"A Maldição da Pedra" de Cornelia Funke

quarta-feira, 6 de junho de 2012

"De onde vinha o amor? De que ele era feito? De pedra como ele? De água como ela?
Ela lhe prometera o mundo. Sua carne na carne de seus inimigos. E percebera tarde demais o que ele semeava nela. Amor. O pior de todos os venenos.
(Capítulo 'Sonhos' - p. 99) 

"A Maldição da Pedra" dá vida aos verdadeiros contos de fadas, também modificados por suas hábeis mãos, ficaram  repletos de terror, maldades e finais tristes, mas também recheado de aventuras e contratempos. Mais do que isso, o livro de Cornelia Funke traz personagens maravilhosos e enigmáticos. 

Cornelia Funke nos traz a história dos irmãos Reckless, Jacob e Will. Após o misterioso desaparecimento do pai, Jacob descobre em seu escritório, uma estranha passagem atrás de um magnífico espelho, que leva para um mundo novo, em alguns detalhes parecidíssimo com o nosso, em outros totalmente diferente, selvagem, indomável. Jacob sempre pensou que encobria todos os vestígios de suas viagens para o outro mundo, até o dia em que seu irmão, Will, descobre a passagem. 

A partir desta descoberta é que começa a aventura para nossos heróis. Uma vez que visita este poderoso mundo de beleza e magia, Will se vê vítima de uma terrível maldição, para alguns incurável, para seu irmão, o convite para a maior aventura que já viveu naquelas terras: buscar o antidoto para reverter a maldição de pedra.

Em uma terra onde os épicos contos de fadas são verdadeiros, longe de parecer com a versão que nossos pais nos contavam para dormir, existe anões, fadas, bruxas, vampiros, Loreles (sereias), Branca de Neve, Bela Adormecida, João e Maria, Cinderela, entre tantos fantásticos personagens. Inclusive, achei essa versão da história bem criativa e fantástica. Como cenário para suas histórias, ela utiliza a atrativa casa de doces de "João e Maria" e o castelo de "A Bela Adormecida". Cornelia Funke utiliza esses recursos a favor da história, tão natural é a sua narrativa, que nos faz imaginar que ela criou esses seres para ilustrar sua narrativa e não que eles já existiam a centenas de anos. 

Cornelia Funke me impressionou pela sua escrita impecável e pelo ritmo da leitura que não cai em nenhum momento. Destaco especial afeição pela raposa/humana Fux. Seu amor incondicional por Jacob é lindo. A entrada de Clara também foi um ponto crucial a trama e que somente aumentou o nível de expectativa, sendo uma das personagens chaves da história. Admito que adorei as fadas, não é a toa que Jacob seja louco por uma delas.

Traições, mortes, vingança, maldições, muita aventura, mistério, romance, drama, amor, paixões avassaladoras todos elementos utilizados com muita criatividade pela autora, tornam "A maldição da Pedra", leitura obrigatória. 

Obs.: Eu quero um saco de desejos! Quem precisa de uma árvore de ouro, quando pode realizar qualquer coisa que deseja com um saco de desejos?


Minha classificação para esse livro é de  5/7- "Muito Bom".

Veja a cotação do livro no SKOOB  e a opinião de outros leitores.

18 comentários:

Laís Pâmela disse...

Ai Dominique,
Eu sempre quis ler as obras da Cornelia Funke e não tive oportunidade ainda. Minha expectativa só aumenta ao ver tanta gente elogiando os livros.

Ótima resenha!

Beijo.

Maianerossi disse...

Será mesmo que o amor é o pior de todos os venenos!?

Vou anotar o nome do livro pra minha próxima visita a livraria.


P.S.: Jacob é um nome lindo *-*

Cristiane dornelas disse...

Gente do céu...onde foi que já vi esse livro? Agora eu nem lembro, mas sei que já tinha visto ele e achado muito interessante. Lembro que tinha lido aquela frase ali mesmo "Amor. O pior de todos os venenos." e foi com ela que fiquei gamada nesse livro. Nossa....concordo tanto com essa frase que chego a ter vontade de bater palmas u.u
Eu queria ler.

Vanilda Procopio disse...

Tenho muita vontade de ler esse livro. Já li algumas resenhas sobre ele e, como a sua, todas positivas. Acho que essa mistura de conto de fadas, aventuras, deve ser super interessante de ler. Com certeza já está na lista de desejados.

Daniela Tiemi disse...

A Cia das Letras caprichou mto na capa e diagramação deste livro! Tá lindooo demais! Quero mto arranjar um tempinho para lê-lo, pois adoro Cornelia Funke.
=0)

Folhas de Sonhos disse...

Uau!! Estou curiosíssima... já havia lido outras resenhas, sempre falando bem dessa história fantástica. Adorei... quero ler.

Nattacha disse...

Aii que lindo *---* Tenho um desejo imenso de ler esse livro, o mundo que a Cornelia cria em seus livros é fantasticos e incrivelmente irresistiveis xD Tenho a serie Mundo de Tinta aqui dela, quer dizer quase aqui, meu namorado me deu no ultimo dia dos namorados com super segundas intenções, o problema é que já estamos no dia dos namorados denovo e ele ainda não me devolveu....Enfim, esse livro parece ter tudo que um bom livro deve ter né, aventura, misterio, paixão, traição, morte, magia, etc.
E o unico sentimento que fica depois de ler esse texto maravilhoso é: preciso desse livro! Eu adoorei mesmo sua resenha, que só me fez desejar mais ainda o livro, parabéns!
Beijos :*

Andressa disse...

Poxa, nunca havia ouvido falar neste livro, nem sequer visto esta capa antes de ler esta resenha!
Simplesmente me surpreendia com tanta informação legal... tantos personagens dos contos de fadas! Parece ser um livro bem criativo, ideal para a gente esquecer dos problemas atuais... um livro pra viajar pra outro mundo!!
O único ponto negativo deste livro é o seguinte: A volta para o mundo real hehehe
Parabéns pela resenha, muito boa!
Beijos

marinna bastos disse...

Nossa, que ideia criativa de misturar os contos de fadas com tantos elementos! E, como vc falou, parece que deu certo!

quero muito ler as aventurar de Jacob e Will!

Enfim, adorei a resenha!

bjs

Karolyne Kazakeviche disse...

Bem bacana =) A capa é LINDA, sério, apaixonei.
E ter contos de fadas, nossa, realmente MUITO bom.

Izabelle Christine disse...

Fantasia *-* Quero muito ler esse livro! Adorei sua resenha.

Andressa Nunes disse...

Adorei a resenha, intrigante

Suzy ♥ disse...

Adoro a Cornelia Funke, já li Senhor dos Ladrões e Coração de Tinta, tenho uma bio dela no meu blog http://gorjeioliterario.blogspot.com.br/2012/05/cornelia-funke.html

Bruna Oliveira disse...

Me deixou curiosa para ler o livro!

Pedro Garcia disse...

A resenha é muito boa e me deixou também muito curioso. Adorei a capa e o enredo.

Luciane Eleoteria disse...

Interessante tantos personagens infantis, emoções e sentimentos misturados na historia. A capa do livro não é muito atraente.

Rodolfo Euflauzino disse...

Desde que meu filho leu um livro de Cornelia Funke que acabei virando sua fã, de tanto que ele me contava sobre o livro, através de sua alegria percebi o quanto esta autora tinha o poder de fazer com que seus olhos brilhassem. Então qualquer livro de Cornelia tornou-se obrigatório em casa. "A maldição da pedra" não poderia ser diferente, aventura é o sobrenome de Cornelia. Adorei a resenha!

Clara disse...

Louca pra ganhar esse livro. Já li outros livros da Cornelia (apenas 2), e quero ler o terceiro da trilogia Mundo de Tinta e esse também ♥ Tem uma personagem com meu nome? hahaha

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela