"Finale" de Becca Fitzpatrick

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


- Você veste essas roupas para impressionar - falei, em tom de aprovação.
- Não, Anjo. - Ele se inclinou e mordeu de leve minha orelha. - Eu tiro a roupa para impressionar.

ATENÇÃO!
Esta resenha pode conter spoiler para quem não leu as edições anteriores da série Hush Hush.



O Cheshvan se aproxima. Isto significa que Nora possui muitos problemas para resolver o mais breve possível.  Ela não tem a opção de simplesmente esquecer tudo e retornar a sua vida normal, já que antes de falecer seu pai lhe obrigou a fazer o juramento de liderar o exército de nefilins; as consequências do não cumprimento deste juramento seria a morte para ela e sua mãe. Após a morte de seu pai - que descobriu se tratar do Mão Negra, ou Hank Miller -, e após ser transformada em uma nefilim, ela deverá decidir se lidera o exército para a guerra contra os anjos caídos ou se os lidera para a paz, como desejam os arcanjos.

Como comandante dos nefilins, ninguém pode desconfiar que Patch e Nora ainda estão juntos, pois a considerariam traidora e ela correria o risco de perder a liderança, o que não pode acontecer por conta de seu pacto. Contudo, os nefilins não estão satisfeito com a sucessora de Mão Negra e ela precisará convencê-los de ser fiel a raça e capaz de liderá-los. Dante, o mais fiel conselheiro de seu pai, está disposto a cumprir a promessa feita a Mão Negra de que cuidará de Nora, assim como Scott. Com a proteção deles, e claro, de Patch, Nora tentará encontrar um jeito de lidar com tudo isso: primeiro, precisa ser convincente em seu falso término com Patch diante os nefilins, e Dante  convence Nora a se passar por namorada dele. Além disso, ele decide treiná-la para guerra. Como nefilim, ela esta mais forte e rápida do que quando era humana, mas não o bastante para enfrentar antigos nefilins, muito menos anjos caídos. Treinar seria uma boa maneira de desenvolver suas habilidades e Dante está disposto a ajudá-la.

Patch tem seus próprios problemas para resolver. Um arcanjo nada confiável está a sua procura. Ele desconfia que alguém está chantageando o arcanjo, e como Patch é uns dos sabem da vida dupla que o arcanjo tenta levar entre a Terra e no Céu, Patch acredita que o arcanjo Pepper Friberg pensa ser ele o chantageador e agora está atrás dele para enviá-lo ao inferno. Porém, as consequências de fugir de Pepper, podem colocar Nora em perigo. O arcanjo sabe da relação dos dois, e imagina que Nora pode ser seu melhor meio de encontrar Patch, por isso a tem perseguido.

Patch e Nora agora são um time. Prometeram um ao outro que compartilhariam tudo e trabalhariam juntos. Contudo, nenhum dos dois cumpre totalmente essa promessa. Brigas desnecessárias acontecem, como sempre, e Nora continua imatura e insegura. Portanto, desde o primeiro livro desta série, não consigo me convencer totalmente de Patch e Nora como um casal arrebatador, mesmo Patch sendo tão charmoso, os segredos entre eles e as inseguranças de Nora não os fazem um casal do qual me fascina, ou simplesmente, me convence. Em "Finale", especificamente, muita coisa não me convenceu, para ser sincera. A autora me pareceu perdida, adicionando detalhes algumas vezes desnecessários a trama, forçando situações para deixar o enredo surpreendente e emocionante. Mas nenhum desses sentimentos foram despertados em mim. Eu poderia ter me surpreendido e emocionado, a ideia de toda a trama que ela criou é muito boa, porém não foi muito bem desenvolvida. Muita coisa na trama ficou mal explicada.

Vee - uma das minhas personagens favoritas - está completamente apagada nesta história! O que não me deixou nada feliz.

Apesar do epílogo ter sido uma fofura, a autora me decepcionou neste último livro. Os outros livros da série também têm suas falhas, mas na minha opinião a autora vinha melhorando a cada livro. Eu adorei "Silêncio", e esperava um desfecho bem melhor para esta série. E, para piorar, a autora conseguiu cair no mesmo clichê dos outros livros: o vilão desvendando seus segredos no último minuto, em meio a uma guerra. É algo tipo: "Opa, uma guerra está acontecendo, mas eu adoro parar para papear sobre o porquê eu fiz tanta maldade antes de tentar mata-la". De novo, Becca? A autora não deixou exatamente tudo para desvendar neste último momento, mas como já usou deste artificio antes, poderia ter desenvolvido algo diferente dessa vez. Eu, particularmente, não gosto de vilões que ficam se explicando demais, mas acho que a autora deve gostar.

Claro que se você chegou até aqui na leitura da série, não vai querer perder "Finale". E, não quero desencorajar ninguém. Como eu disse, a autora tinha uma boa história em mãos e uma narrativa que nos prende a leitura. Patch continua um charme irresistível! Enfim, o livro é bom apesar dos pesares, mas poderia ter sido melhor. Ou talvez eu deveria ter esperado menos.


Minha classificação para esse livro é de  4/6- "Bom".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Finale. Editora Intrínseca, 2013, 304 p.

Série Hush Hush:

 Sussurro #1
 Crescendo #2
 Silêncio #3
 Finale #4

P.S.: A carta que Patch escreveu para Nora que não foi publicada junto com o livro, está disponível no site da Intrínseca, quem quiser conferir CLIQUE AQUI.


29 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

É bem chato quanto o autor perde a mão no final da série. Parece que fica faltando alguma coisa a mais. Mas geralmente, se a história em si é boa, estas coisas acabam passando, né?
Eu ainda não li nenhum dos livros e não sei se tenho muito interesse, mas pelo que tenho visto, as pessoas gostam bastante e elogiam o tal do Patch! rs
bjs

Larissa Siriani disse...

Também fiquei decepcionada com alguns pontos em Finale. Além desse lance da obviedade do vilão no último minuto, não gostei da descoberta da Vee (*spoiers*) que foi meio que uma desculpa pra ela ser incluída na historia - que não só não funcionou como enredo, como também não a incluiu em nada, já que ela sumiu durante metade do livro! -, e achei que o livro acaba muito do nada. quando chega no clímax, se resolve muito fácil. O ponto positivo, além do epílogo megafofo, é que tem altas e altas doses de Patch, pra me deixar com muita saudade no coração haha!
Adorei a resenha =]
Beijocas


www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

aninhlima disse...

Quero muito ler este livro, e infelizmente, terminar mais uma série que eu amo demais.

http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

LaSorciere disse...

Finale realmente não foi uma grande final, mas achei satisfatório. Acho que Patch foi pouco explorado, bem como a proposta de um triângulo amoroso que podia dar uma esquentada na história. Mas ainda assim, é obrigatório para os fãs da série =)
Bjks

Amanda Valverde disse...

Eu quero ler todos, mas falta $$$ haha :( Mas pretendo ler em breve!

Nattacha disse...

Aii estou com vontade de ler esse livro, mais também não estou, dá para entender!? Na verdade minha vontade de ler o livro é para saber como ele vai acabar e tudo o mais, porém a minha falta de vontade vem do fato de essa série deveria ser só uma trilogia, mas não a autora vai lá e faz mais um livro, tudo bem. Mas dai tem a Nora né, poxa protagonista enrolada né.....
Então acho que o segredo é ler o livro sem esperar nada, só para saber como termina a série mesmo. E quem sabe ficar feliz com o desfecho dessa série!
Beijos :*

Sabrina Mazzoni disse...

Eu literalmente fiquei de luto. E até reli Silêncio, para poder aproveitar melhor o Finale. Essa era minha série preferida. Sinto como se tivessem matado o Patch.

Eu esperava muito mais!

Patch quase não apareceu, fui chegando no final do livro e ficando desesperada. O final foi muito corrido e não teve aquela emoção esperada.

Daniela Tiemi disse...

Nao teve mesmo emocao, Sabrina... Uma pena! Tb esperava mais Patch na historia, afinal ele quem salva a serie quase sempre. rsrs

Bjo

Cristiane Silva disse...

Ainda não li a série, mas pretendo fazer isso em breve. Esse livro é um caso sério, o tanto de gente praticamente chorando porque acabou é inacreditável. O que diabos essa série tem? Eu quero saber!


cristiane dornelas

Thiana S. disse...

Aguardando o meu chegar. Não vejo a hora de ler, apesar de que vou ter uma opinião semelhante. Becca cometeu uns errinhos o que decepcionou todos que esperavam muito mais desse fim.

Bjs,
Garotas de Papel

Maria Pereira disse...

Eu ainda tô em Crescendo e sinceramente não gosto da serie mais eu já comprei os 4 livros agora vô ter que ler ;/

Sabrina Mazzoni disse...

De qualquer forma, vai deixar uma saudade.

Liviiabraga_ disse...

Estou esperando ansiosa pelo Finale! Tenho uma amiga que o
sonho da vida dela é casar com PATCH CIPRIANO! Hahahha Realmente vamos
concordar que o Patch é coisa de outro mundo! Gostei da resenha! Infelizmente tinhas
uns spoiler... Não tem problema nenhum, pois aumentou minha curiosidade por
Silêncio e finale!

Thicy Lopes disse...

Estoudesde o9 ano passado esperando por esse livro e agora não vejo a hora de lê-lo!!
Adorei sua resenha, ela só me deixou ainda mais anciosa para ler o livro!!

mgrezender disse...

Eu ainda não li nenhum dos livros dessa série. Quero muito ler, mas só vou fazer isso quando estiver com todos os livros em mão. Gostei da sua resenha.
Maristela G Rezende
mgrezender@gmail.com

In@r@ disse...

Ultimamente minhas amigas não param de falar desse livro e de Patch. Patch aqui, Patch lá... Não li nenhuma das edições anteriores, quanto mais essa, como as pessoas não paramde falar de Hush, Hush, Sussuro e etc, to super curiosas pra conhecer essa estória.

Jéssica Caroline disse...

o meu irmao tinha o primeiro roubarao dele que pena nao deu nem tempo de mim ler mas parece ser bem legal

Juliana Rodrigues disse...

Confesso que ainda nao li a serie,mas eu ja tenho os outros livros,so falta esse na minha coleçao! vou ler quando ja tiver com todos em mao!!! nao vejo a hora..

Maraisy Guedes disse...

Acho que, independente das falhas, o livro será muito bom, se seguir a mesma linha dos anteriores. A única coisa que pode me decepcionar profundamente é se Patch e Nora não ficarem juntos no final, coisa que eu espero que não aconteça. Enfim, já estou desesperada pelo livro T_T

Laís disse...

Finale não foi para mim o melhor livro da Saga mas eu gostei do final! A Nora ficou um pouco menos chata e mais ativa, não dependeu so do Patch! As cenas dos dois são de matar *--* Achei que o final foi mtu rapido e tudo aconteceu em poucas paginas. Queria mtu que a carta do Patch fosse pro livro =\
Parabens pela resenha!
Beijos

liliangabi disse...

Gostei muto desse livro, principalmente porque foi o final de uma saga que marcou tanto. Totalmente surpreendente, amadurecimento dos personagens e tais. Gostei da resenha.

Gizeli Regina Meister disse...

Estou louco pra começar a ler a série, sei que muitos não gostaram, mas
acho que vou gostar, adoro histórias sobre anjos e tals.

Thaynara Michele disse...

Super ansiosa para ler!!!!!!!!!!!!!!!! *-*

Silvia Gimenes disse...

Quero muito ler esse final :)

Tânia Regina disse...

Não li os episódios anteriores, mas fiquei bem curiosa!

Clara Beatriz disse...

Nossa, desde que li silencio estou louca em finale! O final do primeiro me deixou eufórica! Não vejo a hora de ler este livro e saber o desfecho desta história!

Tairine Melo disse...

Também não li os outros episódios... mas tô morrendo de vontade de ler *-* Deve ser demais!!! Adorei a resenha ^^

Rejane Lenz disse...

Espero ansiosa para ler Finale! Participando e torcendo muito!

Luciana disse...

Posso ser sincera? Pulei a leitura da resenha só para não ter spoilers dos livros anteriores. Ainda não os li, mas pretendo. Só estou esperando ter a coleção completa logo.


Beijo!

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela