"Serena" de Ian McEwan

terça-feira, 27 de novembro de 2012



“O fim está no começo. Serena, não existe trama ali. É uma meditação”. (p. 298)

Obrigada pela dica Ian! Mas ao recebê-la já era tarde demais, eu já ia e vinha na meditação de Serena, sem me importar com a falta de uma trama clara. Ela própria nos conta sua história 40 anos depois, dando às suas atitudes, escolhas e certezas, cores de dúvida, precipitação, fragilidade. O mundo é desigual, para Serena o mundo pertence aos homens, ela se mostra a ele inteligente, linda, provocante, ávida e superficial leitora, vive a persistente sensação de estar no lugar errado.
O que Ian McEwan diz quando não diz? Falta algo sobre Serena! Espiã do mítico serviço inglês, ela nos narra um ambiente opaco, sem aventuras, sucessos e a inconstância que costumamos encontrar e admirar em outras obras. Percebo que na ficção, Serena nos mostra como molda a realidade, conta como fez para torna-se ficção aos olhos de todos: esta satisfeita com o trabalho, ama sua família, fez o curso perfeito, na universidade perfeita, sente-se muitíssimo desejada! Conta como busca deixar de ser ficção para quem se deixe amar por ela e também a ame.
O amor é reconhecidamente o objetivo da personagem, onde ela o encontra proibido, o encontra com maior força, alimentada por romances, bons e ruins.
A ilusão conduz Serena e é conduzida por ela, e lá vamos nós levados por Ian McEwan, acreditando e vendo tudo se acabar como se não existisse, pra depois começar de novo, em outra tentativa de ouvir as frases perfeitas do amor que leu.
 Serena é frágil demais, como Ian se atreve a escrever uma mulher assim?
Serena... Durante toda a leitura esse nome se repete em minha mente, algumas vezes precisei dizê-lo em voz alta, ainda o digo.


Minha classificação para esse livro é de 4/7- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores

Serena. McEwan, Ian. Editora Cia das Letras, 2012, 384 p.
 
 
 
 
Daniela Tiemi

25 comentários:

Barbara Psl disse...

lindo esse livro ta de parabens

Dominique disse...

Interessante a resenha. Já tenho o livro, em breve o lerei tb.

Parabéns pela bela escrita.

Bjs!

Thais_Vianna disse...

Eu pensei que esse livro fosse diferente. Achei que houvesse mais ação e aventura e fosse menos reflexivo. Fiquei curiosa para conhecer essa história.
Adoro essa capa, acho ela muito bonita.


Thais Vianna
@dathais

Sora Seishin disse...

Oi Dani!

Como já comentaram aí, pelo fato da personagem ser espiã, achei que esse livro era de ação, imaginei algo mais 007... Parece ser um livro bem diferente, mas não sei se leria. Não curto livros muito reflexivos, já penso demais todo dia, gosto de ler para me distrair mesmo.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Khrys Anjos disse...

Fiquei um pouco confusa com esse livro. Gosto de mulheres fortes e como você disse que a Serena é frágil demais acho que não irei gostar da leitura.

Um leve bater de asas para todos!!!!

Amanda Naira arrais disse...

Não intendi nada só com a resenha, mas parece que o próprio livro é confuso.. não sei, mas foi o que me pareceu.. gosto de mulheres fortes,decididas, destemidas.. nada de mimimimi..

Meyre Christina disse...

Parece ser daqueles livros pouco claros, aparentemente, mas que nos prende na leitura. Espero ter a oportunidade de ler. Achei a capa tão interessante! Gostei mesmo!

Karen Senoo disse...

Não me interessei muito pelo livro. Seria interessante se o foco fosse em seu trabalho como espiã mas pela resenha não parece que isso acontece. Dá a entender que ela divaga demais kkk Mas adorei a resenha =)


Bjs

@Tibiux

Fernanda Rodrigues Mendonça disse...

Esse livro parece ser meio brisado, mas eu gosto do tipo e talvez leia, se tiver a oportunidade.

Nao acho q vá comprar antes de saber se gosto ou nao...


enfim

Rafael Fernandes disse...

Nossa, que resenha mais poetica é essa???? AAAAAAAAAAAaaamei, apesar da diversidade de livros que tenho disponiveis para se ler hoje, esse é tão interessante, que eu daria umas tragadas desse, e pelo visto tu se apaixonou pelo autor. Bjbj

Folhas de Sonhos disse...

Acho que deve ser interessantíssimo. Achei sua resenha tão delicada, sem deixar de contar muito do livro. Espero que o livro chegue a esse ponto tb :)

abraços,
Luciana

Leninha disse...

Nossa, que livro interessante!

Uma resenha poética que deixar a gente leve.

Apesar da nota 4 eu acho que pelo mote, pela capa e por sua resenha lírica vai para a lista de desejados!

Beijos!

Sabrina Antonagi Caparros disse...

deve ser mt bom...

Maristela G Rezende disse...

Sua resenha deixou-me deveras surpresa e curiosa. Eu já outras resenhas sobre esse livro, mas nenhuma assim. Eu já havia marcado como desejado esse livro e agora então, quero ler o mais rápido possível. Parabéns pela resenha.

Lana Leng disse...

Parece ser bem interessante, uma narrativa que desperta uma atração no leitor, para não parar de ler.

Gizeli Regina Meister disse...

Impossível fica indiferente ao livro com essa resenha!

Parece realmente ser muito interessante.

VANNESSA QUEIROS disse...

Parece interessante, achei sua resenha boa e fiquei com vontade de ler

Tabata Gomes disse...

Adorei a resenha, estou muito interessada e quero muito ler ;)

Eliza Keren disse...

Já me interessei ! Quero muito ler! *-*
Muito Boa a Resenha!.

Stephanie Remohi disse...

Li a sinopse uma vez e fiquei muito curiosa, quero ler *-*

Andressa Palma disse...

Quando eu li a sinopse pela primeira vez, pensei: Quero esse livro. Desejo muito ele. E, adorei a sua resenha.


Beijos, Andressa.

Manu Hitz disse...

Desde a primeira resenha que li sobre 'Serena' me interessei pela obra. Vi o sucesso que Ian McEwan fez quando lançou o livro e fiquei com aquela vontade de ler uma boa história de espionagem, mas que mesclasse dramas e romance. Ponto pro autor, com tantas indicações positivas conseguiu conquistar leitores e muitos aplausos.

Gosto de livros que contam trechos históricos importantes, como é o caso do livro, que se ambienta na época da Guerra Fria e é contado sob o ponto de vista da protagonista. Quero ler, faz tempo que está na minha estante de desejados do Skoob.

Juliana Mendes disse...

Eu li algumas resenhas de "Serena" e apesar de algumas opniões negativas, me interessei pela obra. Boa resenha, esse livro está na minha wishlist, hehe..

Lilian Gabriella disse...

Fiquei um pouco confusa com relação a esse livro. Não gosto muito de livros tipo "flashback", mas esse livro me parece interessante, não sei, Pela capa dele eu achei que se tratava de um livro com uma outra história.

Ariana Alves disse...

Confesso que não entendi muito sobre o que se trata o livro
=X
Fiquei confusa.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela