eu só vou ler se ganhar na promoção mesmo, xD.

Isabela disse...

to até sonhando em ler esse livro já.

Viagem Literária disse...

Oi Dani,

Quando lançou eu não tive vontade de ler, mesmo achando a capa linda. Depois muita gente resenhou elogiando tanto que fiquei doida para ler... agora estou em cima do muro de novo hehe.

beijos

Nanda ☮ disse...

Esse livro é um belíssimo trabalho da Intrínseca, a capa é encantadora!
Que pena que ele não superou suas expectativas, mas mesmo assim eu tô super curiosa pra ler!

leiturahot disse...

Linda resenha, o livro parece ser muito bom, eu não costumo ler livros mágicos mas a curiosidade mata...então espero ler ele em breve!

Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Já tinha ouvido falar sobre esse livro mas não conhecia a historia e acabei de conhece-la aqui então achei interessante a ideia de um circo com magia e várias tendas e tal...parece ser um lugar para que se deseje transportar mesmo..agora a narrativa foi cansativa por causa dos detalhes...isso já me deixa meio aborrecida odeio livros que parecem que não fluem ainda mais quando se tem uma fila enorme atrás.
Bjks
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Ariana Alves disse...

Já li vários blogs comentando acerca desse livro e de como o personagem principal realmente é o circo. Queria tanto uma dose a mais de paixão ^^ Espero poder ler ele em breve.

Carissa Vieira disse...

Estou louca para ler o livro, porque amo a temática circense.
Uma pena que você se decepcionou com o livro.

Beijos.

Diego Rangel disse...

Muito legal a resenha, já tinha lido a sinopse mas estava na dúvida se seria só mais um conto de magia tentando imitar Harry Porter e mostrando a briga entre dois mágicos mas pelo que vi eles mostram as atrações sombrias do circo e isto sim deve ser demais! Abrc!

Rafaela disse...

Muito lindo este livro, super desejado, ouvi varrias caixinhas de correio e resenhas positivas, a sua não foi diferente de certo modo !

Stories and Advice disse...

Oie
Eu particularmente não gosto muito de circos, mas o livro com essa capa linda e as resenhas que já li, mas não estou criado muitas expectativas, ms quero muito ler esse livro.
Parabéns pela resenha, apesar do livro não superar suas expectativas.
Beijos

Iliádine Bandeira disse...

Oiii

Quero muito esse livro,falam super bem dele!

beijos

Erica Ferro disse...

Humm, é, a sua resenha não foi, digamos, uma resenha empolgada. No entanto, deixa claro que a leitura não foi ruim. Humm... Mesmo assim, quero ler "O circo da noite" pra ter uma opinião própria. A capa é uma lindeza, né? Eu adorei!
Sua resenha está ótima. :D

Daniela Tiemi disse...

Oi! Eu tb não gosto de circos, mas qto a isto não precisa se preocupar, pois este não é circo como os outros... É mtoo mágico e encantador!

Amandagamaral disse...

hmm,parece interessante,mas não tanto assim pra comprar logo no lançamento....talvez se eu ganhasse em uma promoção....

Sabrina Arroba disse...

Pois é, vi muitas pessoas reclamando que ele é detalhista demaaais, que torna um pouco cansativo... Vou deixar pra ler nas férias hahah

Iliádine Bandeira disse...

Euu adoreiii a capa e a história, um dos meus desejados..A sua resenha está otima,Parabéns!

vivi lemes disse...

A história parece ser diferente das que já li, a capa é linda e tem se falado muito dele então fico super curiosa! Vi que vc nçao curtiu muuuuito e como minha expectativa está grande... não sei se vou gostar tanto assim tbm!! vamos ver!.. .Bjs

Andréia Regina disse...

Oi Dani,
eu estou louca para conferir essa história. Porém, você não é a 1ª pessoa falando que ele não superou as expectativas.
Mesmo assim ainda quero lê-lo e tirar minhas conclusões.*-*
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Carolinices disse...

Oi Dani
Eu já tinha lido - não me lembro onde agora - do excesso das descrições e da lentidão da trama.

Mas, mesmo assim, fiquei curiosa pra saber de tudo o que acontece na história!

Bjos

Jaqueline Zarth disse...

Olá! Esse livro primeiramente me ganhou pela capa, que é totalmente perfeita! Linda! Dai fui lendo umas resenhas e tal e percebi que o livro é daqueles tipos bem "detalhados", mas até que eu gosto desses tipos (mas só quando estou com muito tempo de sobra), então ele esta na minha lista de desejados desse ano! Quero muito ler ele!

Marieli Costa disse...

Pra começar eu amo circo, portanto tenho certeza que vou adorar o livro... Tou super curiosa pra conhecer essa história, pela resenha deu pra ver que tem bastante mistério :D algo que adoro muito.

Luciana Brito disse...

Fiquei super curiosa para ler esse livro. Adorei desde a capa kkkk

Karen Alvares disse...

Nossa, eu estou super curiosa por esse livro, mas estou tentando não subir demais minhas expectativas. A gente acaba se decepcionando se faz isso. E realmente, isso parece ser unânime: é preciso se ater muito mais ao circo do que ao resto. O circo é um personagem pulsante e vivo, e o restante, coadjuvantes.

Allana Odorizzi disse...

Fiquei muito curiosa desde o lançamento deste, a capa é muito linda e a sinopse deixa-nos instigados à leitura. Porém quando comecei a ler resenhas sobre ele, me desanimei um pouco. Não vi uma resenha sequer que considerou o livro ótimo, pelo contrário, apontaram falhas enormes na obra e, praticamente todas disseram que a leitura só valeu pela descrição do circo em si, que é fabuloso. Mesmo assim quero dar uma chance a ele, é diferente de tudo o que já li e estou muito interessada, mesmo. Ótima resenha!

Allison Feitosa disse...

Fiquei mto interessado por este livro :))

Vanessa - Balaio disse...

Ta ai o livro que mais quero ler nos últimos tempos, sei que tem muita contradição nas opiniões mas eu quero tirar minhas próprias conclusões, sou louca para ter O Circo da Noite e ler o mais rápido possível.

Vanessa - Balaio

Majutziminadis disse...

Estou louca para ler esse livro. A capa é linda e o livro promete.

Carolina Piovesan disse...

Ola tudo bom?
Olha, estou muito curiosa para ler esse livro.
Ja muitas resenhas positivas =)
O que me faz querer ler ele muito *-*
Beijos!
Visite:
http://www.clubedelivro.blogspot.com/

Sandy W. disse...

Já li várias resenhas sobre esse livro e muitas delas não falava bem outras sim, com isso estou mais curiosa pra ler pra poder dar minha opinião e ver se o livro é realmente bom ou não.

Victória Medeiros disse...

Noooossa, só de ler está resenha já estou super curiosa para ler este livro :O Incrivel ! :D

dpaulaingrid disse...

Poxa, estava tão ansiosa pra ler o livro... T^T Achei a capa linda e misteriosa >.<
Bem, talvez eu goste do livro pois gosto "com excessivas descrições" =)

Fábia Gon disse...

a capa é linda......mais não muito esse tipo e histórias......então por enquanto ficou fora da minha lista de leitura.......

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela