"Deslembrança" de Cat Patrick

sexta-feira, 15 de junho de 2012


"Lágrimas e mais lágrimas caem nas páginas pautadas em minha mãos enquanto descubro um pesadelo que se tornou realidade. Enxugo-as rapidamente para que não desbotem a tinta. Porque, apesar do aperto no peito que me faz odiar os passarinhos cantando e tudo o mais, sei que precisava ler isto hoje, e que vou precisar ler de novo amanhã.
Para mim, ler é lembrar."
(p. 194)

Toda noite quando London Lane dorme, suas lembranças são apagadas da memória. Tudo o que lhe resta na manhã seguinte é um bilhete com suas anotações mais importantes do dia anterior e suas lembranças do futuro. Sim, London não se recorda do passado, mas possui lembranças do futuro. E é por isso que ao chegar a escola, ela reconhece a maioria dos rostos ou sabe o número da senha do sua armário. A única pessoa que sabe de seu segredo, além de sua mãe, é a sua melhor amiga, Jamie, pois London tenta viver sua vida da forma mais normal possível.

Em uma manhã fria de outubro, ao chegar ao colégio para a aula de Educação Física, London percebe que se esqueceu de anotar em seus bilhetes sobre levar uma camiseta limpa e também uma calça para a aula. Com isto, é obrigada a usar uma camiseta ridícula, emprestada por uma colega, e shorts naquele dia frio. Como se não bastasse, o alarme de incêndio toca para uma simulação e todos os alunos se retiram para o pátio. Aquela sexta-feira parecia mesmo ter começado com o pé esquerdo, se não fosse o garoto novo. O garoto de All Star marrom-chocolate que lhe empresta o agasalho e se apresenta como Luke. Mas se Luke não está em sua memória, quer dizer que também não está em seu futuro, portanto, não é ninguém importante. Esta é a primeira conclusão da menina, mas por mais que London não o inclua em seus bilhetes e continue a não vê-lo em sua vida futura, o garoto continua a cruzar o seu caminho até London finalmente ceder.

Entre ter de aprender a lidar com o relacionamento que surge entre ela e Luke sem ter qualquer visão futura dele em sua vida, London tem de lidar também com o ciúmes de sua melhor amiga desde que Luke chegou e o fato de que não pode contar o que suas visões preveem para ela. A garota lida ainda com as mentiras de sua mãe sobre o seu passado e com imagens obscuras e pertubadoras que lhe surgem na mente sobre um enterro. Mas enterro de quem? Ela não consegue visualizar com clareza. Mas se for a visão futura de alguém querido, poderia London impedir? Ela deseja descobrir se pode mudar o futuro, mas as respostas que procura se encontram em seu passado secreto e doloroso.

“Deslembrança” (Editora Intrínseca, 256 páginas) é um livro juvenil muito agradável. Eu o li todo em apenas um dia, e fui facilmente envolvida na trama tão deliciosa e desprentensiosa, que contém uma certa dose de suspense no enredo e uma história de amor pra lá de fofa! Os personagens são simpáticos e Luke é um rapaz muito apaixonante.

No início foi um pouco estranho entender como a memória de London funciona. Mas acho importante explicar que da mesma forma como nossas lembranças do passado são fragmentadas, as lembranças do futuro de London também são. Ela não vê tudo e nem vê todos os detalhes. E mesmo quando sua memória é apagada todos os dias às 4:33 horas da madrugada, não significa que seus sentimentos também são. Por mais que não se lembre de Luke no dia seguinte, o sentimento que possui por ele ainda existe.

A autora lidou com o problema de London de forma superficial e acho que poderia ter explorado melhor a história tão interessante criou, mas o problema mesmo da trama é o final totalmente abrupto e aberto. O desfecho corrido e totalmente sem resposta para muitas perguntas. Isto, sim, foi decepcionante.

Contudo, eu gostei da leitura. E para quem gosta de uma história juvenil super fofa, eu recomendo.


Minha classificação para esse livro é de  4/7- "Bom".

Veja a cotação do livro no  SKOOB  e a opinião de outros leitores.


Por Daniela Tiemi

12 comentários:

Vanilda Procopio disse...

O enredo é interessante. Tem um filme com uma história parecida, não é? Não me recordo o nome agora, mas é mais ou menos isso. Quando a garota acorda, ela esqueceu todo o dia anterior. Enfim, parece uma boa leitura e se você diz que é leve e que leu em um dia (!) acho vale a pena mergulhar nas Deslembranças.

Dominique disse...

Quero ler, mas se a autora deixou tudo tão aberto, logo sugere que haverá continuação. Mas, odeio isso. Finais sem respostas. =)

Ana Celia Alvim disse...

No começo do post, pensei que o livro fosse a história de 50 Dates ( Como se fosse a primeira vez), mas depois vi que é um enredo diferente.
Pelo post, já fiquei pensando no final do livro e em quem morre...

Maianerossi disse...

Eu to apaixonada por esse livro. Já havia lido a resenha antes, mas agora eu quero muito ele *-* Adoro histórias em que alguém perde a memória!

Daniela Tiemi disse...

Não tenho certeza, mas pelo oq andei pesquisando, parece q não tem continuação, não. =0/

Cristiane dornelas disse...

Gostei muito desse livro e queria ler. Amei essa capa dele e o tema é um que me deixou doidinha pra conhecer mais da história! Eu quero!

Cláudia Charão disse...

Oi Daniela

A história chamou a minha atenção, é uma ideia boa, ainda assim não fiquei com vontade de ler, já tinha ouvido falar do final estranho e que a autora não comentou sobre possível continuação - daí complica rss

Bjus

Nattacha disse...

Poxa tava tão empolgada pela leitura do livro, desde o lançamento achei bem interessante essa coisa de ela lembrar do futuro, e lendo a sua resenha ficou mais claro de como funciona.
Estava esperando um livro com romance super fofo e que de fato acontece, só não gostei de saber da forma que o livro termina, poxa :/ mas ainda assim não tira minha vontade imensa de ler o livro, porém agora vou sem tanto expectativa!
Beijos, adorei a resenha *-*

Andressa disse...

Este livro está na minha lista de desejados desde que lançou. Toda vez que leio alguma resenha sobre ele tenho vontade de lê-lo, mesmo que seja desfavorável. Sei que posso me decepcionar e feio com o final, como você mesma citou e tudo mais, mas a história me deixa muito curiosa, não posso evitar! Eu só ainda não o comprei porque o achei uma livro tão pequeno, tão mirradinho... uaehaue e caro, estava mais caro que o Delírio, por exemplo. Mas vai continuar na minnha lista de desejos e vou adquiri-lo pela internet mesmo, acho.
parabéns pela resenha
Beijos!

Daniela Tiemi disse...

Apesar do final ser um pouco decepcionante, o restante do livro é tãooo legal q vale a pena ler, sim! =0)

Suzy ♥ disse...

Ele vai virar filme né?

Fabia Gon disse...

ameiiiiiiiiiiiii a resenha do livro........com certeza.......+ um p minha lista......espero q o livro tenha continuação..........fiquei preocupada com o final, ñ sou a fim desses livros q deixam p imaginação....

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela