"Feita de fumaça e osso" de Laini Taylor

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


"- Mágica? - perguntara Akiva. - De que ave vêm esses ossos que fazem mágica?
- Ah, não é mágica. Os desejos não se realizam de verdade.
- Então por que fazer isso?
Ela deu de ombros.
- Esperança? A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nela, mas quando você sabe o que mais deseja e mantêm isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer coisas acontecerem, quase como mágica."


Em Praga - República Tcheca - vive uma garota de 17 anos nada convencional que esconde muitos segredos, mas que nem imagina o gigantesco segredo que tem sido escondido dela por toda a sua vida. Com o corpo cheio de tatuagens, cabelo azul - que ninguém imagina, mas é natural! -, e um caderno de desenhos cheios de monstros e demônios cujas histórias sobre eles, ela conta para seus amigos como se fossem reais; e talvez sejam.

Criada por quimeras, Karou sempre viveu entre dois mundos: o humano e o dos demônios. Criaturas assustadoras, mas de bom coração e que são a referência de Karou para o que se pode chamar de família: todas suas lembranças de infância a remete a Brimstone (criatura gigantesca que possui braços e torso humanos, ancas de leão, patas com garras e chifres de carneiro) que representa um pai para ela -, ou Issa (a mulher serpente, guardiã do portal de acesso do mundo humano ao "Outro Lugar", onde fica a loja de Brimstone), ou Kishmish (uma ave parecida com corvo, mas que possui asas de morcegos, que leva mensagens para Karou), entre outros.

Brimstone vira e mexe precisa de Karou para alguns serviços. Ele é um "Mercador de Desejos" - realiza desejos em troca de dentes humanos -, e desde que Karou era ainda uma criança, ele lhe ensinou a selecionar os melhores dentes e fez dela responsável por negociar e levar a ele o que de melhor ela encontrasse entre seus comerciantes. Ele a treinou para que ela soubesse se defender, e através dos portais, ela tem acesso a qualquer cidade do mundo em um abrir de porta.

Mas a garota nunca soube para quê Brimstone precisava tanto daqueles dentes. Assim como nunca soube o que era aquele colar de osso no pescoço dele do qual jamais poderia tocar; ou o porque daquelas tatuagens em suas mãos (um olho em cada palma) que nem ao menos se lembra de não ter tido um dia - era como se tivesse nascido com eles. Ela tem muitas perguntas, e nenhuma resposta.

Contudo, algo está prestes a mudar. Estranhas marcas de mão tem surgido em portais espalhados pelo mundo. Os anjos tem marcado cada um dos portais. Uma guerra que já dura a milhares de anos entre anjos e demônios esta prestes a recomeçar.

Um dia, após uma negociação, Karou se depara com o Anjo Akiva a seguindo. De uma beleza perfeita, porém extremamente mortal. Entretanto, algo o faz hesitar quando surge a oportunidade de matar Karou, e longe de ser uma mocinha indefesa, ela consegue se defender e fugir.

Ela se torna uma obsessão para ele que decide encontrá-la a qualquer custo. Por um motivo desconhecido, ele não consegue tirá-la do pensamento.

Enquanto isto, Karou tenta acessar o portal para o "Outro Lado", mas todos foram destruídos após um estranho incêndio que ocorreu. Ela não sabe nada sobre sua verdadeira história, sobre os segredos que envolvem sua vida. Agora ela procura incansavelmente por sua família quimera e pelas respostas que nunca obteve.


"Feita de fumaça e osso" é definitivamente um livro envolvente, original e possui personagens cativantes. Karou é forte, destemida e divertida. Assim como sua melhor amiga, Zusana, que me fez rir muito durante a trama.

Li este livro até a metade de uma só vez, pela necessidade de descobrir os segredos de Karou. Entretanto, da metade para o final, quando os segredos começam a ser revelados, a história que até então me pareceu tão original e tinha tudo para seguir este rumo, começa a cair em clichês. Há um trecho, por exemplo, em que o anjo Akiva vai ao "Outro lado" onde vivem os demônios, aproveitando um baile de máscaras para encontrar sua amada. Isso me lembrou "Romeu e Julieta". O rapaz apaixonado que entra em território inimigo, arriscando sua vida. O amor proibido entre eles. Entre outros detalhes. Não vi em nenhuma outra resenha alguém comentar sobre as semelhanças entre o clássico de Shakespeare e este livro, mas eu tive essa sensação durante a leitura.
Da metade para o final, o livro fica meloso de tanto romance. Ideal para quem gosta. Entretanto, promete mais ação em sua sequência.


Não existe o bem e mal na trama, apesar de se tratar de anjos e demônios, e este é outro ponto positivo neste livro, na minha opinãao. Existem bons quimeras, e existem anjos nem  tão bons assim.

Outro detalhe que me fez gostar do enredo, foi a escolha de Laini Taylor para o cenário da trama em Praga, um lugar lindo que tenho muita vontade de conhecer algum dia.

De modo geral, eu apreciei bastante a leitura e desejo ler a continuação. Para quem gosta de livros sobrenaturais, este é um dos que valem a pena ser lidos. A autora tem tudo para deixar a sequência de "Feita de fumaça e osso" muito melhor, e estou torcendo para isso.



Minha classificação para esse livro é de 5/7- "Muito bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores
Feita de fumaça e osso. Laini, Taylor. Editora Intrínseca, 2012, 384 p.

Por Daniela Tiemi

36 comentários:

Folhas de Sonhos disse...

Parece ter certos mistérios na leitura e tudo o mais. A capa é linda, om essa máscara hahaha


abraços,
Luciana
http://folhasdesonhos.blogspot.com

Hortencia Helena disse...

ADOREI Feita de fumaça e osso! Super envolvente e bem diferente dos supernatural que tinha lido, nem foram tantos assim rs. Achei super bem escrito também, que nem consegui largar até acabar. E óbvio tô doida pela continuação!!
Achei lindo ser ambientado em Praga!
bjs

Anna Claudia Cordeiro Laporte disse...

Apesar de todo mundo estar falando desse livro a um bom tempo eu não conhecia a trama, e o que dizer depois dessa resenha: "Bem, eu amei!".

Muita coisa me atrai para ele, as criaturas sobrenaturais (uma paixão), a guerra milenar entre o bem e o mal (anjos e demônios), e o romance entre personagens de mundo diferentes (isso é tão cliché mas eu adoro).

Eu adoro romances, então espero gostar do livro mesmo apos a metade.

Outra coisa que gostei assim que li o primeiro parágrafo foi o cenário escolhido.(Praga uma das cidades mais lindas e fascinantes do mundo).

Parabéns Dani adorei a resenha.

Daniela Tiemi disse...

Obrigada, Anna! Espero mesmo que goste do livro! ;-)
Fiquei morrendo de vontade ir para Praga depois que li este livro..rs.
Bjo

Maristela G Rezende disse...

Esse é o livro 1 da trilogia e eu quero muito ler. A sua resenha está tão bem feita que me deixou com uma vontade enorme de sair e ir comprar o livro, mas tenho que me segurar, senão já viu né. Mas já tenho ele marcado para leitura para o próximo ano.

Ana Paula Barreto disse...

Ainda não li o livro, mas estou curiosa. Este clima de mistério, romance e uma pitada (muita, vai) de sobrenatural me deixou animada.
Pena que cai no clichê a partir de certo ponto. Apesar de gostar de romances, acho que uma história assim perde muitos pontos quando cai na "melação".
Quando ler a obra tiro minhas próprias conclusões, mas espero gostar!
bjs

Karen Senoo disse...

Também estou muito curiosa e na expectativa por este livro! Já li várias coisas boas a respeito deste livro. Tenho a versão dele em inglês, paperback =] Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de se passar da República Tcheca (sempre presto atenção nos locais em que se passa uma história, acho divertido viajar por aí hehe) Acho que este é o primeiro livro que ouço sobre este lugar (ah claro, sem contar o Cemitério de Praga ;)


Bjs
@Tibiux

Gladys Sena disse...

Vi muitas resenhas positivas em relação a esse livro, mas como não curto sobrenatural, não o lerei.
Não tinha me atentado ao fato de ser uma série, pensava ser um livro único.

Caroline Prieto disse...

Essa é uma daquelas historias, que lemos e lemos cada vez mais, para saber se vai dar certo, amei a resenha e quero muito ler o livro, e a capa MEU DEUS que linda

Francine Fernandes disse...

Lendo essa resenha, que por sinal está muito bem escrita, me comovi e achei a história apaixonante, estou louca para lê-lo.

Sabrina Mazzoni disse...

O título já tinha me chamado a atenção, agora com essa resenha, não tem como ficar fascinada. Uma história diferente, que conta um lado cativante. Gostei de mais!

Lana Leng disse...

Adorei a capa, adoro livre de romance com misterio, e o livro com um enredo diferento, um pouco de sobrenatural que adoro, vai pra minha lista com certeza a historia de Karou.

Cinthia Oshiro disse...

Li esse livro e para mim, foi uma decepção. O que eu mais gostei do livro é o cenário a cidade de Praga. agora o tema sobrenatural achei bem bobo, dela buscar dentes e transformar a pessoa o que ela quiser. e essa coisa de portais. Não gostei mas acho que muita gente vai gostar.

Mey disse...

Amei a capa desse livro, mas ele não me interessou. Detesto esse tema. Não pretendo ler,não. bjkss

Paty M. Castro disse...

Não gosto muito de histórias de amor trágicas,mas espero gostar desse livro, porque desde a primeira vez que vi a capa , me encantei, e sempre quis lê-lo. Achei interessante, só ouço falar super bem desse livro, então vale a pena ler.

Viviane Lucena disse...

Achei a história muito diferente e já faz um tempo que quero ler, apesar de ver várias críticas, só lendo irei saber a minha opinião! Beijos.

Juliana Xavier disse...

Estou ansiosa pra ler esse livro desde que vi a capa pela primeira vez. Me pareceu algo bem diferente. Que pena que do meio pra frente você achou meio clichê, como eu não ligo pra isso, acho que não vai me atrapalhar a gostar da leitura... rs... interessante você falar das semelhanças com Romeu e Julieta, pra mim é um incentivo a mais pra ler, sou fã.

mgrezender disse...

Gostei muito da capa e estou com muita vontade de ler esse livro. Sua resenha está ótima e só faz aumentar a vontade de ler o livro.

Amanda Ramos disse...

Amei a resenha e a capa! Quero conhecer a história de Karou e Akiva ! E ainda vai ter uma sequência! Uma coisa que me atraiu também foi a história ser ambientada em Praga, uma cidade linda que espero conhecer também! Um grande abraço.

sonia carmo disse...

Gosto de histórias assim, com um pouco de romantismo, magia e segredos. Gostaria muito de ler o livro.


soniacarmo
retalhosnomundo.blogspot.com.br

Rodolfo Euflauzino disse...

No início das vendas e propagandas sobre este livro não me interessei, ainda mais sabendo que o mesmo se tratava de uma série (parece que todo livro agora é parte de uma série - onde estão os livros com começo, meio e fim?). Mas o livro foi me ganhando aos poucos, através de cada resenha (obrigado Danilo), das indicações e dos comentários entusiasmados. Agora quero este livro também!

Tabata Gomes disse...

Ótima resenha, quero muito!!!

Aline Cristina disse...

Ótima resenha!!
Parece ser um ótimo livro, a estória é bastante interessante, sobre seres mitológicos, anjos, demônios.
Eu adoro livros sobrenaturais.. e com certeza o feita de fumaça e osso já está na minha lista para ser lidos em 2013.. =)

Stephanie Remohi Baradel disse...

Até então não tinha me interessado até ver uma amiga lendo.
Depois de ter lido sua resenha me interessei, por ser uma história bem original. Gosto de livros assim, está na minha listinha.

Andressa Palma disse...

A capa desse livro é fantástica, uma das lindas que eu já vi. E o livro parece ser muito bom, já muitas resenhas sobre ele, e estou com muita vontade de lê-lo. Acho que vou gostar bastante. Adorei a resenha :)


Beijos, Andressa.

Ariana Alves disse...

Linda capa.
Uma pena a sua opinião sobre a metade final do livro, mas infelizmente poucos autores conseguem não cais em clichês hj em dia.


Bjus


Nâna

laura_inglorion disse...

Adoro histórias que misturam mitologia, e esta parece ter uma certa associação com a fênix de um modo nada convencional, num ambiente atual, junto com outros seres misteriosos....muito interessante!

Manu Hitz disse...

Apesar de não ser fã do gênero, vejo pontos positivos que me atraíram; protagonista forte e decidida - chega de mocinhas medrosas e inseguras, rsrs. Segundo: a ambientção em lugar e cultura diferente da nossa, nos fazendo viajar na leitura e conhecer um pouco mais sobre outro país, adoro!
Agora, se cai em clichês eu lamento em maiúsculo! Pra mim é horrível encarar uma leitura que vai bem até se perder, qdo li mais da metade. Sinto q perdi meu tempo.

Lilian Gabriella disse...

Esse livro é diferente de tudo que eu já vi. A temática dele, a estória, os personagens, tudo. É meio exótico. A autora inovou muito. A narrativa dela é muito boa de acompanhar. É bem interessante. Como ela vai construindo os conflitos. Muito bom.

Alessandra disse...

Eu comprei este livro pra dar de presente de natal. To quase indo lá buscar de volta, rsrsr.
Amei a resenha, se o livro for tão envolvendo quanto o seu jeito de contar a história de Karou, sei que vou ter momentos ótimos.


Gostei muito.


Bjks

Marcia Sonoita disse...

A capa é bem linda, mas esses clichês , juro que dava bem mais pelo livro , não pensei que fosse tão meloso, mas como vc estou curiosa para desvendar os mistérios dele !

Leninha disse...

Gostei muito da resenha, gosto livros que me pegam logo de cara com um belo mistério e nem me importo se cair no chamado clichê, isso pode até tornar mais interessante a história.
Vou ler com certeza, só pela capa eu já compraria.

Karina Barizon disse...

Oi

Quero muito ler esse livro. Ele chamou muito a minha atenção. Parece ser muito interessante :D
Bjs

diegords disse...

Gostei da resenha, adorei o fato de ela ter acesso a qualquer cidade do mundo em um abrir de porta! Só não gostei de o livro partir mais pro romance da metade pro final mas mesmo assim quero ler! Abração!

Rômulo Sousa disse...

O livro é um romance bem criativo, cativante e parece ser cheio de suspense, quero lê-lo \o/

Nardonio Alves disse...

Achei a capa simplesmente muito bonita. Arrisco a dizer que foi uma das mais bonitas de 2012. Mas confesso que fiquei bastante confuso com a sinopse dele. Depois li algumas resenhas, e meio que entendi um pouco do enredo. Espero ter a oportunidade de ler em breve.


@_Dom_Dom

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela