"O amor nos tempos do blog" de Vinicius Campos

quarta-feira, 18 de julho de 2012


Para quem é fã incondicional do livro O amor nos tempos de cólera, com certeza, irá se apaixonar pela história do jovem Ariza, que encontra a possibilidade de se declarar para sua amada através das cartas, mas interessante ainda, é que o leitor irá acompanhar sua história através de seus relatos diários em seu blog.

Para entender o contexto em que se passa a história de Vinicius Campos, necessário se faz, conhecer a história de Ariza e de Fermina Daza, personagens criados por Gabriel Gárcia Márques, em Amor nos tempos de cólera, clássico da literatura contemporânea:

Ariza era apenas um menino, quando se apaixonou por Fermina Daza. Para se declarar a menina, ele lhe envia constantes cartas de amor, onde deixa claro todo sua admiração e adoração. Eles crescem, mas por ironia do destino, Fermina não se casa com Ariza, mas sim, com outro homem, isso não o impede de continuar apaixonado, mesmo após ter sido rejeitado. O amor de Ariza transcende a bairreira do tempo, não impedindo que após longos anos, mais uma vez ele aposte toda sua vida em Fermina Daza.

Ariza de Vinicius Campos é um jovem de apenas 13 anos, como qualquer adolescente de sua idade, se apaixona, tem Hobbies, conflitos, por isso, encontra na escrita sua válvula de escape e um motivo para refletir sobre os acontecimentos de sua vida. Logo, cria um novo blog "Ariza em silêncio" e começa a narrar sobre a separação repentina de seus pais, sobre a escola, o curso, o término do seu namoro e em como se apaixonou por uma linda garota da sua escola, como não consegue se aproximar para se apresentar, quem dirá se declarar.

Inspirado em seu personagem preferido, ele resolve mandar-lhe uma carta falando sobre seu sentimento, porém, logo após, muitas confusões e desentendimentos ocorrerão, trazendo para os leitores também muitas surpresas boas.


 ¸. • * '¨`* •. ¸. • * '¨`* •.   


O amor nos tempos do blog é um livro pequeno, fácil e rápido de ler, mas que aborda temas bastante interessantes como a importância da leitura, não apenas de best-sellers, mas de clássicos tanto da literatura mundial contemporânea como "Amor nos tempos de cólera", livro preferido de Ariza, como do clássico nacional preferido pela Cinderela Virtual, "A moreninha".

Ainda aborda a deficiência física de forma bastante sutil, o receio de não ser aceito no meio de outras pessoas ditas "normais", enfim, um questão bastante complexa para adultos, quem dirá para adolescentes.

O livro todo é dividido como se fosse os posts de um blog, logo acompanhamos a vida dos personagens pelos seus próprios olhares. Interessante como vai surgindo aos poucos outros personagens como a Cinderela Virtual e a Deusa Cibernética. Cada uma conta a sua versão da história e um pouco sobre si mesmas. Importante destacar como cada "blog" foi apresentado no livro, cada um possuindo um cor diferente, o que ficou mais fácil para diferenciar um personagem do outro.

Recomendo bastante o livro. Tenho certeza de que você não irá se arrepender de lê-lo, tanto o livro de Vinicius Campos, quanto ao livro que inspirou sua obra.


Minha classificação para esse livro é de 4/6- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.



19 comentários:

Sthéfanie Paula Cachoeira Reze disse...

Perfeito!
:D


Bacio, Selene Blanchard – MODA E EU
Modaeeu.blogspot.com
Espero sua visita

Carolinices Literárias disse...

Oi Dominique!
Estou super curiosa pra conhecer essa história!
Desde a primeira resenha que li, fiquei querendo o livro pra mim!

Mey disse...

Desde que vi esse livro pela primeira vez fiquei com vontade de ler. Achei a ideia muito boa. Só acho que a capa poderia ter ficado melhor. Bjkss

Nattacha disse...

Nossa o livro parece ser muito interessante! É como se fosse uma versão moderna da obra que inspirou o livro. Parece também tratar de assuntos bastante complicados da adolescência. Fiquei bastante curiosa para conhecer o livro, e por sua narrativa ser de forma inovadora, como se fosse um blog!
Beijos adorei a resenha! :*

maiane rossi disse...

Homens que escrevem cartas nunca vão deixar de ser românticos. É uma pena que hoje em dia poucos escrevam ou poucos escrevam com o coração. Eu não conheço nem "O amor nos tempos de cólera" nem "O amor nos tempos de blog", mas já fiquei entusiasmada e quero logo adquirir os dois.

Stefannyaunica disse...

Daniela você também gosta do Johnny Depp, já virei sua fã.

http://variedadesdecoisasparagarotas.blogspot.com.br/

Natália Rivero disse...

Não conhecia esse livro,mas achei interessante.
Muito legal da parte dele abordar temas atuais,em forma de posts em blog.

bjs Nati

Natália Rivero disse...

Não conhecia esse livro,mas achei interessante.
Muito legal da parte dele abordar temas atuais,em forma de posts em blog.

bjs Nati

marinna bastos disse...

Não sabia que tinha a ver com o livro O Amor nos Tempos do Cólera, já sei que vou amar!!

Fiquei curiosa com a estória!

Adorei a resenha!

bjs

Genilda Silva disse...

Gostei do enredo, principalmente por parecer com postagens de um blog. Quero muito ler este livro.

Suzy ♥ disse...

Bem que pensei no O amor nos tempos de cólera quando li o título!

Willian Peixoto disse...

Tema atual que serve para todas as idades, vale a pena conferir.

Paco Bonoli disse...

...ao mesmo tempo contemporâneo e épico..se for contagiante como o Autor tem tudo pra ser sucesso.

Jessica Lisboa disse...

Gostei do livro, a historia é bem interesante. O autor parece fazer uma narrativa muito boa com o tema .Gostaria de ler esse livro

Gladys Sena disse...

Muitos temas interessantes abordados em um só livro... gostei!

Nome de seguidora: Gladys Freitas.

Viviane Lucena disse...

"O amor nos tempos do blog".

Khrys Anjos disse...

Tudo a ver com a nova geração que se conecta com o mundo através dos blogs. Tema bem atual e interessante. Quem sabe não podemos fazer um correio do amor no blog?


Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

Alessandra disse...

Muito legal e bem real.
Gostei do tema do livro e gostei muito da resenha. Sem enrolação.

Bjkas

Rodrigo da silva disse...

Eu gostei muito da resenha , mas principalmente achei o autor vendo no programa do Jo bem autentico , moderno e por isso dou toda credibilidade pelo assunto contado no livro !!!!! quero ler com certeza

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela