[Eventos] Primavera dos Livros

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Olá, queridos!

Ontem (30/09), eu fui conferir pela primeira vez, o evento Primavera dos Livros, no Palácio do Catete, que ocorreu de 27/09 a 30/09. Para quem não conhece a história do Palácio do Catete, ele já foi sede da presidência, no período em que a capital do Brasil, situava-se no Rio de Janeiro. O palácio possui uma arquitetura maravilhosa, bem charmosa. Porém, a minha parte preferida, situa-se no jardim, uma área verde ampla, bem cuidada, com chafariz, lago e gruta. Foi nos jardins que a Primavera dos Livros ocorreu, atraindo pessoas de todas as idades e classes sociais diferentes. 

A Primavera dos Livros - 12ª edição - é considerado o maior evento das Editoras Independentes da América Latina. A feira literária reuniu mais de 100 editoras com mais de 10 mil títulos com descontos de até 50%, de acordo com a Libre (Liga Brasileira de Editoras).

Aproveitei o domingão lindo de céu claro e tempo harmonioso para levar a Luiza (1 ano e 4 meses), minha bebê e meu irmão, Luiz Phellipe (11 anos), para darem um passeio e também para desfrutar da atmosfera cultural da feira. Lá eu encontrei a minha amiga Karine Coelho e Tomaz Adour, dono da Editora Usina das Letras. Conheci também, os autores Marcelo Amaral (Palladinum) e Vera Lucas (Toda mulher tem 7 homens).

Fiquei maluca com a quantidade de livros para crianças. Eu não sabia em que estande parar. Fiquei muito contente ao descobrir que os editores presentes não se importavam de folhearmos e mostrarmos os livros para as crianças. Foi um momento muito gostoso pegar um livro, agachar e apresentar para minha filha, que logo queria interagir com o livro (leia-se arrancar o coala do pop-up). Meu irmão, Luiz Phellipe, também se apaixonou pelos livros, o que é uma vitória enorme, já que ele não é muito fã de leitura, mas admira muito a mim e a nossa mãe por lermos. 

Tenho que admitir, porém, que a sensação para as crianças não foram os livros e, sim, o parquinho. Luiza não queria sair do escorrega para minha "felicidade" que tinha que suspendê-la várias vezes. Luiz como sempre achou um colega com uma bola e foi jogar. Depois de algum tempo, levei minha pequena para curtir o Espaço Mundo Ovo Bebê, um berçário montado para atender as necessidades dos bebês (limpeza e higiene, contando ainda com uma cadeira para amamentação ou até uma contação de histórias). O espaço ainda ofertava atividades para crianças de 0 a 3 anos. Foi lá que eu contei duas histórias para Luiza, com direito a cantoria (não contem a ninguém minhas habilidades desafinadas). Rsrs!

No fim da tarde, nós saímos de lá super satisfeitos e cansados. 

Saldo: 

♥ 02 livros para mim:  Toda mulher tem 7 homens e A Grande Criação de Nicolas; 
♥ 02 livros para Luiza: Carona na Vassoura e Porque você é você
♥ 01 livro para Luiz: Alienologia - Não estamos sós


 GALERIA







9 comentários:

Maianerossi disse...

Que legal tudo isso. As crianças devem ter adorado. Pena que aqui em Manaus quase não tem esse tipo de evento.

Ah, não sei se você conhece a o Itaú Criança. Você pode pedir gratuitamente uns livros lá para ler para crianças. É só acessar esse site aqui e se cadastrar: http://www.itau.com.br/itaucrianca/
No ano passado eu recebi e espero receber esse ano de novo. Acho que você iria gostar!

Ana Paula Barreto disse...

Nunca tinha ouvido falar deste evento, mas confesso que fiquei curiosa para conhecê-lo.
Acho que estimular a leitura para as crianças é fundamental e que fará grande diferença no futuro, mas dependendo da idade, o que elas mais querem é brincar!!
bjs

Thais Vianna disse...

Nossa, que bacana. É uma pena que na minha cidade não tenha isso.

Tenho dois filhotes, um de 3 e um de 5 anos e eles já amam livros. Na verdade vira briga aqui em casa é quando chega livro e não vem nada pra eles...rsrs

Gostei muito, os pequenos devem ter se esbaldado e os grandes devem ter chegado em casa acabados...rsrs...como eles tem energia, neh?

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

Cristiane Silva disse...

Ai que demais!!! Inveja eterna! Eu queria também, queria queria. Parece ter sido bem legal heim? Ai que fofo *0*

Amanda Costa disse...

Que legal, poxa! Deve ter sido ótimo, mesmo. Bem que eu queria que houvesse algo assim em minha cidade... Beijos.

Gladys Sena disse...

Ow que legal esse evento!

É uma pena que aqui não acontece esses eventos... Tenho uma irmã de 8 anos e ela ama quando a levo na livraria, fica toda animada no meio dos livros infantis, rsrs.

Bjo.

Mey disse...

Puxa...tenho muita vontade de conhecer o Rio. E aliar isso à uma feira de livros seria a perfeição...Quem sabe um dia... Adorei! Bjksss

Folhas de Sonhos disse...

Oi!! Poxa, fiquei sabendo desse evento, mas não consegui ir! Ai que inveja, eu iria me esbaldar! E é um ótimo passeio.

Boas leituras!

Luciana

Helanaohara disse...

Eventos assim são super não é???
Queria que rolasse umas coisas assim na minha terra♥

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela