"O melhor de mim" de Nicholas Sparks

quarta-feira, 4 de julho de 2012


Foi então que Amanda entendeu, com o distanciamento que os anos e a maturidade trazem, quanto ele a amava naquela época. E quanto ainda a amava agora, algo sussurrou dentro dela. De repente, ela teve a estranha sensação de que tudo o que tinha vivido eram apenas os primeiros capítulos de um livro ainda sem conclusão." (p. 115/ 116)

Dawson Cole é um homem solitário que por 14 anos trabalhou em uma plataforma de Petróleo e já sobreviveu a vários acidentes e tragédias ocorridas por lá. Mas desde a última explosão que ocorrera, Dawson tem visto o vulto de um homem; este o salvara e o fez sobreviver àquela tragédia, e isso o faz se perguntar se não estaria enlouquecendo.

Quando não está em alto-mar, ele passa seus dias em uma casinha afastada do centro de Nova Orleans, onde curte o silêncio e solidão lendo um livro, cuidando de seu Mustang ou se exercitando. Ele não tem namorada desde a época de escola, não tem amigos e muito menos familiares com quem possa visitar. Não tem TV, não sai para passear.

Com a morte de Tuck Hostetler, Dawson se vê obrigado a voltar para cidade de Original, na Carolina do Norte - cidade onde nasceu e viveu até ter idade suficiente para fugir dali -, já que não pode evitar comparecer ao enterro do homem que fora o mais próximo de um pai que ele já tivera. 

Entretanto, Dawson sabe que precisará ficar na cidade o menos tempo possível e evitar se encontrar com qualquer membro da família Cole. Os Cole são considerados os mais cruéis e vingativos criminosos da região. Sua família é composta por ladrões, contrabandistas, agressores e até assassinos.  Mas Dawson jamais se encaixou no perfil da família e, em sua infância, ele se esforçava para passar despercebido por seu bom temperamento. Adulterava seus boletins com boas notas e evitava sair com os primos. Por um tempo, seu desfarce deu certo, mas quando seu pai descobriu que seu filho era diferente - que não possuia a crueldade dos Cole -, ele passou a apanhar mais e com mais força do que já era costume. Até Dawson crescer e ganhar corpo e estatura o suficiente para se defender. Mas quando o fez, soube que não poderia mais continuar sob aquele teto, ou morreria.

Então ao fugir de casa, ele encontrou abrigo na oficina de Tuck Hostetler, ajudando-o a consertar carros. Ele estava no colegial, e foi quando se apaixonou pela primeira vez.

Ao ser parceiro de Química de Amanda Collier - uma das mais garotas mais lindas da cidade e filha de uma das famílias mais tradicionais de Original - o casal que parecia completamente improvável se apaixona perdidamente um pelo outro. Porém não há esperança de um futuro juntos quando a interferência das duas famílias para a separação deles é tão forte.

Eles se spararam. Amanda vai para a faculdade, se casa e tem três filhos. Dawson é preso por um crime que não cometeu e após sair da prisão começa sua solitária em Nova Orleans.

Agora, depois de tantos anos, os dois estão de volta a pequena cidade para o enterrero do Tuck. Um encontro que mostrará que o tempo não apaga sentimentos tão fortes. Mostrará que os dois ainda carregam um pelo outro o amor que nutriam na adolescência, e agora precisam decidir se estão dispostos a mudar suas vidas para ficarem juntos se, é claro, o destino permitir.


"Dawson era uma dessas raras pessoas que só conseguem amar uma vez - e única coisa que a separação podia fazer com esse sentimento era torná-lo mais forte. (...) Afinal de contas, o amor sempre diz mais sobre quem o sente do que sobre a pessoa amada."
(p. 144/145)


Todos sabem que Nicholas Sparks tem fama de escrever histórias com finais tristes e comoventes. Mas de todos os livros do autor que tive o prazer de ler, este foi um dos que eu mais desejei um final feliz. A vida de Dawson é tão sofrida e solitária que torci muito por que algo acontecesse de bom a este personagem de tão bom coração. Se o o final foi como eu esperava ou não, vocês terão que ler para descobrir. Tudo o que posso dizer é que foi um desfecho surpreendente.

A narrativa flui fácil, os personagens são bem construídos; de um modo geral, gostei muito, muito mesmo, da trama. É uma história de amor belíssima. E, independente do desfecho com o fim que eu desejava ou não, o livro conseguiu me emocionar. Ainda assim, acho que não estou em uma fase para leituras tão dramáticas, por mais comovente e emocionante que seja.

Contudo, para fãs ou não, eu indico este livro. É uma leitura que vale a pena.


Minha classificação para esse livro é de   5/6- "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.



33 comentários:

Sthéfanie Paula Cachoeira Reze disse...

Só por uma frase nao vou ler!
xD


beijos

Leninha disse...

Sou apaixonada pelo NS, e ao término da leitura desse livro, devo confessar, se passaram uns 5 minutos e eu ainda estava ali, abraçada ao livro, suspirando e tentando entender.

Não sei dizer qual livro do NS eu mais amei (digo amei por que não cito nenhum que não tenha gostado), mas esse com certeza marcou.

Amei sua resenha!

Mey disse...

Sou apaixonada por Sparks e tenho lido muitos livros dele ultimamente. Sua historias são sempre tão cheias de emoção, que é impossivel parar de ler. esse livro ainda não tenho, mas quero comprar o mais rapido possivel. Bjkss

Ana Celia Alvim disse...

EStou com O Resgate para ler e confesso que ainda não li porquê estou doida pra ler O melhor de Mim, nem sei o porquê, mas acho que esta resenha me mostrou que de fato é um livro que vou ler logo e rápido!

Tyele disse...

Ahh parei de ler os livros do Nicholas Sparks, não por querer realmente, mas por não ter mais nenhum dele.
Com exceção de O Milagre, que vi um monte de resenhas negativas.. aff
Beijinhos

http://tyelehopes.blogspot.com.br/

Virginia de Oliveira disse...

Comprei esse livro hoje na saraiva, agora só estou esperando o correio trazê-lo. Quero muito ler ele, quero saber como será o final, só por ser livro do Nicholas já fico curiosa e você ainda faz todo esse suspense.

maiane rossi disse...

Ah, eu AMO o Nicholas Sparks. O primeiro livro dele que amei foi "O diário de uma paixão". To lendo outro dele agora, mas depois eu quero esse da resenha *--* E os filmes baseados nos livros também são ótimos, sempre me emociono.

Nattacha disse...

Aii eu amo os livros do Nicholas *-* e estou com muita vontade de ler esse livro, e agora com essa sua resenha maravilhosa, desejo ainda mais \o/ serio, só a forma como você descreveu as personagens já dá para ver como a vida dele é sofrida e já me faz querer que ele tenha um final feliz, mais claro que agora para descobrir só lendo, crueldade sua deixar esse suspense todo :P
Adorei mesmo seu texto, parabéns!
Beijos :*

Natália Rivero disse...

Esse livro parece ser lindo,só de ler a resenha já desejo um final feliz para o Dawson.
Como é possível um homem sofrer tanto?
Pq pelo visto vimos que a Amanda reconstruiu a vida dela e até formou uma família.
Mas o Dawson continuou parado no tempo.
Uma pena que os livros do Nicholas Sparks sejam tão realistas,às vezes eu torceria para ele criar um final feliz.
Fiquei até emocionada,quando eu for ler esse livro,vou deixar uma caixinha de lencinhos próxima a mim
Bjs Nati

Daniela Tiemi disse...

Oi, Natália! Sim, o livro é lindo e você vai se emocionar muito ao lê-lo. Separa a caixa de lenços! rsrs.

Daniela Tiemi disse...

Mesmo não dizendo se tem ou não um final feliz, uma coisa eu garanto: você vai se surpreender. Acho q vai gostar bastante do livro! É muito bonito. =0)

Daniela Tiemi disse...

Assim que chegar, leia o livro! Acho que vai gostar! =0)

Kézia Lôbo disse...

\o as veze o Nicholas podia dar uma maneirada neh... dar um final feliz pras pessoas, a vida tbm tem finais felizes, mas independente de tudo gosto demais das historias dele.. e esse tah na minha lista.
http://ofantasticomundodaarte.blogspot.com/

Cristiane Silva disse...

Deus sabe que eu fiquei chorando horrores no dia que acabei de ler esse livro. Isso foi no ano passado, antes de lançarem aqui. Mas...gente, fiquei umas 2 horas remoendo a história. E eu já tava num daqueles dias quando você só quer chorar....Putz, me indignei com esse final. Mas achei lindo. Ah, por favor, eu amo esse homem! Nicholas, você é O cara u.u

Amanda Naira arrais disse...

Òtima texto, não li esse livro mas conheço o estilo de Nicholas Spark... ele gosta de finais tristes, fiquei com bastante vontade de ler, tanto pelo texto como pelos outros comentários.
Talvez eu não goste do final,mas assim como seus outros livros provavelmente deve ser bem agradável de se ler.

Nathanna Paiva disse...

O melhor de mim vai virar filme?

Daniela Tiemi disse...

Oi! Sabe que eu não sei?! Mas acho que é bem possível que sim. rsrs.

Abbapaidobrasil disse...

Desentupimento Descupinização da Desentupidora Abba 24 horas 11 3481-9820 todos os dias da semana inclusive feriados

Suzy ♥ disse...

Estranho, mas não gosto muito dos romances do Nicholas Sparks. Tenho Um homem de sorte, queria até trocar.

Khrys Anjos disse...

Sou fã do Nicholas. Li vários elogios ao livro e me parece que essa leitura é daquelas que nos tocam profundamente a alma...


Um leve bater de asas para todos!!!!

Bbachi disse...

Se querem um final feliz dos livros de Nicholas eu recomendo UM HOMEM DE SORTE... amo os livros dele!

Julie disse...

DEUS DO CEU! ADORO OS LIVROS DELE.. "O DIÁRIO DE UMA PAIXÃO" EH MEU FAVORITO... ADOREI TBM "QUERIDO JOHN" MAS QUASE Q ME ACABO DE CHORAR... ESPERO NAO ENTRAR EM DEPRE RSRSRS

Nicholas Sparks Brasil disse...

Excelente livro, mesmo. Ele será sorteado pelo NicholasSparks.com.br via Facebook. Para participar, basta curtir a página e clicar em "Quero participar", aqui:

https://www.facebook.com/NicholasSparksBrasil/app_154246121296652


(http://www.facebook.com/NicholasSparksBrasil)

Lorene disse...

Sou fã dos livros de Nicholas Sparks, já li bem uns 10 livros dele, mas sem duvida esse é um dos mais bonitos... Só não digo que é o mais bonito, porque ainda estou em duvida de qual foi o que me emocionou mais: Um amor para recordar ou O melhor de mim... Sem questionamentos esse é um livro que todos deveriam ler... Também torci muito para que houvesse um final feliz...

Suelyribeirolima disse...

para quem quer um final feliz,leia o casamento mto lindo mas seria interessante ler o diario de uma paixao primeiro

Mylena Moraes93 disse...

Nicholas Sparks um dos meus autores de romance favorito , Já li Querido Jonh , O diário de uma paixão , A última música e estou lendo O melhor de mim . Estou amando , amo as obras dele . Me emociono com todas ... simplesmente perfeito .

Vih disse...

Ja li varios livros do nicholas (Diario de uma paixão, O casamento, Um amor para recordar, A ultima musica), mas quero muito ler esse livro!!!

susi disse...

o livro é lindo acabei de ler,pena que o final seja tão triste

Amanda disse...

Odiei o livro, sinceramente sei que a vida não é fácil mas o cara sofreu a vida inteira não mereceu a morte. Julguei muito Nicholas Sparks depois desse livro mas gostei de Um homem de Sorte assisti só o filme mas agora quero ler o livro.

Daniela Tiemi disse...

Amanda, coloca um alerta de SPOILER quanto for conta importante do desfecho, por favor! rs. Tb acho q o personagem nao merecia este destino, fiquei bem triste...

tatiane eise disse...

adorei o livro estou louca para ver o filme

SANDRA REGINA NAIRNEI disse...

chorei muito, realmente o Dowson não merecia morrer, fiquei com muita raiva do autor por esse final, acabei de ler hoje a tarde e agora sao 03:00 da manha e ainda me sinto muito abalada com esse final...

Beatriz ♡ disse...

Terminei de lê-lo ontem a noite. Vocês tem razão, é extremamente comovente, me fez chorar e desejar um amor como o deles .

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela