{Admirável Mundo Literário} Quando dizemos adeus...

sábado, 5 de maio de 2012



Há quase um mês, eu devorei rapidamente as página da Trilogia Jogos Vorazes, logo após, corri para o cinema para assistir a adaptação cinematográfica. Depois que a adrenalina baixou e que eu li a última página do livro "A Esperança", senti-me sozinha, ao invés de satisfeita, afinal, eu convivi com a trilogia durante duas semanas intensas, em que meus pensamentos eram todos para Katniss, Peeta, Gale e a arena. Acordada ou dormindo, eu queria estar imersa nos Jogos Vorazes. Meus sonhos traduziam meu desejo, pois por três vezes, eu estive na arena, eu era um dos tributos.

Essa sensação de total solidão acompanhada pelo sentimento de incompletude e insatisfação, chama-se: Depressão Pós-Livro (DPL). Muito comum em leitores vorazes, insaciáveis e viciados em livros, que ao contrário de ler devagar e pausadamente, prefere devorar de uma só vez a leitura. Há tipos de DPL, vejam a seguir:

* Quando o leitor sabe que a continuação irá demorar ainda muito para sair, ele se descabela e chora. Esse período é bastante crítico, pois nenhuma leitura posterior que ele realize, o satisfaz. Para viver, ele necessita da continuação daquela série, por isso, enquanto o tão desejado próximo volume não chega, ele passa o tempo, lendo fanfics.

* Quando o leitor termina um livro, mas ainda não possui sua continuação em casa e precisa esperar até o dia seguinte para comprá-lo, irremediavelmente, os sintomas são claros: insônia, sonhos entrecortados com a leitura, boca seca e agitação. O pobre do companheiro, se o leitor tiver, será alvo de constantes comentários sobre a leitura.

* Quando o livro não possui continuação, restando ao leitor apenas imaginar como seria a vida de seus personagens após tantas emoções. A síndrome atinge seu ápice, quando inconformado com tal infortúnio, o leitor envia uma carta desesperada para o autor, solicitando a continuação.

Eu sou vítima de Depressão Pós-Livro constantemente, desde que me tornei uma devoradora de livros. Lembro que o ápice de meu desespero por uma continuação, foi quando terminei de ler "Harry Potter e o Cálice de Fogo". Eu vinha a semanas lendo a saga e quando conclui, fiquei arrasada. A continuação demoraria ainda um ano para sair, o que fazer em seguida? Outra série que me deixou igualmente abalada pela demora foi a Saga Crepúsculo e, posteriormente, Vampire Academy, que até hoje me recuso a terminar de lê-la. Não quero dar a adeus a Dimitri, nem a Rose. No momento, ao chegar na metade de "Doce e Distante", último livro da Trilogia Gemma Doyle, não sei se quero continuar. Já começo a sentir faltas das minhas companheiras de aventuras, da Academia Spence, de Londres, Kartik. O que fazer?

Dizer adeus é inevitável para nossas sagas, leituras prediletas. Meu conforto reside no fato de que quando eu sentir novamente saudades, poderei recorrer sempre aos livros e reviver cada momento como se fosse a primeira vez. No entanto, minha maior felicidade reside no conhecimento de que cada história lida, cada personagem adorado ou não, viverão em mim para sempre e em você, caro leitor, pois a leitura somente ganha vida nas mãos do leitor, indivíduo corajoso, desbravador, que não possui medo de encarar o imprevisível, nem de romper a fronteira entre a realidade e o fantástico.

Não tenha medo de aventurar-se através de um livro. Ele está vibrando, gritando para você resgatá-lo da estante e, finalmente, começar a viver uma grande emoção.

13 comentários:

Larissa disse...

eu sempre tenho DPL, especialmente ao final de uma série de livros. quando a gente se envolve muito com a história ou a acompanha por bastante tempo, bate mesmo um vazio quando termina. mas faz parte. a gente passa pro próximo (e pra uma nova DPL) e supera :)

Samantta disse...

Essa Dpl atinge a todos!! Fico semanas imaginando o futuro dos personagens....mas o barato da leitura é isso...Usar a imaginação!!
Então que venha muitas dpl!!!

Paula Camargo disse...

Acabo de descobrir que tenho esse problema também!Sofro quando compro um livro acabo ele rapidamente e descubro que o próximo não saiu ou vai demorar mto!Para evitar esse sofrimento só compro liros que a trilogia esteja completa ou tenha muitos livros já divulgados!

Andréia disse...

Eu também sofro desse mal. Principalmente quando não consigo ler uma trilogia completa. E eu vou sofrer desse mal logo,logo, pois irei ler o primeiro volume de uma trilogia.Os outros dois livros da trilogia não sei quando vou conseguir encontrá-los.

Ana Celia Alvim disse...

Por causa desse mal já li a saga Crepusculo, duas ou três vezes. Volta e meia, retorno a alguma série da Nora Roberts também.

Lívia Carolina disse...

Que leitor que nunca sentiu essa DPL...
Minha última DPL foi com A Sombra do Vento. Já vários livros depois deste, mas nenhum deles me deixou um vazio tão grande no final como aconteceu com o livro de Zafón...

Patty disse...

Eu não leio tão rápido, tipo ler um livro em 2 dias, mas tbm sofro muito de DPL, o que me conforta é saber que outros livros virão. E (parece loucura) morro de medo de ler séries sabendo que autor ainda não terminou de escrevê-la, vai que acontece o pior...

Sthéfanie Paula Cachoeira Reze disse...

Eu leio super rapido e entro em depressão!
;/

Ângela Graziela disse...

Que bacana voce consegui ler tudo e correr para cinema
E isso acontece com todo mundo
O que deixa feliz e saber que sempre tem mais me esperando

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Karolyne Kazakeviche disse...

Nossa, eu leio rápido, mas é porque quero começar a ler outro já. =[ Claro que bate uma tristeza quando você sabe que não vai ter mais.

Carol santos disse...

eu me sinto exatamente assim quando termino um livro bom, e quando vejo os ouros na instante aguardando :(

Jessmesquita disse...

Gente as três etapas me definem.. eu sofro com a DPL

Suzy ♥ disse...

Sei como é, também terminei a Esperança recentemente!
Vc recomenda Vampire Academy? Meu amigo tem, acho que vou pedir emprestado.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela