"Fábrica de Diplomas" de Felipe Pena

quinta-feira, 12 de abril de 2012


"Fábrica de Diplomas", primeiro livro da Trilogia do Campus, do autor Felipe Pena, explora um cenário atípico ao trabalhar seu suspense em um campus de universidade, onde haverá muitas intrigas políticas, tentativas de assassinatos, paixões arrebatadoras, festas regadas a álcool e a drogas.

Felipe Pena traz em sua trama personagens inesquecíveis pela sua sagacidade, pela decadência moral e por serem tão próximos as pessoas da vida real, que poderia tratar-se de um de nossos vizinhos, professores, amigos ou até daquele indivíduo insignificante que esbarra na gente na rua. 

 A história já começa bastante intensa, onde uma jovem tenta fugir loucamente de seu perseguidor. Ela sabe que se ele a capturar, irá matá-la. Mas a todo custo, Adriana tem que guardar o segredo, pois foi para isso que foi contratada. Porém, o perseguidor consegue alcançá-la na cantina de uma universidade e tenta assassiná-la. 

Chamado para solucionar o estranho caso pelo próprio reitor da Universidade, Antônio Pastoriza, um psicanalista, a princípio não sabe por onde começar, mas logo liga um ponto a outro e chega a um personagem conhecido por todos, como o analfabeto que passou no vestibular. A partir dessa descoberta, Pastoriza será levado através de sua investigação ao mundo do tráfico carioca, arriscando sua própria vida para desmancar um enorme jogo de poder, mas para isso terá que descobrir a identidade de um poderoso bandido, chamado apenas de o Doutor.  

Confesso que tive muitas dificuldades em concluir a leitura, pois para entender o emaranhado de intrigas e o complexo jogo de poder, fui obrigada a desacelerar, o que significava não ler em conduções e ater-me a leitura somente no meu horário de almoço - momento mais calmo do meu dia. 

A princípio, eu admito que odiei o personagem principal, Antônio Pastoriza. Ele é inteligente, misterioso, possui uma mente brilhante, mas é meio mulherengo, do tipo que apronta por debaixo dos panos e não gosta de ter uma mesma mulher por muito tempo, aliás, a maioria de suas amantes são suas alunas. Mas com o desenrolar da história, fui entendendo seu modo de pensar e acabei simpatizando com ele. 

A escrita do autor Felipe Pena é brilhante. Mais uma vez, admito que fiquei impressionada, pois não esperava encontrar tamanha qualidade em seu livro. A história apresenta um intrincado enorme de intrigas, todos contextualizados no cenário de uma universidade, que cada dia possui mais alunos, porém, por algum obscuro motivo, sua renda não está fluindo e a universidade tende a falir. Para compor uma história dessas somente possuindo uma mente brilhante. Felipe, parabéns! 

A indicação da leitura devo a minha amiga Janda, que indicou-me o livro. E, é claro, a editora Record, que confiou a mim, um de seus trabalhos.  O que depender de mim, Felipe Pena e sua trilogia terão vida longa no mercado editorial brasileiro. Eu recomendo com toda certeza a leitura!


Trilogia do Campus

Fábrica de Diplomas #1
O marido perfeito mora ao lado #2
O verso do capitão de embarque #3

Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/7- "Muito Bom".

Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

15 comentários:

Sora Seishin disse...

Oi meninas!
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser bem tenso!! Adoro histórias de suspense.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Cristiane dornelas disse...

Adoro esse clima universidade!!! Filmes que são em faculdades e etc eu amo, mas livro nunca li, e é a primeira vez que vejo esse. Gostei. Parece ser intenso esse livro, gostoso de se ler. Gostei mesmo. Se tiver a menor oportunidade acho que vou ler com certeza!

Folhas de Sonhos disse...

Que diferente esse estilo de livro nacional. Mas não curti, não.

Patty disse...

Acho que deveriam mudar essa capa! O livro parece ser muito interessante e completamente destoante da capa, olhe outros livros do mesmo gênero, em uma livraria com tantas opções esse seria a última. Pelo menos um fundo preto ao invés de branco, sei lá.

leiturahot disse...

Essa capa tá mais para livro didádico...e quando tem jogos de poder e intrigas que fazem confusões ao leitor procuro me sair.

Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com

Jaqueline Zarth disse...

Woooh!! Adorei o enredo desse livro, é bem do tipo que eu gosto, um dos meus tipos preferidos, e esse livro se passa na faculdade, e eu vivo quase numa kkkk minha imaginação vai a mil quando leio! Quero ele!!

Aymee Meira disse...

Adoro livros que abordem faculdade e mistérios de crimes '-' com certeza deve ser uma ótima opção. É a primeira vez que leio algo sobre o livro e confesso que fiquei tentada a lê-lo em breve, será uma de minhas próximas aquisições.

beijos

Simone Schmidt disse...

Tiro o meu chápeu para vocês, sempre divulgando novos autores da literatura nacional.

Ariana Alves disse...

A capa não tem nada a ver com o livro =X
Eu leria esperando um história completamente entediante, sua resenha me surpreendeu nesse ponto.

Bjus

Ariana

Nattacha disse...

Nossa adoro livro que assim, que são escritos de uma forma tão real, com personagens tão bem construídos que poderia acontecer com qualquer um. Gostei do enredo do livro cheio de suspense e investigações, só que como você não gostei muito do personagem principal, acho que vou ter que ler para ver o porque ele é assim...
Fiquei com muita vontade de ler o livro, com certeza quando tiver a chance vou ler sem duvida, e conhecer mais esse talento!
Bjos :*

Allana Odorizzi disse...

Muito mistério e intrigas, até parece Agatha Christie! kkkk brincadeirinha. Mas seriamente, achei o livro muito interessante e original, mostrando os segredos encobertos pelo pano que é a visão moralista colocada sobre as universidades. Tudo extremamente correto... Sabe-se que não é assim. Afinal é parte da sociedade, feito por seres humanos, nunca será perfeito. Um ótimo tema e ainda, muito bem trabalhado, só poderia ser um sucesso!

Fabianne Almeida disse...

Suspense em um ambiente universitário: amei!Adoro suspenses e gosto da universidade também.Parabéns ao Felipe Pena que atiçou a minha curiosidade.

Fabianne

Suzy ♥ disse...

Li, to com vontade de ler o 2º!

Marianna Santos disse...

Anseio pela leitura deste livro, pois adoro histórias com emaranhado de intrigas e jogos de poder, e melhor ainda, no mundo universitário.

Diego Rangel disse...

Legal o fato de mostrar personagens típicos do nosso cotidiano
dentro de um ambiente também familiar! Gostei do fato de ser um
livro com intrigas e investigações,isto já basta pra chamar atenção para obra do autor e me fazer ler esta história.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela