"Conselho de Amiga" de Siobhan Vivian

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Conselho de amiga é o segundo livro da autora Siobhan Vivian lançado no Brasil pela editora Novo Conceito. O primeiro livro publicado foi Não sou este tipo de garota que tem resenha publicada no blog pela Dominique. Contudo, eu também li e posso gostei deste mais que Conselho de Amiga. A autora tem diversos livros publicados nos EUA, e é bem conceituada entre os jovens.  

Siobhan Vivian escreve para o público juvenil, aborda dramas adolescentes, cria personagens que condizem com a faixa etária. Em Conselho de Amiga, ela conta a história de Ruby que tem uma grande surpresa em seu aniversário de 16 anos quando seu pai desaparecido há alguns anos - desde o divórcio -, ressurge. Ruby conta com os conselhos das amigas Beth, Maria e Katherine para lidar com os sentimentos desta situação inesperada e os sentimentos conflituosos que lhe surgem. Ela nunca soube a verdadeira razão para ele ter ido embora há tanto anos atrás, sua mãe nunca lhe esclareceu o motivo, e talvez agora seja a chance de descobrir o que verdadeiramente aconteceu. 

Em meio a este drama que vive, Ruby vai descobrir quem são suas amigas de verdade, e vai até conhecer um rapaz bem fofo que vai mexer com seu coração. 

A história é até cativante, o drama pai-filha interessante, mas de um modo geral trata-se de uma trama rasa e superficial, na minha opinião. Apesar de ser um drama, o enredo é leve e de fácil leitura por sua narração fluída, e por isso - e por conter poucas páginas - é uma a leitura rápida. Ruby, entretanto, é uma personagem bem imatura, e em alguns momentos até irritante. O desfecho é vago, com algumas pontas soltas, o que também desfavoreceu minha opinião sobre o livro. 

Vale a pena lembrar que opiniões sempre divergem, portanto se tiver a oportunidade leia e construa sua própria crítica e opinião sobre este livro.

Curiosidade:

Já se perguntou como se pronuncia o primeiro nome da autora "Siobhan"? Se fala "SHOVE-ON". Confesso que descobri recentemente e que na minha cabeça eu pronunciava algo um tanto diferente. Rs.


Minha classificação para esse livro é de  6/7- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Conselho de Amiga. Vivian, Siobhan. Novo Conceito, 2012, 224 p.


12 comentários:

Manu Hitz disse...

Já tinha lido algo sobre o livro antes e percebi que é uma leitura legal para quem está nessa fase cheia de dúvidas, em pleno descobrimento de si... as meninas vão se identificar.
Adorei saber a pronúncia do nome, agora, já pensou dizer esse nome ao rapaz da livraria e ele ficar com aquela cara de 'como escreve'? hahaha.

Mey disse...

Aff...e eu acho meu nome fora do esquadro...srsrsr. Eu pronunciava como se escreve, é bem + facil, hehehe. Bem, sinceramente não foi um livro que me interessou. Ganhei um, ainda não li. Mas com certeza vai demorar para eu ler. Bjkssss

Kelry Caroline disse...

Já vi algumas resenhas do livro, me parace bom. Fala de intrigas e falsidade, o que é bem parecido na vida real tbm.

Karen Senoo disse...

Estou super curiosa para ler este livro. Li o primeiro da autora e gostei bastante. Apesar de não ter me simpatizado muito com a personagem principal. E, pela sua resenha, acho que terei o mesmo problema com Ruby kkk Mas espero que, assim como no Não sou este tipo de garota, o enredo e demais personagens façam valer a pena!



Bjs
@Tibiux

aninhlima disse...

Eu sempre quis ler esse livro, mas em meio de tantas críticas ruins eu perdi o gosto, mas quero ler muito, então coloquei na listinha de leituras para 2013.

http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

Dominique disse...

Kkkkkkkkkkkk. Eu tb pronunciava errado o nome da autora. Na verdade, eu sou péssima na pronúncia de nomes estrangeiros, sempre falo como se escreve.


Um dia lerei o livro. Gostei bastante do primeiro.


Bjjs.

alyne guedes disse...

Eu li mas não gostei,achei ele mais direcionado para adolescentes.Bjs

Daniela Tiemi disse...

Sim, Manu, as meninas com idades apropriadas para esta leitura irao apreciar mais, na minha opiniao.
Sempre que vou em uma livraria prefiro tentar primeiro o nome do livro, e se nao tiver outro jeito, o nome do autor. Tem bastante por ai com nome complicado! hahaha.
Bjo.

Daniela Tiemi disse...

Mey, acho q ate aqui nos EUA nao eh mto comum o nome da autora, jah que ela fez questao de descrever a pronuncia do nome no site da Amazon. rs.
Nao eh um livro ruim, mas vc tiver outros livros mais interessantes na estante, deixe este pra proxima! rsrs.
Bjo.

Daniela Tiemi disse...

SIm, o livro eh bem juvenil. =) Nao eh todo ruim, mas tb nao eh meu favorito!

Daniela Tiemi disse...

Tb gostei bastante do primeiro. Acho q pq me identifiquei em alguns pontos com a protagonista. =)
Bjo.

Manu Hitz disse...

rsrs

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela