[2012] Top Ten - Melhores Leituras da Daniela

domingo, 30 de dezembro de 2012


Sim, o ano acabou... Passou rápido, né? E, como parte da rotina de fim de ano, estamos preparando diversas listinhas! A lista do TOP Piriguetagem, a lista de Resolução para 2013 e, claro, esta lista: a dos melhores livros lidos em 2012. Eu sou uma obcecada por fazer lista, então esta época do ano me deixa super animada com as minhas listinhas! Hahaha!

Entretanto, é sempre muito difícil escolher apenas 10 livros que mais gostei durante o ano. Não é uma tarefa fácil, mas consegui! E, peço a vocês que também deixem nos comentários o nome de algumas das leituras que marcaram o seu ano.

Apresento-lhes, então, os meus melhores de 2012:


01. "A culpa é das estrelas" de John Green


Um livro tão emocionante e de partir o coração em mil pedaços, "A culpa é das estrelas" conquistou o primeiro lugar da lista deste ano após ter me feito chorar horrores. John Green é mestre em escrever livros juvenis de conteúdo reflexivo e histórias marcantes. O livro entro para lista de meus favoritos, e espero que a Intrínseca tenha planos de publicar outras de Green.



 02. "A vida em tons de cinza" de Ruta Sepetys

Outro livro que me faz chorar horrores... Quero deixar claro que não escolhi estes livros para os dois primeiros lugares por que são história tristes. Eu até gosto de história tristes, mas o motivo de eu ter escolhido estes livros é que são história que jamais vou esquecer. Que realmente marcaram minha vida e me deixaram uma lição.


Em "A vida em tons de cinza", conhecemos a história de Lina, uma jovem lituana de 15 anos que sofre os horrores da Segunda Guerra Mundial. É uma trama emocionante que nos faz dar a valor a vida que temos... Eu recomendo! 

03. "A dança da floresta"de Juliet Marillier



Foi depois de ler a resenha da Dominique aqui no blog que fiquei convencida a ler "A dança da floresta" e valeu muito a pena. A autora deu novos ares a um conto de fada e cada pagina deste livro eh magica! Completamente APAIXONANTE! E, principalmente, o sapo Gogu me conquistou totalmente... É muita fofura para um sapo! rs. Muita aventura e muitas surpresas estão entre as paginas deste livro encantador. Suuuuuper recomendo!


04. "Laços do Espírito" de Richelle Mead


Não tenho o que falar sobre este quinto livro da serie "Academia de Vampiros". É simplesmente tãoooo legal, emocionante e você não consegue largar o livro ate terminar de ler. Aliás, a série inteira é assim empolgante. E, claro, tem o apaixonante Dimitri! *-* Não conhece a série? Leia imediatamente! Sim, é uma série sobre vampiros, e talvez você já tenha enjoado da temática, mas acredite, "Academia Vampiros" vale a pena!

05. "Clockwork Angel/ Clockwork Prince" de Cassandra Clare


Meu Deus... Cassandra Clare ainda me mata de amores qualquer dia desses. Como alguém cria personagens tão apaixonantes? Primeiro, lança a serie "Instrumentos Mortais" com Jace pelo qual morro de amores. E, agora a série (ou trilogia?) "As peças infernais" com o Will... Ai, ai... Tá, o James também é um fofo e quando li o primeiro livro gostei muito mais dele. Mas então, li o segundo livro e agora estou irremediavelmente apaixonada pelo Will. Mas chega de falar sobre o Will por que vou falar mais no TOP Piriguetagem 2012. Só posso dizer que gostei de "As peças infernais" tanto quanto gostei de "Os instrumentos mortais", por isso estes dois livros da série fazem parte do meu Top de 2012.

06. "Antes que eu vá" de Lauren Oliver

Alguém já assistiu "Feitiço do tempo"? Um filme velho (1993) que passava na Sessão da Tarde? Eu adoro este filme, que conta a história de um jornalista que vai fazer uma reportagem em uma cidadezinha e fica preso no mesmo dia. Ele acorda e esta vivendo o mesmo dia novamente! Bem, esse livro eh um pouco parecido, mas a trama é mais densa, aborda assuntos sérios como o Bulling, além de se tratar história juvenil. Este é um livro que me fez refletir sobre "ação e reação de cada um de nossos atos e sobre a vida e o tempo; em quão pouco controle temos sobre eles e como em uma questão de segundos todos os nossos sonhos e planos nos são tomados" (escrevi em minha resenha de "Antes de que vá"). A protagonista Samantha esta longe de ser simpática, mas se ela fosse boazinha, a história não teria sentido. Mesmo assim, no fim, torci por ela... E me emocionei com o desfecho nada previsível.

07. "Delírio" de Lauren Oliver

Adorooooo distopias. E "Delírio" me deixou vidrada na leitura, e claro, fui infectada pelo amor deliria nervosa por Alex, assim a protagonista Lena. Nesta trama, a sociedade futurística é banida do amor que foi considerado o mal da humanidade, o motivo de guerras e injustiças e caos. Um procedimento cirúrgico realizado em jovens a partir dos 18 anos, retira toda a possibilidade da pessoa ser infectada pelo amor. Uma sociedade com muitas regras e restriçõesé nesse mundo que Lena vive. Mas e se o amor não for uma doença, mas a cura? Lena começa a enxergar que talvez nada seja exatamente como parece ser.


08.  "O livro selvagem" de Juan Villoro


O livro juvenil que retrata o amor pelos livros mais fofo que tive a oportunidade de ler em anos. "O livro selvagem" é um "must read" para loucos apaixonados por livro. Nele conhecemos a história de Juan que após a separação dos pais vai passar uma temporada na casa do excêntrico e apaixonado por livros, tio Tito. E, assim descobrirá que os livros tem vida e que grandes aventuras o esperam. Diálogos cheios de significados, uma trama mágica e divertida. Vale a pena.


09. "Brightly Woven" de Alexandra Bracken


Infelizmente, o livro não foi publicado no Brasil. Mas deveria. Eu simplesmente adorei e... me apaixonei pelo feiticeiro North. O livro é cheio de aventuras que possui uma história interessante e que prende o leitor do início ao fim. Não fiz resenha deste livro, eu use isto como desculpa para reler o livro e assim escrever mais sobre ele pra vocês. Rs. Se você lê em inglês, eu recomendo este livro. Se quiser saber mais detalhes, CLIQUE AQUI.

10. "Silêncio" de Becca Fitzpatrick
Adoroo esta série apesar dos pesares. Os outros dois livros da série tem vários clichês e muita gente não gosta da protagonista, outras não gostam do Patch (né, Dominique?! rsrs). Contudo eu gosto de Patch e até mesmo da protagonista Norah, e este terceiro livro, "Silêncio" foi um dos melhores lançados até agora, na minha opinião. Estou ansiosa para conferir o ultimo livro, "Finale".
E, esta capa é linda, não acham?

E vocês? Quais os melhores livros que leram em 2012? Contem-me! =)

Beijos,
Daniela Tiemi.

11 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Dois livros da lista eu realmente PRECISO ler e estou super doida por eles: A culpa é das estrelas e Delírio. Aparentemente são imperdíveis e estão nas mais variadas listas de melhores do ano.
Quero muito.
bjs

Folhas de Sonhos disse...

Ahhh A Vida em Tons de Cinza eu tb li e adorei! E foi um livro que ganhei da promoção daqui do blog de vcs!! ^^

Quero muito ler Delírio...

Bons livros que li em 2012 e recomendo:

- O Lobo da Estepe (Herman Hesse)
- O Feijão e o Sonho (Orígenes Lessa)
- Ensaio Sobre a Lucidez (José Saramago)
- O Diário de Anne Frank
- Terra Sonâmbula (Mia Couto)

- Infância (Graciliano Ramos)


é isso, beijos!
Luciana

Karen Senoo disse...

O único da sua lista que li foi Antes que eu vá. Gostei bastante da Samantha pois deu para perceber o quanto ela foi amadurecendo e aprendendo o que realmente importa(va) na sua vida. Fiquei triste por ela e torci para que as coisas dessem certo. Amei este livro também, certamente está nos meus favoritos do ano =)


Bjs
@Tibiux

Maianerossi disse...

Ah, o primeiro lugar foi maaaais que merecido. O livro número um da minha lista é "Um dia" *-*

alyne guedes disse...

Ansiosa pela lista do top piriguetagem!!!

Dominique disse...

Tb quero lê-lo em 2013. Dani falou que irei me derreter de tanto chorar. Rs!

Dominique disse...

Vou pegar as dicas para mim. Rsrss! =)


Bjs.

Dominique disse...

Ambos estão na minha lista de 2013. Vamos lê-los e comentar depois. =D


Bjs.

Francine Fernandes disse...

A culpa é das estrelas está na minha lista de leituras há algum tempo, agora, fiquei mais ansiosa ainda para lê-lo! Adorei suas leituras :D O melhor que eu li acho que foi a saga dos jogos vorazes, é incrívell :D

Lana Leng disse...

silencio é uma das minhas proximas leituras em ingles, to super curiosa pra ler, e a culpa é as estrela tambeem

Adrianatbnu disse...

Deses eu li A vida em tons de cinza, achei a história muito bonita e triste, me emocionei bastante com ele. delírio ainda está na lista de desejos, tenho que criar vergonha na cara e ler de uma vez.
Beijo

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela