"Luxo" de Anna Godbersen

terça-feira, 17 de julho de 2012


Luxo conta a história das irmãs Diana e Elizabeth Holland, belas aristocratas, nascidas para brilhar nos salões de bailes com todo o esplendor de suas belezas e riqueza. Porém, mais do que saber se comportar em sociedade, elas precisam saber lidar com a inveja, as intrigas e a cobiça que despertam, afinal, em especial Elizabeth Holland é a queridinha de Nova York, a pérola que todos desejam ver casada com o melhor partido da cidade. 

Quando Elizabeth Holland precisa aceitar ser noiva de Henry Schoonmaker, o solteiro mais cobiçado, todos  acham natural vê-los juntos e a sociedade não vê a hora de comemorar a união do casal. Nos bastidores encontra-se Penelope Hayes, uma aspirante a socialite, já que mesmo sendo uma nova rica, falta-lhe ainda a companhia de pessoas influentes para ajudá-la em sua galgada ao topo. Ela vê em Elizabeth a companhia certa para estar nos salões de bailes, já que sua amiga é a moça mais querida e popular de Nova York. Mas vê sua ruína e seus sonhos desmoronarem quando Elizabeth fica noiva do único homem por quem já se apaixonou e o que depender dela, ele não se casará nunca com a outra. 

A jovem Diana Holland não se interessa em nada por salões de bailes, por regras de etiquetas ou pelo o que a sociedade pensa a respeito dela. Na verdade tudo o que deseja é guiar sua vida conforme seus próprios ideias até que se apaixona pelo noivo da irmã. Para completar o cenário, ainda há Lina Broud, a criada da família Holland que faria de tudo para ascender socialmente e ser cortejada como as patroas. E o lindo cocheiro Will, um rapaz honesto e trabalhador, capaz de balançar até o coração de uma aristocrata. 

Com uma escrita envolvente e refinada, a autora Anna Godbersen retrata a sociedade da época em toda a sua gloriosa hipocrisia, onde um simples comentário mordaz pode ser a ruína de uma jovem de família. Manter as aparências, sorrir sempre e ser cortês são lemas a seguir se o desejado é o topo das atenções da sociedade. 

 ¸. • * '¨`* •. ¸. • * '¨`* •.   

Quando eu li o livro Luxo (Editora Rocco, 400 páginas) em 2009, achei a história decepcionante [leia meu histórico de leitura no skoob]. Eu havia comprado a princípio o livro pela capa. Adorei imediatamente aquela capa que inspirava realmente luxo, esplendor, beleza, mas quando comecei a ler, fui me decepcionando, a ponto de levar semanas para concluir a leitura. Lembro que eu havia acabado de ler os livros O Doador e A Sombra do Vento, livros que mexerem com meus sentimentos, me quebraram por dentro, como diria Kafka. Daí querendo ler algo light, peguei Luxo, um livro claramente mulherzinha, um romance Gossip Girl histórico bem clichê. 

Enfim, eu achava Henry um fracasso. Elizabeth insossa como toda boa mocinha. Penelope colocava tempero na história com suas artimanhas, mas não me convenceu na época. Lina me pareceu terrivelmente invejosa como realmente é, e chata. A única que salvava era Diana. Diana criativa, inteligente, jovem, cheia de energia e paixão. 

A única coisa que me encheu de expectativa foi o final surpreendente.

Mas, como toda boa leitora, eu não perdi a fé na leitura do livro e até pretendi relê-lo, o que não foi necessário, pois ao começar a ler Intriga, segundo volume da série, eu percebi que Luxo era apenas uma introdução e que a história estava começando a engrenar a partir do segundo livro.  Ressalto porém, que apesar dos pontos negativos que levantei nesta resenha, todas caíram com a leitura de Intriga. A resenha desse livro, vocês verão em breve.


Minha classificação para esse livro é de ♥ 4/7- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.


Série The Luxe

 Luxo #1
 Intriga #2
 Inveja #3
Splendor #4


10 comentários:

Luciara disse...

oi Dani,

esse é um dos livros que tenho muita vontade de ler.
Acho a capa linda e sua resenha me deixou ainda mais interessada. Uma pena a Rocco ser muito careira, mas farei o "sacrifício" de comprar a série, rsrs.

beijos.

maiane rossi disse...

Poxa, haja paciência então só pra chegar ao segundo livro da série.

Também achei a capa um luxo e compraria só pela capa. Mas fico receosa porque nunca ouvi falar dessa autora. Ela tem mais algum livro que não seja dessa série?

Dominique disse...

Oi, Maiane,

Anna Godbersen é autora da série Gossip Girl. Garanto que a Série Luxo é ótima. Na época que lancei minha resenha no skoob, recebi muitas críticas porque ninguém concordava com minha opinião, por isso, eu te aconselho a ler o livro e tirar suas conclusões. Como eu disse, para mim, a série melhora no segundo livro, mas outras pessoas que leram não concordam e acham o primeiro, ótimo.

Obrigada pelo comentário.

Dominique.

Dominique disse...

O livro é caro, sim. Mas vale a pena investir. Acho que faz bem o seu tipo, Lara. =D

Beijos, Nique.

Daniela Tiemi disse...

Nique, a autora de Gossip Girl é Cecily Von Ziegesar. Mas, Anna Godbersen é tão aclamada quanto Cecily no exterior. Os blogs literários costumam elogiar mto suas obras. Infelizmente no Brasil, ela só tem esta série lançada. No exterior, tem tb outra série chamada Bright Young Things (que tenho mta vontade de ler!).
Quero mto ler "Luxo"! Esta capa é lindaaaa demais! rsrs.

maiane rossi disse...

É verdade, Daniela. A autora é a Cecily mesmo.
Nunca tinha ouvido falar da Anna Godbersen. Vou dar uma procurada nos sebos pra ver se acho "Luxo" num preço mais acessível.

Obrigada pelas respostas, meninas!

Nattacha disse...

Aii fico babando pelas capas desses livro *-* são realmente um luxo, de dar inveja mesmo! Só o que me decepcionou um pouco foi ver que o primeiro livro não é tão interessante assim quando eu pensava que fosse. Claro que não me desanima fazer a leitura do livro, só vai exigir um pouco mais de paciencia para isso. Porém pelo que vejo o segundo livro vale muito mais apena!
Já estou esperando ansiosa pela resenha do segundo livro!
Beijos, adorei seu texto super sincero! :*

Sthéfanie Paula Cachoeira Reze disse...

Maravilhoso, esse tipo de livro me tras um trem de moda tao grande.


Bacio, Selene Blanchard
MODA E Eu
Modaeeu.blogspot.com
Espero sua visita

Natália Rivero disse...

Dominique
eu pensei a mesma coisa que vc quando vc falou sobre a série!
É como se fosse uma versão histórica de Gossip Girl,
eu fiquei interessada em ler,adoro livros históricos.
O único porém é o preço...digamos,caro dos livros

bjs Nati

Suzy ♥ disse...

Gostei do jeito da Diana!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela