"Despertar" de Amanda Hocking

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Em uma pequena e distante cidade litorânea, vive tranquilamente com sua família, a jovem Gemma. Apesar de não possuir a vida perfeita, ela considera-se bastante feliz e possui planos ambiciosos para o futuro. 

Gemma ama água, sua maior satisfação encontra-se quando ela está nadando. Por isso, todos os dias, ela treina exaustivamente na piscina da escola, tanto Gemma quanto seu treinador sabem que ela é boa o suficiente para competir nas olimpíadas. E sua vida não poderia estar mais bonita: Gemma está começando a namorar seu amigo de infância.

A rotina da cidade muda drasticamente quando recebe as belas e estonteantes turistas: Penn, Lexi e Thea, ninguém sabe exatamente o que lhes chamou atenção na pequena cidade, mas quando estão perto delas, sentem um imenso fascínio, ao mesmo tempo em que sentem uma energia muito ruim vindo delas. 

Quando as belas moças se interessam por Gemma, sua irmã Harper sabe que existe algo letal nas turistas e, por isso, precisa afastá-la antes que seja tarde demais.

 ¸. • * '¨`* •. ¸. • * '¨`* •. 

Despertar é uma leitura fascinante. A história evolui aos poucos, primeiro apresentando os personagens, o cenário, suas motivações e ambições para depois dar o check-mate, em outras palavras, a um caminho irreversível. 

Amanda Hocking foi bastante ousada e inteligente ao construir sua história em cima da mitologia grega, trazendo-nos o mito das lendárias Sirenas, metade mulher, outra metade pássaro, muito confundida com as conhecidas sereias. Na literatura já ouvimos falar das sirenas em A Odisséia, onde Ulisses para sobreviver ao belo canto que lhe chamava, amarrou-se ao mastro do navio e colocou cera nos próprios ouvidos para resistir ao clamor. Aqueles que se aproximavam das mulheres de belo canto, eram imediatamente devorados. Enfim, Amanda Hocking usou da mitologia, mas também empregou novos contornos as belas sirenas, como podemos perceber ao longo da história. 

Gemma é uma mocinha com personalidade bem forte, apesar de ingênua. Talvez por se considerar acima do bem e do mal, ela não houve o clamor da própria irmã, quando esta lhe pede que não vá nadar a noite na baía, por causa dos riscos que a jovem se expõe. E durante a história toda vemos Gemma destratar a irmã, sem perceber a enorme dedicação e abnegação que Harper dispõe a família. Por isso, conforme a trama evoluía, ao invés de ligar-me aos atos de Gemma - eu já desconfiava que se daria muito mal - eu me concentrei em Harper, a verdadeira heroína da história. 

Durante toda a leitura paira no ar um terrível clima de suspense com doses de mistérios e terror. Confesso que odiei as sirenas, elas realmente causam medo. Quando eu imaginava a bela Penn, eu via Megan Fox - acho associei as duas por causa do filme Garota Infernal, que Megan estrela uma lider de torcida que é possuída por um demônio. Enfim... Já viram que a imagem de Penn é linda, estonteante, mas letal, perigosa, assim como suas amigas.

Gostaria de dizer que fiquei fascinada com a arte na capa do livro. O acabamento brilhoso emprestou um ar sobrenatural a capa, que tem muita relação com a própria história. Admito, porém, que eu não sei o que esperar do próximo livro, Lullaby, pois não vejo solução para o caso de Gemma. Estou curiosa sim, mas sem grandes esperanças, minha maior alegria é saber que Harper terá mais participação, quero muito conferir o crescimento dessa corajosa personagem. 

Despertar é uma leitura rápida e fluida. Recomendo para leitores de todas as idades, com certeza, vocês irão se deliciar nas páginas desse romance sobrenatural.  

Minha classificação para esse livro é de  4/7- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB  e a opinião de outros leitores


Despertar. Hocking, Amanda. Editora Planeta, 2012, 208 p. 


♥ Série Watersong

- Despertar #1;
- Lullaby #2;
- Tidal #3.

36 comentários:

Aninha Lima disse...

Esse livro vem recebendo super comentários bons, então estou ansiosa para ler ele, beijos!
http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

Thais_Vianna disse...

Eu estou com Despertar aqui na minha casa, lindinho e ainda não tive coragem de ler
:S
Até dei uma folheada nas primeiras páginas mas não me animei, mas depois da sua resenha fiquei com mais vontade, então acho que será um dos próximos.

Thais Vianna
@dathais

Amanda Naira arrais disse...

Muito confundida com sereias mesmo, acho que em uma outra resenha que eu li dizia que era uma sereia.. essas histórias que mexem com mitos e tals são tudo ou nada, ou elas ficam realmente boas, ou mexem de mais e não dá muito certo, bom não li, mas estou participando de uma promo, quem sabe eu ñ ganho né..

Meyre Christina disse...

Fiquei apaixonada por essa capa. E qdo gosto compro sem nem ler a sinopse. Que bom que acertei na escolha, se o livro alia capa mais conteudo, é felicidade total. Bjkss

Khrys Anjos disse...

Pelo modo como você descreveu o livro fiquei hiper curiosa para ler. Gosto de um bom mistério. E sempre me encantei pelo mundo das sereias.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!

Mariane BP disse...

Quando li o resumo achei que era parecido com "Deusa do Mar" da PC Cast, mas pelo que li em sua resenha é beeem diferente e, arrisco até a dizer, mais interessante.

Gih disse...

Oi! Acabei de conhecer o blog e estou gostando do que li até agora! Parabéns pela resenha, me fez querer ler o livro! :) Também adorei a capa.
Beijos,
Gih, do blog MinhasMelhoresImpressoes.blogspot.com.br

Rafaelreborne disse...

oi gente adorei o post, muito bem escrito, queria divulgar meu blog tbm http://leiturae7arte.blogspot.com.br/

Anna Claudia Cordeiro Laporte disse...

Nunca imaginei, pela capa, que esse livro se tratasse de uma história como a que você descreveu, com suspense, terror e criaturas assassinas. Eu no inicio da resenha estava ficando feliz porque amo mitologia grega mas depois foi realmente frustração.
Mas enfim, parece ser um bom livro apesar de tudo, só acho que faltou um pouco mais de romance, porque nem na sinopse eu consegui sentir que havia.

Flávia de Melo disse...

Nunca ouvi falar desse livro, mas parece bem legal. Principalmente pelo terror e suspense que você disse que tem nele, que dão uma boa "pitada" a mais na história, se assim posso dizer. Gostei da sua resenha, mas, posso dizer, gostei mais ainda da impressão que ela me causou sobre o livro. Abraços!

Lais Ribeiro disse...

Achei que o livro era sobre sereias e não as lendárias Sirenas, bom saber. Fiquei um tanto em dúvida sobre quem é a verdadeira protagonista do livro, se Gemma, que pelo que sua resenha deu a entender vai se dar bem mal acho que se transformando em uma sirena (se for possível dentro da mitologia criada pela autora), ou Harper, a irmã superprotetora. Quase comprei esse livro numa promoção do submarino, mas como é série vou esperar sair todos os volumes.

Karen Senoo disse...

Não sei bem a diferença entre Sereia e Sirenas kkk Li apenas um livro sobre o assunto que foi o Sereia da Trycia Rayburn e gostei bastante! Achei diferente, bem mais misterioso que os costumeiros assuntos sobrenaturais. Fiquei curiosa para ler este livro! ^^

@Tibiux

In@r@ K@rolyne disse...

Hum.. Intrigante, um suspense só, parece ser um bom livro.

Gabriela disse...

Adoro tudo que tem relação com a água, esse não parece ser diferente!

Bella disse...

Sem dúvidas, esse será o proximo da minha lista!

isabella maciel disse...

cuurti

Vanessa Lino Costa disse...

*---------------------------------------* lindo, adoro livros sobre sereias >.<

Maristela G Rezende disse...

Estou querendo ler esse livro já faz algum tempo só que ainda não tive tempo. Sua resenha está ótima.

Lana Leng disse...

Só a capa já me atraiu a atenção, assim como Gemma eu sou louca por água e esse suspense das turistas, mitologia grega tudo me chamou mais atenção, quero ler esse livro logo!

Gizeli Regina Meister disse...

Por ter mitologia grega no livro eu já me interessei bastante.. rsrs
Mesmo se esse livro não tivesse uma história interessante, uma capa
linda sempre nos chama a atenção.rsrsrsrrs.

Aline De Campos disse...

Mitologia grega é meu grande amor. Ainda mais agora lendo Percy Jackson.
Sabendo que tem esse toque de mitologia, eu com certeza o lerei.
Ouvi e li muitas criticas ruins sobre o livro, mas acho que eu mesma tenho que conferir.
A capa é realmente linda com os glitters.

VANNESSA QUEIROS disse...

Boa resenha fiquei com vontade de ler o livro,capa criativa
Muito interessante livros que abordem um pouco de Mitologia grega

Eliza Keren disse...

Já AMEI! Essa Capa Linda e tendo Mitologia Grega não é pra menos!.
Ótima Resenha!
Como quero ler!. *-*

alyne guedes disse...

Esse é o tipo de leitura que me faz roer as unhas,rsrs.Bjs

Sabrina Mazzoni disse...

Já ouvi falar tão bem do livro, que me fascinei. A história em torno da mitologia, me deixou ainda mais interessada. Espero poder lê-lo em breve.

Nardonio disse...

Que bom que a autora conseguiu trabalhar muito bem com a Mitologia Greda. Gosto bastante do assunto, mas confesso que sei muito pouco sobre ele. Pretendo ler em breve.


@_Dom_Dom

Andressa Palma disse...

Já ouvir falar desse livro, e pelo vídeo do livro que já vi, dá pra ter uma base do que vamos encontrar.
Eu acho que eu vou gostar muito desse livro, e, caramba, eu adoooorei a capa do livro *-* Gostei muito da resenha.

Beijos, Andressa.

Aline Cristina disse...

A capa do livro é linda.. a estória é bastante interessante, bem diferente de outros livros sobrenaturais que eu ja li,..
Parece ser um ótimo livro...

Stephanie Remohi Baradel disse...

Achei a história bem interessante, e pode ser associada a Garota Infernal, pelo que me parece, estou muito curiosa para lê-la

Lilian Gabriella disse...

A capa desse livro é linda. Eu assistir o book trailer e fiquei bastante curiosa. A resenha está ótima, eu acho muito interessante livros dessa jeito. Sereias é um assunto ótimo. E eu sei que esse livro não vai decepcionar.

diegords disse...

Legal, vendo somente a capa do livro não esperava um conto sobrenatural mas pela resenha acredito ser um dos bons! Nunca tinha ouvido falar sobre as sirenas, demais! Abração!

Ariana Alves disse...

Nunca tinha ouvido falar das Sirenas.
Imaginei q este livro fosse sobre sereias principalmente pelo fato de a garota amar água.


Não muito o que esperar dele

leitar disse...

O livro é muito bom.

Lara disse...

Sei que é sobre livros, mas tem o filme desse livro? Adorei a resenha e pretendo ler o livro :)

Ana Vitória disse...

Estou lendo e eatou adorando

Ana Vitória disse...

Estou lendo esse livro e ele é fascinante

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela