"Palladinum - Pesadelo Perpétuo" de Marcelo Amaral

quinta-feira, 17 de maio de 2012

* Contém SPOILER! *

Conta a aventura de um grupo de amigos de uma escola que, juntos, entre as tarefas rotineiras casa-escola, trabalham para fazer o jornalzinho chamado Página Pirata, no qual falam de assuntos relacionados aos interesses dos alunos. Faz parte do grupo: Pastilha (a garota hiper alérgica e líder do grupo), Pimenta (o negro pobre a la Sirilo, apaixonado por Princesa, mas que ao longo do livro desenvolve sua personalidade e seu caráter tornando-se o verdadeiro herói do grupo), Princesa ( a Maria Joaquina, a loira e riquinha esnobe que faz pouco caso do pobretão apaixonado por ela, vive no mundo das fofocas; é ela quem acaba sucumbindo na terra dos pesadelos, acaba se juntando a Pervérius e, no fim, acaba "morrendo", ficando para sempre na terra dos sonhos), Peteca (a amiga negra atlética, que às vezes é esnobe, às vezes é legal, meio camaleão), Pinguim (o irmão mais velho, tem esse apelido porque sua muito), Piolho (o irmão mais novo Cascão, que tem medo de água, não toma banho e fede; é o alívio cômico do grupo, sempre fazendo besteiras e falando bobagem) e Paçoca (o caçula gordinho inteligente-inventor, medroso pq é criança ainda, e por isso acaba sendo um estorvo a maior parte do tempo, embora não cause raiva, mas sim pena, no leitor).

Um dia Giovanna, uma arqueóloga namorada do professor Pedro, leva uns artefatos a serem expostos no colégio, dentre os quais um crânio. Esse crânio - o Palladinum - é um portal para o mundo dos sonhos/pesadelos e serve tanto para os humanos irem pra lá (como foi o grupo) como para os seres de lá virem pra cá, como fez os soldados-plasma de Pervérios, que invadiram nosso mundo e aprisionaram todos os adultos daqui levando-os pra lá, pois Pervérius precisa se alimentar do medo das pessoas para aumentar seu poder.
grupo parte para o desconhecido para resgatar seus pais desse destino cruel e também a todos os outros da comunidade. Durante a jornada, passam por inúmeras aventuras e desventuras, conhecem Saghata, uma gata mística mensageira da Rainha dos Sonhos e que os guia por esse mundo novo.

Durante a jornada, os jovens se descobrem e desenvolvem suas personalidades, até o embate final contra Pervérius, que trapaceia e faz com que Pimenta, iludido, acabe golpeando fatalmente Princesa, que era sua prisioneira.

Após a derrota momentânea do Pai dos Pesadelos, os pais da menina decidem ficar no mundo dos sonhos com a filha, pois seria a única maneira dela permanecer viva;  todos os outros retornam para casa, com seus pais resgatados.

5 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Dominique!
A estória é muito interessante!
Abraços.

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Convido para que leia e comente “A DESPEDIDA DE TEDDY LOMBARD” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

João Victor . disse...

Oi ..

Não li a resenha por causa dos spoilers, mas o livro parece ser legal. :)

João Victor - Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com.br/

LUIZA : ) disse...

Parece ser bem legal! Não conhecia esse livro.
Seguindo o blog!!!
Convido para seguir:
eternamente-princesa.blogspot.com

Bjs

Giu Fernandes disse...

Oii Dominique!!
Não conhecia esse livro, li só por cima a resenha, por causa dos spoilers! Não sei se faz muito meu estilo... xD
Beijos!

Suzy ♥ disse...

Já li, gostei da Maria Antonieta. Triste o que acontece com ela.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela