"A arte da imperfeição" de Brené Brown

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


"O que é alegria? 
Alegria parece ser um passo além da felicidade. Felicidade é um tipo de atmosfera em que você vive, às vezes, quando tem sorte. Alegria é uma luz que preenche você com esperança, fé e amor."
Pág. 113

A Arte da Imperfeição da Dra. Brené Brown é um guia prático para todos aqueles que desejam alcançar a satisfação pessoal e a felicidade plena. Em um mundo conturbado, sentir-se satisfeito atualmente é uma coisa completamente momentânea, passa rápido, por isso, constantemente estamos insatisfeito com nós mesmos, com as pessoas ao nosso redor, com o mundo. Um dos primeiros passos para a autora é a pessoa aceitar-se como realmente é, com suas virtudes e imperfeições. Principalmente, aceitar as imperfeições.

Porém, o ponto principal e o que eu mais apreciei foi o conselho da Brown para deixarmos de nos preocupar com o que as pessoas irão pensar. Parece chavão, mas no fundo sabemos que muito mais do que queremos, nós nos comportamos, vestimos, de acordo, com o que os outros acharão e não, segundo, suas próprias regras. Sentir-se seguro consigo mesmo não significa que iremos ignorar a opinião alheia, mas que não iremos deixar que elas nos afete, a ponto de nos sentirmos diminuídos e, por isso, menos satisfeitos, menos felizes, menos "nós mesmo". 

“Escrever nossa própria história pode ser difícil, mas não é tão duro quanto passar a vida fugindo dela. Aceitar nossas vulnerabilidades é arriscado, mas não é tão perigoso quanto desistir do amor, do pertencimento e da alegria, que, por outro lado, são as experiências que nos deixam mais vulneráveis. Somente quando tivermos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobriremos o poder infinito da nossa luz.” 

Admito que não aprecio livros de auto-ajuda. Para mim, todos vem com discursos prontos, simplista, como se fosse uma receita de bolo, quando na verdade sabemos que a vida é bem difícil e algumas situações são difíceis de serem solucionados ou até ajudadas por especialistas, que dirá por um livro. Mas Brown faz um convite diferente, de aceitar imperfeições, saber conviver com elas e buscar a felicidade sem a aprovação alheia. 

Em alguns momentos, eu me surpreendi com a leitura, em outras achei muito monótona, principalmente, quando a autora descreve suas pesquisas e faz referências constantes ao seu livro anterior. Inclusive, a Dra. Brené Brown escreveu A Arte da Imperfeição baseado em suas pesquisas, principalmente, foco no quesito "vergonha", ainda procurou saber como as pessoas cultivam uma vida plena. No mínimo, é uma pesquisa interessantíssima, pois qualquer pesquisa que busque tornar a vida do ser humano mais sustentável, mais harmoniosa, plena, deve ser considerada de extrema importância. 

No Skoob, eu percebi que assim como eu, muitas pessoas não gostam de auto-ajuda, mas se surpreenderam com essa leitura. Por isso, convido-o a ler e sair do senso comum. Você pode também se surpreender.  


Minha classificação para esse livro é de  4/7- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores

A arte da imperfeição. Brown, Brené. Editora Novo Conceito, 2012, 184 p.


3 comentários:

Anna Claudia Cordeiro Laporte disse...

Também não gosto muito de livros de auto ajuda, mas me lembro de ter lido alguns durante o colégio.
Achei "A Arte da Imperfeição" um livro interessante, realmente é impressionante como a opinião de terceiros nos afeta profundamente as vezes, mesmo quando já sabemos que isso não devia ser relevante para nos.
Mais uma vez vou aceitar a dica do Livros, Filmes e Músicas, e espero me surpreender também com a leitura.
Parabéns pela resenha e pelo blog tenho seguido vocês a algum tempo e estou adorando.

Mell Ferraz disse...

Admito, eu também não sou fã e auto-ajudas, mas esse livro e a sua resenha me conquistaram!
Espero gostar da leitura, parece bem cativante!
Beijo,
Mell Ferraz - blog Croissant Parisiense

Karen Senoo disse...

Nossa, ganhei esse livro em uma promo mas ainda nem li! Não fazia ideia que se tratava de auto-ajuda o.O Também não gosto muito mas me pareceu interessante lendo a sua resenha =)
Vou tentar! kkk


Bjs
@tibiux

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela