"A Vez da Minha Vida" de Cecelia Ahern

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


"(...) Suponha que você tivesse um amigo que sempre a apoiasse e você sempre o apoiasse, mas ele não está mais tão presente na sua vida quanto costumava estar, o que você até entende, porque as pessoas têm coisas a fazer; mas, então, ele se afasta de você cada vez mais, não importa o quanto você tente alcançá-lo. De repente, um dia, do nada, ele some. Você escreve para ele e é ignorada; então, escreve para ele novamente e é ignorada; finalmente, você escreve para ele pela terceira vez e ele não quer muito ver você. Ele anda tão ocupado com seu trabalho, com seus amigos e com seu carro! Como você se sentiria? 

- Veja, suponho que você esteja se referindo a mim nessa hipótese, mas isso é ridículo - disse rindo, de nervoso. - Claramente não é a mesma coisa. Eu nunca trataria um amigo assim.

Ele deu um sorriso irônico.

- Mas você faria isso com a sua vida."


Pág. 44

Já pensou em algum momento se encontrar com a própria Vida? Rever momentos felizes e desagradáveis, os erros e acertos? E se a sua Vida irradiasse em seu aspecto as características de como você a conduz, feliz ou triste, realizada ou amargurada, como você se sentiria a respeito?

Em um belo, depois de um longo dia de trabalho, Lucy Silchester recebe uma enigmática carta a se encontrar com sua Vida. Ela já tinha realmente ouvido falar em uma revista de uma agência que enviava a própria Vida da pessoa, quando tudo parecia estar indo muito mal e juntos eles organizavam a bagunça, dando um sentido, um novo objetivo para a Vida daquela pessoa. Mas não era seu caso. Não mesmo. Sua vida estava em completa ordem, aliás, Lucy sequer tinha tempo a perder com uma bobagem daquelas... Desde que ela tivesse em seu apartamento, aconchegada ao Sr. Pan, conseguisse pagar as contas e tivesse a esperança de reconquistar um dia o ex-namorado, tudo estaria absolutamente em paz. 

Porém, Vida pode ser bastante insistente quando quer... Uma vez recebida a carta, você não pode ignorar o convite. As meia-verdades contadas, as mentiras mirabolantes inventadas, os relacionamentos vazios, a fuga para não se envolver seriamente com ninguém, tudo será revelado em uma aventura maravilhosa sobre a descoberta da felicidade e da busca por si mesmo.

Há muito tempo, Cecelia Ahern consagrou-se em meu coração como uma das minhas autoras prediletas. Sua forma de conduzir a história lançando aos poucos pequenos mistérios sobre a personagem, fazendo-nos construir passo-a-passo como se fosse um quebra-cabeça sua vida, deixa-nos curiosos sobre o desfecho daquela armadilha criada pela própria personagem. Bastante sensível ao expor com tanta clareza os sentimentos humanos, Cecelia Ahern nos faz enxergar que apesar dos erros alheios influenciarem nossas escolhas, nós somos os únicos responsáveis pelo nosso próprio destino, consequentemente pela nossa própria felicidade.

 ¸. • * '¨`* •. ¸. • * '¨`* •. 

Em A Vez da Minha Vida, a personagem principal é a Lucy Silchester, uma mulher independente, mas que comete as maiores burradas devido ao término do seu relacionamento de cinco anos com um carinha lindo e famoso. Ela já contou tantas mentiras e meia-verdades, que Lucy não sabe nem mais diferenciar uma verdade do que é mentira.O mais engraçado é que durante a história, quando deseja contar seu passado ou alguma passagem interessante, primeiro ela conta a versão que ela gostaria que fosse a real, então, enquanto, estamos pensando que é a versão verdadeira, depois nos damos conta que também fomos enganados pela habilidosa mentirosa. 

Não sei como passou pela mente da Cecelia Ahern criar uma história em que uma pessoa se encontra com sua própria Vida, mas deu muito certo e o resultado é uma história sensível, romântica e divertida. Vida é divertido, sarcástico e muito persistente. Para sanar as mentiras de Lucy, ele combina de cada vez que ela contar uma mentira, ele revelará uma verdade. Então, as situações mais cômicas e vergonhosas surgem num piscar de olhos. Surge também um romance lindinho entre Lucy e um misterioso rapaz... Uma graça como se desenrola o romance.

Admito que sempre tenho uma grande dificuldade em imaginar os personagens, mas quando Vida apareceu na história, imediatamente o imaginei como o ator Stephen Merchant, que atuou no filme A Fada dos Dentes como assistente da Chefe das Fadas. Não me perguntem o motivo, mas a ligação entre um personagem com o outro fixou-se em minha mente. 

A Vez da Minha Vida foi uma leitura que devorei em poucos dias. Tornou-se uma das minhas leituras preferidas também, assim como, Aqui é o melhor lugar também da autora de Cecelia Ahern. Um dia quando tiverem oportunidade, não deixem de ler essa romântica história. Tenho certeza de que vocês irão também se apaixonar! Recomendo.


Minha classificação para esse livro é de  6/7- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

A Vez da Minha Vida. Ahern, Cecelia. Novo Conceito, 2012, 384 p.


25 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Eu me apaixonei por este livro também. Li em um dia e meio, mais ou menos. A história é doce, leve, divertida e ao mesmo tempo proporciona bastante questionamentos a respeito das nossas próprias vidas. Eu AMEI, amei os personagens, a narrativa, tudo mais.
Cecelia Ahern se tornou uma das minhas autoras preferidas, assim como A vez da minha vida estou para a minha seleta listinha de favoritos.
bjs

Aline T. K. Miguel disse...

Conheci a escrita da autora em P.S. Eu Te Amo e me chamou atenção a leveza com que ela narrou uma história que poderia ter caído na apelação sentimental (para meu alívio, não foi assim).

Já tenho A Vez da Minha Vida me esperando para ser lido, e achei bem interessante a proposta do livro, uma personagem que se encontra com a Vida. Diferente e curioso.

Bj
Livro Lab

Mayara Milesi disse...

Eu me apaixonei por ela desde o PS eu te amo, esse livro parece ser incrivel, adorei sua resenha...
To morrendo de vontade de lê-lo e aprender uma lição de vida, pq eu to precisando de vdd...

Gizeli Regina Meister disse...

Nunca li nenhum livro dessa autora, porem gosto dos livros dela (pelas
resenhas) sempre são bem estruturados e tem uma boa narrativa,
aparentemente ela nao deixa a desejar ao final de seus livros. Curiosa
para conhecer Lucy e sua vida.

mgrezender disse...

eu quero muito ler esse livro. Já li inúmeras resenhas e comentários sobre ele e todos falam muito bem do livro e sua resenha não foi diferente. Também acho a capa muito bonita.
Maristela G Rezende
mgrezender@gmail.com

Kelry Caroline disse...

Esse livro da Cecelia tá chegando aqui em casa, to anciosa pra ler.

cassia cavalcante disse...

esse comentario tá massa, deixa a pessoa querendo ler mesmo, amei

Cristiane Silva disse...

Comecei a ler ontem e até agora achei bem doidinho. Gostei das tiradas da personagem, mas a parte "eu menti" já me irritou duas vezes, as duas que apareceu...Poxa, você pensa uma coisa aí ela joga outra. Uma doideira! Mas estou adorando e espero que seja bom. Gosto dessa autora.
cristiane dornelas

Maria Pereira disse...

Eu já tô com esse livro pra ler mais ainda não tive tempo

Livia Santana disse...

Uhuu!!! Dessa autora eu estou lendo agora 'P.S.: Eu Te Amo', que acredito que seja o mais famoso dela aqui do Brasil. Eu estou gostando bastante, apesar da pouca descrição dos personagens e da dependência da Holly quanto ao Gerry. É bem divertido e é uma leitura leve, não? Já leu esse?

Apesar disso, e da sua resenha, não me sinto inclinada a ler 'A Vez da Minha Vida'. É, a história me chamou a atenção, mas foi só. Não me identifico com romances mesmo, kk.

Bjs!

s2

Nattacha disse...

Tenho muita curiosidade em ler qualquer livro da Cecelia, sempre que vejo resenha vejo comentários maravilhosos sobre ela, e como ela consegue inserir tantos sentimentos num unico livro, pela sua resenha, nesse não me parece ser diferente! Isso que gosto nos livros dela, ela pega temas aparentemente simples que você pensa: como ninguém tinha escrito algo sobre isso antes? Simples e encantadores *-*
Quero muiito mesmo ler esse livro, e agora que você falou do autor Stephen Merchant, acho muito dificil eu ler esse livro e não pensar nele também!
Adorei a resenha.

Beijos :*

VANNESSA QUEIROS disse...

Pela sua resenha parece ser interessante,nossa ter um encontro com a Vida e ter a possibilidade de fazer uma retrospectiva da vida?
Lucy tinha uma vida normal,mas depois de receber uma carta enigmática da Vida com certeza ela ficou confusa
Da autora Cecelia Ahern já li P.S Eu Te Amo e aguardando lançamento de O Livro do Amanhã.

Nátila Peixoto disse...

Julguei esse livro como um auto-ajuda qualquer e nem me interessei em ler a respeito, mas vejo que estava super enganada, parece ser bem interessante. Quero conhecer a minha "vida".

Karen Senoo disse...

Estou super curiosa para ler esse livro, ainda mais agora depois de ler a resenha kkk Eu sou fã da Cecelia! Simplesmente adoro a forma com que ela escreve. Em todos os livros que li até o momento, uns 4 acho, dá para se tirar alguma coisa. Ansiosa para conhecer como será esse encontro com a Vida! =]


Bjs
@Tibiux

Manu Hitz disse...

Adoro a autora, sempre com histórias emocionantes e nos fazendo refletir sobre assuntos importantes. Em algum momento da vida precisamos de um 'stop' pra avaliar, retomar ou corrigir, como um reajuste de nosso comportamento, nossas ações e reflexão sobre o que é mesmo importante.

Sabrina Mazzoni disse...

Estou me perguntando; Por que eu não li esse livro antes?
Conheço "PS eu te amo" que é um livro consagrado e ótimo.
Mas esse?
Como um livro pode se encaixar na sua vida atual?
Me senti assim agora. Com minha vida de cabeça para baixo, e sendo ignorada por muitos "amigos".
Sou obrigada a ler esse livro. Parece perfeito!

michele disse...

Eu quero muitooooooooo

Nardonio Alves disse...

Estou de olho nesse livro desde o seu lançamento. Achei essa ideia de personificar a vida de uma personagem, e fazer com que as duas se relacionem, muito interessante. O bom também é saber que tem umas pitadas de humor na narrativa, que acabam dando uma certa leveza na história. Enfim, espero ter a oportunidade de ler em breve.


@_Dom_Dom

Soraya Carvalho disse...

Cara, que vida feia tu escolheu!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu também tenho esse hábito de escalar meu elenco pra leitura de um livro... Uso muito a Katherine Heigl, a Rachel McAdams, o Chris Evans e o Gerry Kennedy ...

Viu?

Eu sei escalar um bom elenco! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nunca li nenhum livro da Cecília Ahern, mas desde que eu descobri que P.S eu te amo é um livro, eu sonho com o dia em que vou poder lê-lo! Eu preciso ver como é essa autora com as palavras dela (e meus atores...).

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Soraya Carvalho disse...

Esqueci de falar.... Eu AMO filmes que tem essa coisa de conversar com Deus, com a vida, com o diabo... rever escolhas... Olhar a vida "em terceira pessoa" (pode-se dizer assim?)....
Mais uma razão pra eu ganhar o livro! HAHAHHAA!

Thicy Lopes disse...

Quero muito ler esse livro!!
Ele parece ser ótimo e por ter várias recomendações positivas, despertou o meu interesse!!

Sara disse...

Me parece muito interessante.
Comecei meu "histórico de leitura" a pouco tempo, por isso não tenho tanto conhecimento sobre o assunto, mas, até agora, amo romances e livros que venham com essa "pitada", como o "A vez da minha vida". Quero muito ler. Interessou-me muito.

liliagabi disse...

nossa gente, que legal, super diferente esse livro. me deixou curiosa com relação a tudo. Esse negócio de "se encontrar com a vida" muito lega. amei a resenha!

Juliana Rodrigues disse...

So de ler a resenha ja me interessa muito e me espelho nessa historia! Quero muitoo!

Luciana Brito disse...

Eu estou lendo P.S. Eu Te amo, da Cecelia e até tenho gostado. E depois de ler tua resenha, fiquei curiosa para saber como ela escreveu essa história e como criou essa coisa de se encontrar com a Vida. Parece legal.

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela