Baú Secreto da Dominique #3: Críticas Literárias

sábado, 15 de dezembro de 2012

[Status] Devoradora de Livros

Olá, caros amigos!

Fim de ano para todos os leitores é momento de recordar as leituras realizadas e contabilizar quantos livros leram ao durante o ano. Gostaria de ter lido mais, de ter cumprido minha lista de livros desejados, mas esse ano não foi fácil para mim. Desde último período da faculdade a internação da minha mãe, todo tipo de desventuras e venturas ocorreram em 2012.

No Baú Secreto #2, eu comentei que Luiza, minha bebê estava doentinha, mas que já estava melhorando. Ledo engano. A menina piorou e contraiu uma pneumonia. Graças a Deus, não foi caso de internação, mas fiquei extremamente cansada, pois ela exigia atenção 24h. Para melhorar a minha semana, precisei ir no banco resolver um problema, dois dias seguidos no Centro da Cidade, há uma hora de distância com um calor de rachar a cuca. Rs! Mas, tudo se resolveu. Luiza melhorou rapidinho e meus problemas com o banco foram solucionados. Por esse motivo, inclusive, a semana anterior ficou em branco, sem postagens. Peço mil desculpas a todos! =)

Vamos as novidades?

 ¸. • * '¨`* •.  Mimos Literários  ¸. • * '¨`* •.

O mês de dezembro está um espetáculo. Cheios de agradáveis surpresas, não foi somente uma única vez que meus parceiros fizeram-me sorrir várias vezes durante a última semana. Vários mimos lindos chegaram em comemoração ao final do ano de 2012. Nosso orgulho está a mil por ter editoras tão criativas no nosso rol de parceiros. Parabéns e obrigada pelos mimos! Queremos muito estar ao lado de todas vocês no próximo ano. =)


A iD Editora enviou um bloquinho de anotações como presente pela chegada do novo ano. Olhem o charmeeeeeee e detalhe na tirinha: super personalizado, o bloquinho veio com o nome da Livros, Filmes & Músicas. Um orgulho enorme e um prazer indescritível! Obrigada iD Editora pelo mimo!


E para tornar o presentinho mais especial, a iD enviou dois ingressos para assistir A Última Casa da Rua, que estreará no próximo mês nos cinemas de todo país. O livro já foi publicado pela editora. Confiram!


A Intrínseca enviou para todos os seus parceiros esse mês, o livro Percy Jackson e os Olimpianos - Guia Definitivo de Rick Riordan. Já teve até briga aqui em casa para saber quem ficará com o chaveiro. Rs! Claro que eu ganhei a discussão. Imagina se eu deixaria o fedelho de 11 anos do meu irmão ficar com chaveirinho... Rsrs! Lindo, né?

Novamente a Intrínseca surpreendeu ao enviar de presente uma linda bola de natal repleta de mensagens. Assim que chegou, eu a coloquei na árvore, enfeitando a minha árvore de natal e me lembrando cada vez que a vejo, como meus parceiros são maravilhosos e criativos. Obrigada, Intrínseca!


O que vocês acharam dos mimos? Lindos, concordam?


 ¸. • * '¨`* •.  Cortesia  ¸. • * '¨`* •.


Meu carteiro não descansou esse mês. Praticamente todos os dias, ele bateu no meu portão para entregar as delícias que meus incríveis parceiros enviaram. Claro que como todo ano, ele mereceu a graninha para rechear a caixinha de natal dele. Afinal, ele merece! Vamos as novidades?


 Esposa 22 de Melanie Gideon (Editora Intrínseca).
Lendo e dando boas risadas e me identificando com algumas passagens.


 Stolen de Lucy Christopher (iD Editora). 
Lendo e adorando. Bem tenso!


 Divergente de Veronica Roth (Editora Rocco).
 As vantagens de ser invisível de Steven Chbosky (Editora Rocco).
Já comecei a ler As Vantagens de Ser Invisível e admito que já estou impressionada com a escrita da autora. 


Êxtase de Lauren Kate (Editora Galera Record).
Cidade dos Anjos Caídos de Cassandra Clare (Editora Galera Record).
Adorooooooooooooo! Ambas as séries estão no meu top, top, top. 


A garota que perseguiu a lua de Sarah Addison Allen (Editora Planeta).
Adoro a Sarah Addison. Não vejo a hora de poder ler esse novo livro.


 ¸. • * '¨`* •.  Feedback da Semana  ¸. • * '¨`* •.

 Resenhas: 

- A Casa das Orquídeas de Lucinda Riley;
- Feito de Fumaça e Osso de Laini Taylor;
- Um olhar de amor de Bella Andre;
- Os gêmeos de Pauline Alphen.

 Lançamentos & Eventos:


 Promoções:

- Sorteio do Livro: O torreão - Até o dia 23/12;
- Sorteio do Livro: O atlas do amor - Até o dia 23/12;
- Sorteio do Livro: Serena - Até o dia 06/01/13;
- Sorteio do Livro: Despertar - Até o dia 06/01/13;
- Sorteio do Livro: Feito de Fumaça & Osso - Até o dia 13/01/13;


 ¸. • * '¨`* •.  Conversa Fora  ¸. • * '¨`* •.

Admito que odeio criticar negativamente um livro. Sinto-me verdadeiramente mal. Pior ainda fico mortificada de perder meu precioso tempo com histórias mal construídas, pouco desenvolvidas e que ainda por cima, estão sendo divulgadas como um leitura imperdível. Esse desabafo se baseia no fato de que pelo mundo afora, existe milhões de autores interessantes com histórias inteligentes, esperando apenas por uma oportunidade para serem descobertos e agraciados pelo mundo. Independente do gênero para qual o autor escreve, acredito que ele tem uma responsabilidade para com o leitor. Escrever com qualidade deveria ser algo primordial, mais ainda deveria ser essencial os editores filtrarem o que é clichê do que é algo novo e que fará diferença. Mas o mercado editorial quer mais é faturar com livros comerciais do que se preocupar com histórias relevantes. Somente nos resta filtrar nossas leituras e torcer para que o livro escolhido seja digno da nossa escolha.

Daniel Penac, no livro Como um romance, legaliza em dez itens, os direitos do leitor. Entre eles, o que mais aprecio é o item 6, "O direito de amar os “ heróis” dos romances". Rsrss! Sou uma piriguete literária desde que conheci o Roarke (Série Mortal - Nora Roberts). Eis os direitos dos leitores:

1. O direito de não ler.
2. O direito de saltar páginas.
3. O direito de não acabar um livro.
4. O direito de reler.
5. O direito de ler não importa o quê.
6. O direito de amar os “ heróis” dos romances.
7. O direito de ler não importa onde.
8. O direito de saltar de livro em livro.
9. O direito de ler em voz alta.
10. O direito de não falar do que se leu.

Enfim, mesmo tendo como respaldo as leis de Daniel Penac, pouco utilizo o direito de não acabar um livro, torturo-me até o fim, mesmo desejando ardentemente partir para outra aventura. Acho que por conta dessa leitura forçada, essa semana estou fominha. Iniciei a leitura de três livros ao mesmo tempo e até o momento não conclui a leitura de nenhum. Rs! Comecei a ler: Stolen de Lucy Christopher, Esposa 22 de Melanie Gideon e As vantagens de ser invisível de Steven Chbosky. Todos são ótimossssssssss!

Acho que falei demais hoje. Rs! Aliás, matriculei-me na academia e estou firme e forte. Será que dessa vez eu iniciarei o segundo mês? =)

Ps.: Estou torcendo para ganhar de presente de natal Morte Súbita da J.K. Rowling e/ou Herança do Christopher Paolini. E vocês estão torcendo para ganhar algum livro ou presente específico? Conte para mim!!!

Ps. 2: Descobri em Esposa 22 que praticamente todo mundo pesquisa uma vez ou outra seu próprio nome no google. Rs! Achava que era um hábito esquisito que tenho e sempre adorei encontrar fotos minhas, kkkkkkkkk, e ver quantas vezes meu nome aparecia, mas pelo visto essa atitude narcisística é completamente normal na Era Digital. Confesso que também pesquiso os nomes de amigos do passado, ex-ficantes, familiares, etc. Rs! Vocês também pesquisam seus nomes ou de algum conhecido?


Até a próxima, beijos mil!

12 comentários:

Clara disse...

Vamos soletrar a palavra "inveja"? Tem noção de como eu AMO bloquinhos de anotações? E esse livro "Guia Definitivo"? Eu vi ontem mesmo na Saraiva! EU QUEROOOOOOOOOOOO!
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Thamires Perrone disse...

que bloquinho lindo da id *-* to doida pra ler praticamente todos os livros, menos divergente que ja li e amei <3 é MUITO BOM *-*
adoro as capas de instumentos mortais, cada uma mais linda que a outra

Daniela Tiemi disse...

Jah procurei varias vezes meu nome no Google! hahaha

Entao, amiga, jah me torturei mto lendo livros nao sao tao bons assim, mas ultimamente eu os deixo de lado sem doh (com excecao dos que TENHO que ler!)... Acredito que exista livros para cada momento da vida, e algo que nao me agrada hoje, pode agradar amanha... e vice-versa. Ou nao, tem livros que sao ruins mesmo. Fazer oq...

Com certeza, "O direito de amar os “ heróis” dos romances" eh o meu direito favorito como leitora! haha.
Bjo.

Ana Paula Barreto disse...

Nossa, pneumonia? Que horror. Pelo menos não precisou de internação. Como ela está agora?
Achei super engraçado você comentar sobre a pesquisa no google.. acho que todo mundo já fez isso uma vez na vida! rs
Também quero Morte Súbita de natal!
bjs

Juliana Xavier disse...

Adorei os direitos do leitor!!! *-* E, sim, eu pesquiso meu nome no google! rs...


ainda bem que tudo se resolveu bem... tadinha da sua bebê!!! Pneumonia?? Eu já tive e é horrível.


Amei os mimos e livros que você recebeu! Um melhor que o outro!! Confesso que estou morrendo de inveja dos parceiros da Intrínseca!! amei essa bola!!! *-*

Manu Hitz disse...

Que post maravilhoso! Ri demais com a 'piriguete literária', hahaha!
Nem sei por onde começar... que encomendinhas maravilhosas. Nossa... ah isso aqui em casa...
Adorei a bola com mensagens. Super original e apropriado pra data. Lê umas pra gente!
Claaaaro que tenho uma listinha de livros pro natal e já vou começar a ganhar essa semana de duas amigas que fiz no Skoob, que tal? E são 2 livros beeeem difíceis de conseguir lá Eu amo essa rede literária...
Por fim, claro que procurei meu nome no Google, quem não? O pior são os que ficam procurando só pra fuçar a nossa vida, rsrs... Em tempos de internet a reputação está por um triz!

Lana Leng disse...

Ah eu queria essas cortesias tambem haha amoo quando o carteiro chega comlivros novos e voce recebeu livros incriveis, espero que ano que vem voce consiga cumprir sua lista e ler mais livros. E eu já pesquisei sim meu nome, do namorado, das irmãs.. haha

Karen Senoo disse...

Já falei isso várias vezes mas uau, estou babando aqui pelos livros! Sério que capa é essa de A garota que perseguiu a lua?! Adorei também o bloquinho de anotações da editora ID. Simplesmente sensacional! Também quero kkk


Bjs
@tibiux

Lais Ribeiro disse...

Antes de tudo adorei a imagem do começo do post. Eu também queria ter lido mais, mas não foi possível, sempre precisamos dividir nosso tempo com outras coisas, o que torna inviável fazer apenas o que gostamos. Fico contente que Luiza tenha melhorado, criança doente é bem complicado. Amei os mimos, principalmente a bola de natal da Intrínseca. Das cortesias que recebeu eu só tenho As vantagens de ser invisível, quero ler nas férias. Conheci o Roarke esse ano e ele também acabou me conquistando ;) Tem tanto livro que eu quero (nos desejados do skoob mais de 300), vou dar uma organizada no meu skoob, já que o pessoal vai consultar lá. Confesso que também já pesquisei um ou outro nome na internet.

Gladys Sena disse...

O carteiro da sua trabalhou mesmo heim, rsrs.


Não vejo a hora que os livros que comprei no submarino cheguem, rsrs.


Bjo.

alyne guedes disse...

Adorei os seus mimos,quanto livros ganhou dos parceiros,parabens afinal vc merece.

Francine Fernandes disse...

Que sonho que deve ser, ganhar tantos livros, não há presente melhor! hahahah E também já pesquisei meu nome no google rs

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela