"Predestinados" de Josephine Angelini

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


"Tudo o que precisava era derrotar o Destino uma vez e saberia que ele era seu próprio mestre, não apenas uma história pré-escrita que é relida de tempos em tempos para agradar aos cosmos, mas uma verdadeira página em branco que ele poderia preencher com qualquer que fosse o futuro
que decidisse escrever para si."
 (p. 259)

Em "Predestinados" de Josephine Angelini (Editora Intrínseca, 320 páginas), conhecemos Helen "Lennie" Hamilton, uma garota de 16 anos que vive com o pai - ela jamais conheceu a mãe - em uma pequena ilha da Costa Leste, em Massachusetts. Ela não é uma garota comum, mas tenta passar despercebida ao máximo possível. Fisicamente mais forte que as outras pessoas, ela é capaz correr mais rápido, ou carregar mais peso, que uma pessoa normal sem ao menos se sentir ofegante. Porém, jamais entendeu o porquê disto e sempre se esforçou para esconder o quanto é diferente. Isto até a chegada da família Delos.

Em uma cidade pequena, como na ilha que Helen vive, todo acontecimento se torna uma grande notícia. E a grande novidade é a chegada da família Delos. Em todo lugar este é assunto que se ouve, inclusive sua melhor amiga, Claire, não para de falar desta novidade. Uma família grande que por muitos anos morou na Espanha e agora mudou-se para aquela cidade pequena e esquecida: uma irmã solteirona e dois irmãos que logo chegariam com seus filhos. Um deles com a esposa, e os dois filhos, Lucas e Cassandra. E outro pai de três, Hector, o mais velho, e Jason e Ariadne que são gêmeos. De todos, os gêmeos e Lucas possuem a mesma idade de Helen e todos eles logo frequentarao o colégio.

O que Lennie não esperava era o ódio que sentiria por eles, especialmente por Lucas. E ele sente o mesmo. Contudo, é um sentimento tão intenso que vai além do desprezo, o ódio acende entre eles uma sede incontrolável por sangue. Eles desejam matar um ao outro e pouco são capazes de controlar este sentimento. Isso porque toda vez que eles se aproximam, as Moiras surgem. Moiras, segundo a mitologia grega são três lúgubres irmãs responsáveis pelo destino dos Deuses e homens. Entre os Descendentes gregos cada linhagem diferente pertence a uma Casa - como é o caso de Lucas, que pertence a Casa de Tebas -, que estão destinados a se odiarem. O ódio que move Lucas e Lennie ocorre por pertecerem a Casas diferentes. Lennie começará aos poucos a descobrir os segredos do seu passado e de sua mãe, e o porquê de seus sonhos estranhos ou de ser tão diferentes das pessoas comuns. Sim, Lennie é uma Descendente de um Deus da mitologia grega, mas mais que isso sua história esta totalmente entrelaçada com a mitológica Guerra de Tróia.

Um livro jovem adulto que mistura mitologia grega. Eu gostei bastante da história criada pela autora. Durante a leitura é fácil identificar elementos que se tornaram clichês nos YAs: o colégio e o amor impossível; e no caso deste livro, a família Delos inevitavelmente me lembrou a família Cullen. Mas assim como os Cullens, o Delos são adoráveis! Super carismáticos! E, falando em carisma, tenho que citar a melhor amiga de Helen, Claire. Uma das minhas personagens favoritas neste livro. Corajosa, cheia de personalidade, divertida!

O romance impossível entre os jovens, Lucas e Lennie, é bonito, mas não achei o mais emocionante, mesmo achando o Lucas super fofo e de ter me simpatizado com Lennie.

O que eu realmente achei o máximo foi toda a trama mirabolante da autora. Como ela encaixa tão bem na história a mitologia grega, a Guerra de Tróia contada em "Ilíadas" e o mito de Atlântida, para dar super podereses aos personagens e criar uma história interessante para o destino de cada um deles.

Ficou curioso? Então, leia! Eu recomedo.


Minha classificação para esse livro é de  5/7- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB  e a opinião de outros leitores


Série "Predestinados":
 Predestinados #1 (2012)
♥ Dreamless #2 (sem previsão de lançamento no Brasil)



Por Daniela Tiemi

23 comentários:

Lívia - Carolinices Literárias disse...

Oi Dani!
Eu fiquei curiosa! E muito! rs
Tinha visto o livro, mas ainda não tinha dado muita atenção! Agora eu quero!

Bjos

Gladys Sena disse...

Não faz parte do meu gosto literário...
:(

Bjo.

Maianerossi disse...

Não gostei da história :/ Mas a capa é linda!

Viagem Literária disse...

Ei Dani,

Ah eu amei este livro! Teve poucas coisas que achei como pontos fracos, como a Helen me irritando por não se defender lá no ringue e tal... mas no geral, fiquei fã rsrsrs.

bjos

Daniela Tiemi disse...

Putz! Este trecho tb me irritou, Nanda! rs. De um modo geral, também gostei bastante. Quero ler a continuação. rs

Bjo.

Meyre Christina disse...

Gosto muito de mitologia, a historia é interessante, mas o que me chamou a atenção mesmo nesse livro foi a capa. Lindissima! Bjksss

Cristiane Silva disse...

O livro só me chamou atenção depois de ver umas resenhas dele. No começo, só com capa e sinopse não gostei muito não. Com as resenhas chegando deu pra ver como é. O livro é legal até, apesar de que ainda me sinto meio pé atrás com ele... sei lá porque =/

Dominique disse...

Nossa, Dani, eu não tinha lido sua resenha até hoje, ela está muito boa. O tema parece ser bem complicado de explicar, mas você foi bastante objetiva e fez com muito bem.

Deu vontade de pegar o livro agora mesmo. =D

Beijão!

Manu Hitz disse...

Não me atraem histórias de ficção, achei a capa fraca... e a sinopse, porém, interessante. Mas não é o tipo de leitura que me levaria a passar horas preciosas lendo.
Gosto de romances reais e contemporâneos.
Pra quem gosta do gênero talvez seja uma boa pedida.
Sua resenha, aliás, é muito caprichada e envolvente.

JessicaLisboa disse...

Adorei a resenha guria, fiquei curiosa para ler esse livro. De cara pensei que esse seria mais um romance tedioso, mas percebi que é o o contrario (ou nao), quero muito ler esse livro a autora tem uma narrativa boa.
Ps: Capa linda!

Rafael Fernandes disse...

Gostei da resenha e o livro parece ser muito legal, gosto de mitologia então provavelmente irei adorar, e aliás esse romance adentro do livro de Lucas e Lennie vai dar um gás durante a leitura. Beijo.

Thais Vianna disse...

Achei a capa muito bonita.

Adoro histórias que misturem mitologia e sobrenatural.

A resenha está ótima, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!!


Thais Vianna
@dathais

gisa bueno disse...

achei muito linda a história, adoro o tema sobrenatural e com essa mistura da mitologia ficou show de bola

Alice Pessoa disse...

Eu já estava curiosa para ler este livro e, depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais... Ah, conheci seu blog hj e adorei! Vcs estão de parabéns!

Bruna Oliveira disse...

Parece evolvente o suficiente para prender o leitor da primeira a última página. Quero muito ler.

Gibs disse...

Nossa, esse livro é perfeito. Quero muito ler.

Khrys Anjos disse...

Estou apaixonada pela capa e pela sinopse desse livro. E pela sua resenha tenho certeza que vou adorar o livro.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

Natália Rivero disse...

Adoro romances históricos,esse me chamou atenção por causa da mitologia grega.Ainda não sei o que esperar dele,uma vez que já relacionaram com Crepúsculo e com Percy Jackson.
Falam que o final é eletrizante,mal posso esperar para ler
bjs Nati

Gizeli Meister disse...

Já tinha visto o llivro mas é uma das primeiras resenhas que leio com certeza está na minha listinha de leitura que cresce a cada dia.Afffff

cinthia oshiro disse...

gosto de mitologia e romance esse livro parece legal. parece um sobrenatural bastante diferente tenho muita vontade de lê-lo em breve.

Marinna Bastos disse...

Achei muito interessante o tema de mitologia grega na escola diferente da levada de percy jackson. Fiquei muito curiosa sobre a estória de lucas e lennie!

Adorei a resenha!

bjs

Ana Claudia disse...

Tipo de leitura que me atrai. Consegui sentir a tensão entre Lucas e Lennie, muito boa a resenha espero conseguir ler Predestinados o mais rápido possível. Parabéns pelo trabalho

Rodrigo Caldas disse...

Só pelo fato de conter mitologia grega o livro já me atraiu, uma pena que o livro tem muito clichês e não ousa muito, pelo menos a trama dele é boa.
Abraços.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela