[2012] Top Piriguetagem Literária da Dominique

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


Finalmente, o ano chegou ao fim. A convite da Nanda do Viaje Literária, ano passado, eu publiquei o primeiro Top Piriguetagem Literária. Eis que se fez tradição e surge o segundo post, mais romântico do que sensual como do ano passado, minhas paixões literárias de 2012, fizeram-me vibrar de amor, desejar ardentemente ser adolescente e viver intensamente novamente uma grande paixão. 

Para quem não conhece o termo, ele está definido no Aurélio TOC Livros e, de acordo, com a Luciana Mara:

"De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).


Eu admito que sou uma apaixonada declarada de vários personagens literários, paixões vai, paixões vem, a cada ano, minha lista de amados somente aumentam. Mas, alguns personagens são eternos e inesquecíveis como: Jamie Fraser, Roarke e Dimitri Belickov. Nós formamos um quarteto amoroso inseparável - e, não, vocês não tem permissão para se apaixonarem por eles, viu? Esse ano, porém, adicionei ao meu relacionamento coletivo (?) mais um novo integrante, o príncipe Maxon de A SeleçãoAssumidamente Piriguete Literária, eu vos apresento, os meus amados do ano:

10. Jas 

Jas é um dos personagens mais leais que já tive a oportunidade de conhecer através da leitura. Apaixonado, romântico e cheio de boas intenções, demonstrou que nem sendo o melhor dos namorados, ficaria ileso de ser traído e menosprezado. Para ficar com a garota amada, Jas sacrificou tudo em nome do amor. 


09. Dave

Esse rapaz é tão cute, que tive vontade de ser adolescente novamente só para namorá-lo [se ele existisse, é claro]. Romântico, educado, atencioso e romântico, ele é o sonho de toda e qualquer garota. 


08. Kartik 

Esse rapaz é um amor. Demorei muito para aceitá-lo, mas no último livro, Doce e Distante, ele demonstrou estar a altura da jovem Gemma Doyle. Até hoje não consigo esquecer o enorme sacrifício que ele fez para salvar sua amada.


07. William

William é o típico homem apaixonado, que faz de tudo para reconquistar a mulher. Lembrou-me muito meu próprio marido, Cristiano. Por isso, ele está no Top Piriguetagem 2013. Geralmente, eu não tenho dificuldade em imaginar os personagens, é raro acontecer relacioná-lo algum ator famoso, mas dessa vez foi diferente, quando pensava em William, vinha-me a mente o ator Colin Firth (O Diário de Bridget Jones). Ele é lindo, concordam?


06. Adam

Corajoso, lindo, másculo e quente fervendo, eu me apaixonei por Adam, desde a primeira vez que ele apareceu em Estilhaça-me. Adoro homens que quebram regras, mesmo sabendo que elas podem custar a sua vida.


05. Henry Schoonmaker 
Inveja - Série The Luxe

Henry é um jovem bastante viril e desejado na alta sociedade. Lindo e rico, é o sonho de toda garota. Só peca em não impor seus desejos, deixando sempre a alta sociedade ditar sua vida em detrimento do seu coração.


04. Christian Grey

O homem mais cobiçado do ano não poderia ficar de fora do meu Piriguetagem Literária. Quente fervendo, atrevido e sadomazoquista nas alturas, Christian Grey é um homem voraz na cama e não tem medo de dizer o que quer na hora H. Mas, confesso: eu não toparia nem metade das propostas que ele teria a me fazer, mas mesmo assim, ele merece o quarto lugar.


03. Peeta 

Peeta é o garoto dos sonhos de qualquer menina. Leal, romântico e corajoso, Peeta não mediu esforços para salvar Katniss na Série Jogos Vorazes, mesmo que tivesse que sacrificar a própria vida para salvar a dela.


02. Jeremy Rawlings


Quem diria que o molequinho que não saia largava a saia da tia em Rosa do Inverno, cresceria e se tornaria um homem tão deslumbrante e viril. Jeremy Rawling esbanja potência e seu jeito impositivo, enlouquece qualquer mulher. Se não fosse meu amado príncipe Maxon, o primeiro lugar seria dele.


01. Maxon

Amo, amo, amo! E mesmo após várias semanas depois da leitura, continuo deslumbrada pelo belo príncipe e pelo clima contagiante da seleção que irá escolher a melhor jovem para ser futura esposa e princesa de Maxon. Claro que a melhor candidata sou Eu, mas não sou uma personagem de livro, vivo no mundo real e além disso, já passei da idade de ser uma das selecionadas. Snifffffffffffff! Mas quem disse que sonhar é proibido? Eis, então, meninas, o eleito de 2012: Príncipe Maxon.



Então, meninas, o que vocês acharam dos eleitos de 2012?
Ps.: Suspirar pode, mas tentar roubá-los de mim, não, hein. =D

17 comentários:

Luane Karolain disse...

E bota suspiros hein!

Só não suspirei pelo Christian Grey, ele não foi um personagem que me conquistou (nem os livros que ele é protagonista).

A Seleção ainda está na minha lista de "Vou ler em 2013", mas espero ficar tão apaixonada pelo tal Príncipe quanto você ficou. rsrs

Fábia Gon disse...

EU SOU A PRIMEIRA A COMENTAR...............amei todos na lista.......só fiquei em dúvida do Christian Grey , e que pena que não são reais......mais vamos continuar sonhando....... ; )

Ana Paula Barreto disse...

Acho o mais encantador, Maxon! Mesmo sem ter lido o livro, eu já gostei do personagem. Não gosto do Christian Grey, sinceramente, não me atrai em nada!
bjs

Larissa disse...

Desses, só conheço Adam e Peeta, e cara, eles estão SUPER no meu ranking de piriguetagem literária IUAHIAUHAIUHUIAH

Acho que eu tenho taaantos que nem conseguiria montar uma lista, cara. Praticamente a cada novo livro eu suspiro/me apaixono/desejo um cara novo. Mas quem liga? São fictícios mesmo. Ninguém sentirá ciúmes...

hahaha

Beijão

nossosromancesadolescentes.blogspot.com

Maianerossi disse...

Ah, não conheço a maioria. Mas não entraria pra minha lista o Christian Grey :P

Fernanda Faria disse...

Meu deus, graças a deus , alguém colocou o Christian Grey na Lista,kkkkkkkkkkkk! Ele é um dos meus favoritos. Acho que melhor do que ele só o travis de belo desastre.
beijos

Francine Fernandes disse...

Nossa, tem como ter mais perfeito que o Maxton? E acho demais o ator que faz o Peeta, mas ele não ficou TÃO lindo como loiro :/

Flávia de Melo disse...

Ah, não, gente. Não vale o Peeta aí. A lista tá ótima, mas o Peeta é meu. Só. Só meu. Ham.

Karine Coelho Lima disse...

Eu incluiria na minha lista o Ren e o Kishan, da Saga do Tigre, o Zac de Lua das Fadas, o Stoyan e o Duarte Aguiar de O Presente de Cybele (ui!) e o Herodes da série Kôra. Vc precisa conhecer todos eles, amiga! Vai se apaixonar! Fazem o seu tipo. Rsrs.


Obs: Será que eu sou uma piriguete literária, por ter suspirado por esses bonitões esse ano?

Dominique disse...

Aff! Lá vem você dizer que um dos meus amados é seu, o que não é verdade. Humf! Te autorizei a suspirar somente, hein. Rsrss!

Dominique disse...

Você ainda tem dúvidas de que é uma piriguete literária? Aff. Há muito tempo, eu sabia disso. Assuma, amiga! É libertador. =)

Karen Senoo disse...

Estou lendo Estilhaça-me e já estou caidinha pelo Adam! Meu Deus ele é fofo demais kkk E a autora está me deixando louca com os momentos românticos! Dos mencionados também gosto do Henry e do Peeta =) Adicionaria à lista o Adrian da série Academia de Vampiros. Passei a gostar muito mais dele a partir de Promessas de Sangue =)


BJs
@Tibiux

Juliana Xavier disse...

Ah, poxa, não seja egoísta!! rs... Vamos fazer assim, eu não preciso de mais do que um, hahaha, pode escolher me ceder o Adam ou o Peeta e tá tudo certo, os outros nove estarão liberados! rs...

Manu Hitz disse...

Hahaha, acho que me envolvo bastante com meus queridinhos dos livros, mas não lembro de alguma paixão, rsrs... Minha memória é de uma centenária, depois de poucos meses sei que gostei da leitura, mas não lembro de muitos detalhes, a não ser que tenham me chocado mesmo.
Não li nenhum desses sucessos da lista, então não poderei opinar.. Posso eleger o meu preferido dos últimos tempos? Li mês passado e suspirei em muitos momentos. Um senhor de 64 anos, apaixonado e romântico, que fala da vida de maneira poética e simples, oleiro numa pequena vila portuguesa... é lindo seu amor pela vizinha. Seu nome: Cipriano Algor, do livro 'A Caverna' de José Saramago. É simples e bonita a descrição do encontro dos dois, poesia pura, romance impresso em cada linha descrita pelo mestre português. Eu amo esse personagem!

Gladys Sena disse...

Esse meme abalou a blogosfera, kkkkkkkkkk.


Não tenho essa relação passional com os personagens dos livros que leio, ;)

alyne guedes disse...

Só tenho um em comum com vc,o cinquenta tons de cinza!!!

Lana Leng disse...

Eu concordo com alguns, outros eu nao li ainda, mas so de olhar pro jeremy eu gostei, é meu ta? hahaha

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela