"Mermaid" de Carolyn Turgeon

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Mermaid de Carolyn Turgeon faz um reconto do clássico conto de fadas da Pequena Sereia, atribuindo mais perigo, charme, romantismo e beleza.

Lenia sempre foi apaixonada pelas histórias e criações humanas. Filha mais nova da Rainha do Mar, Lenia cresceu ouvindo histórias de sua avó sobre os humanos, revirando destroços de navios com suas irmãs e aguardando ansiosamente o dia em que poderia finalmente, ir até a superfície. 

Guarda a regra do palácio para evitar que os humanos destruíssem as sereias, somente uma vez na vida, no dia do aniversário de dezoito anos, que uma sereia poderá viajar até a superfície e ver o mundo superior. Porém, passado exatamente um dia, a sereia ou sereiano deverão retornar e nunca mais subir, ainda não poderão nunca travar nessa visita contato com um humano. 

Eis que o dia do aniversário de Lenia chega como ela sempre sonhou e mesmo a contragosto da família, ela viaja até a superfície e assiste aterrorizada uma das cenas mais impactantes de sua vida: um navio naufragando, humanos lutando bravamente pela vida, mesmo com a iminente morte. Mais encantada ainda pelos humanos por sua bravura ao lutar pela vida, Lenia decide salvar um lindo jovem, por quem se apaixona perdidamente. 

Sabendo que a morte se aproxima rapidamente do rapaz, a bela sereia deixa-o na beira de uma praia, aos cuidados de uma jovem, que se revelará mais tarde ser uma princesa exilada de sua terra pelo perigo de seu reino ser atacado pelos homens do norte. Mas longe de fugir do destino, a linda princesa descobre que ajudou a salvar, o filho do inimigo de seu pai, de seu reino, mas longe de conseguir resistir a atração, ela também se apaixona pelo belo príncipe. 

 ¸. • * '¨`* •. ¸. • * '¨`* •. 

Atualmente, está em voga o reconto dos clássicos contos de fadas, que por gerações encantaram crianças e adultos. Após ler A Garota da Capa Vermelha e Branca de Neve e o Caçador, posso afirmar que Mermaid foi o melhor reconto. Talvez esse fato seja explicado que os dois livros citados anteriormente, sejam na realidade roteiros cinematográficos adaptados do que realmente uma obra literária. Também Mermaid se destaca pelo romantismo, altruísmo e leveza, que ambos livros adaptados não tiveram, focando mais na aventura e no suspense. 

Confesso que eu não tive infância, pois eu não conheci a história original da Pequena Sereia, então, quando comecei a ler Mermaid, os meus sentimentos foram de surpresa, aflição e indignação. Sim! Fiquei indignada pelo enorme sacrifício que Lenia faz para tornar-se mortal, para depois ver seu sonho ruir. Admito também que não sabia para quem eu torcia, pela bela princesa Margrethe ou pela sereia Lenia. Ambas possuem sentimentos profundos pelo príncipe e motivações diferentes também.

Uma das coisas que eu mais gostei foi a forma como Lenia enxerga a alma e a religiosidade humana. Mesmo sendo sereia, Lenia tem fé, deseja ardentemente possuir uma alma, que após a morte se elevará ao céu, a Deus. Ela deseja ser humana para poder amar o seu belo príncipe e no sagrado matrimônio, unir sua alma com a dele. Esse sentimento de fé, transforma Lenia em uma personagem apaixonante. 

Mermaid é uma história linda, romântica e cheia de surpresas. Para quem aprecia histórias românticas, com finais felizes, tenho certeza de que você não se arrependerá de lê-la. Aliás, um final surpreendente aguardará ao leitor que tiver a felicidade de ter Mermaid em mãos. Recomendo. ;-)

Ps.: Capa belíssima. Concordam?


Minha classificação para esse livro é de  5/7- "Muito Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB  e a opinião de outros leitores

Mermaid. Turgeon, Carolyn. iD Editora, 2012, 336 p.

13 comentários:

Thais_Vianna disse...

A capa é realmente linda e eu acho que também não tive infância...rsrs

Adorei a história do livro e confesso que gosto muito dessa onda de contos de fada sendo reescritos. Muita vontade de ler esse livro.

Thais Vianna
2dathais

Rafael Fernandes disse...

Adoro finais felizes e o tema me chamou muita atenção, espero ler em breve, amei essa capa.

Khrys Anjos disse...

Também não conheci a história original da Pequena Sereia.
Sua resenha me deixou com muita vontade de ler esse livro pois me encantei com a descrição que você fez da Lenia.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

Amanda Naira arrais disse...

São fases, vampiros, anjos e atualmente contos de fadas, conheço a maioria das histórias originais, e pelo menos nas séries que assisto tem dado muito certo..

Ainda não li nenhum livro que envolva sereia, a não ser a história da pequena sereia..

Alguns autores tem sorte mexendo com os clássicos, outros nem tanto.. gostei da resenha, espero ler o livro em breve

Meyre Christina disse...

Nunca me interessei muito por esse conto, na verdade nunca gostei de contos de fada quando criança. Mas gosto muito de ler historias baseadas em outras. Fora essa capa linda, por isso só, esse livro já está entre meus desejados. Bjksss

Karen Senoo disse...

Nossa, adoro recontos de clássicos! Ainda não conhecia o livro mas me animei depois de ler a resenha ^^ Amo a Ariel então quero muito ler para poder comparar sua história com a de Lenia :)

Bjs
@Tibiux

Pamela Castilhos disse...

Sereias ainda é um novo mundo para mim...mas quero ler esse livro.

Flávia de Melo disse...

Sou loucamente apaixonada por Sereias e sempre quis (e ainda quero!) ser uma delas. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas, graças a você, agora tenho mais um livro para a minha lista de "Desejados"! Gostei de quando você comentou que o livro não foi "reescrito" por ser uma adaptação para o cinema, e sim uma obra literária. Acho que ler dá muito mais prazer do que assistir filme e que todos deveriam se importar mais com a literatura. Abraços!

Vanilda Procopio disse...

Não sabia que tinha a ver com a Pequena Sereia e gostei muito disso. Do tem, eu li "Sereia" e já achei bem bacana. Pela sua resenha, você ficou bem encantada com a história e isso me deixou ainda mais interessada em ler.

Hortencia Helena disse...

AMO pequena sereia! Não sabia que era um reconto... que massa! Agora lembrei que tenho sereia e nem li hihihi é tanta coisa que esqueço de uns.. =/ Sou team Lenia! kkkkk
E a capa é lindona!
bjobjos

Anna Claudia Cordeiro Laporte disse...

Assim como você nunca na minha infância tive um contato mais profundo com a história da pequena sereia, e sempre que vejo esse livro acabo passando apenas os olhos, essa é a primeira vez que eu para e leio uma sinopse e resenha, confesso ainda não estou totalmente convencida, vou aceitar a sugestão e lê-lo nas ferias de verão.

Lana Leng disse...

Nossa, adoro historias de sereia e umreconto mais juvenil de uma das minhas historias favoritas, eu quero ler!

Camila Fernandes disse...

Adorei a história, adoro romances com uma mistura de mágica e fantasia.
Sabe em que site posso achar para comprar esse livro? Não encontrei no Submarino.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela